Mestre Júlio dos Santos mostra processo de fotopintura no programa Ateliê Aberto do Museu da Cultura Cearense no Dragão do Mar

19 de setembro de 2019 - 10:55 # #

Mestre Júlio dos Santos mostra processo de fotopintura

no programa Ateliê Aberto do Museu da Cultura Cearense no Dragão do Mar

A programação do Ateliê Aberto de Fotopintura com Mestre Júlio dos Santos continua às terças e quintas de setembo e outubro, das 14h30 às 17h, no Atleliê dos Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Mestre Júlio é foto pintor e trabalha com a fotografia popular há mais de 50 anos e sua história perpassa a história da arte e da fotografia do Ceará. O ateliê aberto é uma oportunidade do público poder conhecer de perto a técnica de fotopintura e aprender muito mais sobre ela. A visitação é gratuita e com acesso livre.

Na ação, Mestre Júlio pinta os retratos de jovens e adolescentes feitos pelo fotodocumentarista Cyro Almeida. As obras retratam jovens da atualidade figurados por meio da tradicional técnica de fotopintura. O material produzido pelos dois resultará em uma exposição artística, com base no projeto “Deslimites da memória”.

Escolas e Universidades podem agendar visitas para um rico encontro com o mestre da cultura popular Júlio dos Santos

Agendamentos pelo telefone ou email: agendamentomuseus@gmail.com – 3488-8621 / 98733-8831 (whatsapp)

DESLIMITES DA MEMÓRIA ATELIÊ ABERTO DE FOTOPINTURA COM MESTRE JÚLIO SANTOS

O projeto Deslimites da Memória reúne os artistas Cyro Almeida (Belo Horizonte-MG) e Júlio Santos (Fortaleza-CE) e resultará numa exposição no Museu Mineiro e no Dragão do Mar a partir de fotografias de Cyro Almeida que serão colorizadas por Júlio Santos, utilizando a antiga técnica no cavalete, com pigmentos a óleo e pastel e as indumentárias próprias da fotopintura. O público poderá acompanhar o processo de confecção das obras que serão pintadas por mestre Júlio Santos no Ateliê de Artes do Centro Dragão do Mar, nos meses de agosto e setembro de 2019, mediante inscrição no local. Esta ação ocorre em parceria com o Programa de Fotopoéticas da Escola Porto Iracema das Artes. No dia 21 de agosto, às 19h, Cyro Almeida ministrará a aula aberta “Imagem e alteridade”; no auditório da Escola Porto Iracema das Artes. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Convidados: Cyro Almeida: (Araxá-MG, 1984) é fotógrafo documentarista, artista visual e professor de fotografia. Mestre em comunicação social e graduado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dedica-se à figuração do território urbano nas periferias de Belém do Pará, pesquisa com a qual foi contemplado, em 2015, com o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Em 2014 realizou a mostra individual Dandara, no Palácio das Artes, fruto de sua vivência na ocupação urbana de mesmo nome em Belo Horizonte. Publicou os livros Pequena rota do insuspeitável (2017) e Dandara (2014). Vive em Belo Horizonte.

Júlio Santos: (fotógrafo, mestre da fotopintura, foto pintor contemporâneo e digital, artista plástico, é considerado um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira, com vasto conhecimento químico, histórico e digital da fotografia, seu trabalho é tido como um refinamento no conceito tradicional da técnica)