5º canto de reis – Festival de Cultura do Cariri

28 de agosto de 2019 - 15:51 # #

Comemorando 5 anos de ação o projeto realiza no mês da cultura popular um Seminário e uma Opera com Mestres e Mestras do Reisado.

A “Opereta Popular – Canto de Reis” é uma proposta que integra a quinta edição do projeto Canto de Reis, visando não só a fruição, mas também a aproximação fraterna entre Mestres e Mestras da cultura em seus folguedos. Com o apoio da Enel viabilizado pelo sistema estadual de cultura via mecenas, a Betha Produções realiza a quinta edição do Festival de Cultura Canto de Reis. O projeto visa reconhecer, valorizar e estimular os saberes e fazeres da tradição popular, tendo como objetivo principal a difusão dos “Reisados” da região do Cariri, potencializando por meio da economia da cultura os tradicionais grupos da cultura popular.

O Seminário irá discutir como os Reisados, enquanto grupos constituídos e estruturado numa ancestralidade, se configuram como ação de memória, arte e cultura, podem promover diálogos sobre seu registro, sua forma de atuar em coletivo e como salvaguarda de um patrimônio rico e essencial para manutenção da nossa cultura. Com especial atenção ao encaminhamento do Registro do Quilombo em Juazeiro do Norte, abrindo um diálogo para ampliação dessa prática em todo território Cariri com suas diferentes maneiras de atuar enquanto grupo de tradição popular.

A Opereta narra a trajetória da brincadeira dos autos do Reisado de Congo, cuja ação cênica se reconstrói no cotidiano dos terreiros dos mestres e mestras da cultura popular com a festa, os cantos, as danças, a dramaturgia e a performance dos brincantes. Essa estrutura ganha os palcos na perspectiva de contar e recontar a história do Reisado, desde a benção inicial, a sua chegada, a abertura de porta, as embaixadas, a tiração do divino, a saída da casa, a saudação ao público, os entremeios, as peças no terreiro, as batalhas no quilombo do Reisado e a despedida. Uma experiência estética e sensorial que convida o público a querer mais! Pois que cheguem aos Terreiros dos Mestres e Mestras para vivenciar com alegria essa festa de puro encantamento e amor.

SERVIÇO:

SEMINÁRIO CANTO DE REIS – Reisados no Cariri Cearense: Registro, sustentabilidade e modos de organização.

DIAS: 29, 30 E 31 DE AGOSTO DE 2019

LOCAL: Auditório GEOPARK ARARIPE

Auditório do Geopark

Rua Carolino Sucupira, Crato, CE

OPERETA POPULAR UM CANTO DE REIS

LOCAL: TEATRO ADALBERTO VAMOZI – SESC CRATO

HORA: 19H

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO CANTO DE REIS:

29/08/19 – quinta feira

14h – Programação interna com os participantes.

Apontamentos para o Seminário e discussão sobre o Registo de Quilombos em Juazeiro do Norte, diálogos para ampliação.

Coordenação Felipe Caixeta.

17h – Recepção/ Credenciamento

Fabiano Piúba dos Santos

Secretário da Cultura do Estado do Ceará

José Wilton (Dedê)

Secretário da Cultura do Município de Crato

Renato Fernandes

Secretário da Cultura do Município de Juazeiro do Norte

Elizabeth Fernandes

Sócio Fundadora da Betha Produções

Dane de Jade

Curadora do Canto de Reis

19h – A Tradição Popular como patrimônio e desenvolvimento de territórios, Direitos Humanos, memória e cidade.

Com Ana Paula Jones e SECULT CE

Mediação: Josier Ferreira

21h – Apresentação da Vila da Música com Grupo Musical.

30/08/19 – sexta feira

09h – Reisado: Brincadeira, Religiosidade, Tradição e Registro. Para quem importa?

Com Oswald barroso e Felipe Caixeta

Mediação: Américo Córdula

11h – Os Mestres e Mestras do Reisado: a presença da brincadeira na visão de cada um.

Convidados: Mestre Aldenir, Mestre Tico, Mestra Lúcia, Mestra Mazé, Mestre Luiz, Mestre Cicinho, Mestre Zezinho, Mestre Antonio, Mestre Valdir.

Mediação: Dane de Jade

13h – Almoço.

Mediadora: Dane de Jade e Américo Córdula

18h Apresentação Orquestra Armorial do Cariri

31/08/19 – sábado

09h – Apresentações das propostas pelos grupos.

11h – Encaminhamentos e conclusão.

Mediação: Felipe Caixeta

12h – Almoço

19h – Apresentação OPERETA POPULAR – CANTO DE REIS

21h – Abertura da Exposição TERREIRO EM MOVIMENTO.