NOTA DE SOLIDARIEDADE A ATRIZ FERNANDA MONTENEGRO

23 de setembro de 2019 - 20:50

“O Brasil vai dar certo. O Brasil vai vencer pela Arte”. Com essa afirmação, ao lado do cineasta Karim Ainouz, a atriz Fernanda Montenegro, no dia 30 de agosto na 29 edição do Festival Cine Ceará, no Cineteatro São Luiz, celebrou a força e a potência da arte e da cultura no nosso país.

Na edição de outubro da publicação “Quatro cinco um”, Fernanda é retratada como uma bruxa prestes a ser queimada em uma fogueira com livros, um ato-protesto fazendo uma referência aos recentes casos de censura feitas pelo Governo Federal.

Diante do ataque sórdido contra a atriz, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) se solidariza com Fernanda Montenegro e repudia as críticas lamentavelmente promovidas.

Em nota, celebramos a arte em sua plena liberdade de expressão como um direito de exercício da democracia e da inventividade. O Ceará e o Nordeste se orgulham da vida e obra da nossa Dama do Teatro. E, com entusiasmo, comemoramos a sua carreira com toda liberdade de criação e de expressão.

Também estaremos do lado da Fernanda – e de todas as bruxas – quando quiserem acender as fogueiras. Mas nosso amor é maior e o Brasil vai vencer pelas artes.

Viva Fernanda Montenegro!

Fortaleza, 23 de setembro de 2019

Fabiano dos Santos Piúba
Secretário de Cultura do Estado do Ceará