Porto Iracema oferece 50 vagas para a oficina “Cena e Diálogo” com Jaqueline Souza

13 de setembro de 2019 - 10:20 # # # #

A Formação gratuita ocorre entre os dias 16 e 20 de setembro

O Porto Iracema das Artes realiza a oficina “Cena e diálogo”, que acontecerá de 16 a 20 de setembro, das 9h às 13h, no Auditório da Escola. A atividade será ministrada pela roteirista e professora Jaqueline Souza e tem como proposta trabalhar as noções, os conceitos e as técnicas dramatúrgicas voltadas para a criação, desenvolvimento e aprimoramento da escrita de cenas e seus elementos.

Com 20 horas/aula, a oficina é realizada pelo CENA 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes. A formação é aberta a todos os interessados no tema e as inscrições serão feitas por ordem de chegada nesta segunda-feira, 16, a partir das 8h, sujeitas ao preenchimento de 50 vagas.

Durante cinco encontros, serão desenvolvidas atividades que visam ferramentar jovens roteiristas na compreensão da engrenagem de cenas e diálogos de um roteiro, a reconhecer seu funcionamento e seus elementos, assim como experimentar as técnicas propostas em seus próprios trabalhos com apoio e feedback coletivo do grupo e da instrutora.

A atividade utilizará como material de apoio fragmentos de filmes e textos, contando com atividades como análises de obras e exercícios de escrita e criação que visam promover uma aplicação prática das técnicas teóricas apresentadas.

A íntegra do programa da oficina pode ser acessada AQUI.

Sobre Jaqueline Souza
Formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná, Jaqueline Souza atua como produtora executiva, roteirista e consultora de projetos. Roteirizou o curta de animação “Julieta de Bicicleta”, selecionado em diversos festivais como REDCAT International Children’s Film Festival e Seattle Children’s Film Festival, indicado ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, ao Prix Jeunesse Ibero Americano-ComKids e ganhador do Prêmio de Público no Festival Divercine, no Uruguai. Foi membro da seleção do Prêmio Cabíria, Júri do Concurso de Longa-Metragem do FRAPA e do comitê de seleção do BrLab 2019. Ministrou aulas de roteiro no Núcleo de Projetos Audiovisuais, em Curitiba, no Cena 15 do Porto Iracema das Artes, em Fortaleza, e na SpCine. Fez Consultoria de Roteiros no Curitiba_Lab e em 2019 também consultora os projetos do Laboratório Griô da Mostra de Cinema Negro Brasileiro. Seus trabalhos mais recentes incluem o roteiro do documentário “A fome não tem Classe”, selecionado para a 2ª Mostra Sesc de Cinema, e o roteiro do curta-metragem Angela, selecionado na Mostra Competitiva do 30° Festival de Curtas de São Paulo- Curta Kinoforum. Seu roteiro de longa-metragem, “Incubo”, contemplado no Edital de Desenvolvimento de Roteiros – Novos Roteiristas (2017) do Ministério da Cultura, selecionado para o Laboratório Novas Histórias 2018 e integra a Incubadora de Roteiros do Projeto Paradiso, sob a tutoria de Anna Muylaert. Desenvolveu o roteiro adaptado dos quadrinhos “Magra de Ruim”, contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine. Roteirista da série Boca a Boca, criação de Esmir Filho, produção original Netflix com lançamento em 2020. É uma das fundadoras da Tertúlia Narrativa e sua editora-chefe.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Oficina “Cena e Diálogo”, com Jaqueline Souza
Quando: 16 a 20 de setembro, das 9h às 13h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
50 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada a partir das 8h do dia 16 de setembro
GRATUITA