Bienal de Dança: Inscrições abertas para Ateliês dos Trajetos EnCena

17 de setembro de 2019 - 17:07 # # # #

Nessa edição o percurso formativo acompanhará a montagem do espetáculo “Inflamável”, a ser apresentado na Bienal Internacional de Dança do Ceará

 

Cinco Ateliês de Aperfeiçoamento Técnico, relacionados à área cênica, estão com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, em Fortaleza. As atividades integram o projeto Trajetos EnCena 2019, realizado pelo Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e a Bienal Internacional de Dança do Ceará. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. O formulário de inscrição está disponível no site da Bienal de Dança: http://www.bienaldedanca.com/trajetos/.

Os ateliês serão ministrados por profissionais com reconhecida experiência em produções técnicas de espetáculos locais, nacionais e internacionais. São eles: Leonardo Porto Carrero (CENOTÉCNICA), Lia Damasceno (FIGURINO), Mateus “Coruja” (ROADIE), Walter Façanha (ILUMINAÇÃO), Roberto Baltaduonis “Bebeco” (SONORIZAÇÃO).

Em sua quarta edição, esta ação formativa, articula o ensino de áreas técnicas de iluminação, sonorização, figurino, cenotécnica e roadie e o processo criativo de um espetáculo cênico que agrega dança, música e vídeo. Nessa edição o percurso formativo acompanhará a montagem do espetáculo Inflamável, com direção cênica e coreografia de Jorge Garcia (SP) e direção musical de Rian Batista (CE), videoarte e projeções de Valentino Kmentt, figurinos de Lia Damasceno e os cantores Don L, Verónica Velenttino, Laya e Luiza Nobel, além da participação de diversos artistas de Fortaleza.

Com toda a programação gratuita, a Bienal Internacional de Dança do Ceará celebra 22 anos de existência em 2019 e chega à sua 12ª edição, celebrando as múltiplas formas de se fazer dança na atualidade. Considerada um dos mais importantes eventos de dança da América do Sul, seu programa prevê a realização de espetáculos em teatros e espaços alternativos, além de uma rica programação de shows, performances e festas em suas concorridas Fringes.

A Bienal acontece de 16 a 27 de outubro com programação na capital Fortaleza e mais quatro cidades cearenses, somando 13 companhias locais, sete nacionais e oito internacionais de mais sete países. É uma realização da Indústria da Dança e da Proarte, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual). Apoio: Cineteatro São Luiz. Agradecimento: Enel.

OS ATELIÊS

CENOTÉCNICA

Com Leonardo Porto Carrero

Quando: Dias 14, 15, 16, 17, 19 e 20/10. Carga Horária: 20h/a.

A oficina funciona como uma introdução àqueles que desejam entender melhor as técnicas de cenografia e cenotécnica. Estimulando, a partir de experimentos, um olhar mais intuitivo, inventivo e apropriado sobre as possibilidades de objetos e espaços de cena. Utilização e EPIs, manobras de varas cênicas, técnicas de operação cênica, posicionamento de palco, cuidados em operação em altura e eletricidade.

Leonardo Porto Carrero – Atua no mercado cultural há 25 anos, tendo como foco produções cinematográficas nas áreas de produção, platô e direção de produção em realitys e publicidade. Atuou em mais de uma centena de exposições de arte, videoinstalações, instalações e eventos culturais, nas áreas de produção, projetos técnicos, montagens, cenotécnica e iluminação.

FIGURINO

Com Lia Damasceno

Quando: Dias 14, 15, 16, 17, 18 e 19/10. Carga Horária: 40h/a.

O ateliê de figurino trará aos alunos uma visão do processo de criação e desenvolvimento de um figurino para um espetáculo. Dividida em três módulos vai desde o início com a pesquisa e decupagem, para um segundo momento de criação e desenvolvimento experimentando técnicas artesanais como bordado, tingimento, upcycling, entre outros.

Lia Damasceno – Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, é mestre em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, onde atualmente é aluna no Doutorado. Direciona seu trabalho para pesquisa e desenvolvimento de figurinos e cenários para cinema, publicidade, teatro, dança, videoclipes, apresentações musicais, instalações de arte e performance.

ROADIE

Com Coruja

Quando: Dias 15, 16,17, 19 e 20/10. Carga Horária: 20h/a.

O curso tem como proposta melhorar o comportamento do técnico no palco, melhorar os acabamentos de cabos no palco, sinalização, mapeamento do palco, a pré-produção de um espetáculo, como se portar durante o espetáculo. A oficina acompanhará a criação de um espetáculo, desde a montagem até a desmontagem, atuando tanto nos ensaios como na apresentação. Os alunos também aprenderão a conhecer melhor os instrumentos, a trocar cordas de violão e guitarra, trocar a pele de uma bateria, fazer uma limpeza de bateria assim como os cuidados com instrumentos de corda.

Coruja – Mateus, mais conhecido como Coruja, atua como roadie desde 2002. Trabalhou em eventos como Réveillon de Fortaleza, Pré-Carnaval e Carnaval, Festival Rock Cordel, Dia Mundial do Rock, Forcaos, Festival Ponto Ce, entre outros. Atuou ainda em produções internacionais como Nofx, Off Spring e Bio Hazard. Ministrou oficinas e cursos de roadie no IATEC, no Porto Iracema das Artes e na Rede Cuca.

ILUMINAÇÃO

Com Walter Façanha

Quando: Dias 22 e 30/09 e 10, 12, 14,19 e 20/10. Carga Horária: 40h/a

Concepção luminotécnica para espetáculos. O curso abordará técnicas de criação luminotécnica e artística de iluminação cênica de espetáculos. Haverá um acompanhamento de uma concepção luminotécnica de um espetáculo onde todas as etapas da referida criação serão vivenciadas e compartilhadas com os alunos.

Walter Façanha – Engenheiro Eletricista formado pela UFC (2004). Pós-Graduado em Iluminação pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011). Mestre em Artes pelo IFCE (2019). Participou de cursos de aprofundamento na área de Iluminação pela LIGHTFAIR International, na Philadelphia, EUA (2011). Atua como professor de iluminação cênica e na concepção, montagem e operação luminotécnica de espetáculos cênicos.

SONORIZAÇÃO

Com Roberto Bruno Baltaduonis (Bebeco)

Quando: Dias 01, 02, 03, 08, 09, 10, 15, 16 e 17/10. Carga Horária: 40h/a

O ateliê se direciona a profissionais do áudio que querem ter um melhor entendimento teórico e aperfeiçoar a prática em sistemas de áudio. A oficina acompanhará o processo de criação e desenvolvimento de um projeto a ser executado ao final dos módulos.

Roberto Bruno Baltaduonis (Bebeco) – Diretor Técnico da Balta Som & Luz, atua no mercado de entretenimento na área técnica desde 2002. É técnico de som P.A. e monitor de Selvagens à Procura de Lei e Projeto Rivera. Fez produção e coordenação elétrica de shows internacionais de artistas como Paul McCartney, Beyonce, Elton John, Maroon Five e Iron Maiden. Fez produção e direção de palco de shows de Motorhead, Nightwish, Groundation, Alpha Blondy, The Cult, Bad Religion, dentre outros.

INFORMAÇÕES: trajetosencena2019@gmail.com