Secult inaugura a primeira rede de Bibliotecas Públicas do Brasil a disponibilizar seu acervo no software Biblivre

20 de agosto de 2019 - 20:35 # # # #

(Foto: Chico Gadelha)

A biblioteca pública pensada em rede e com disponibilização do acervo para consulta online. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), inaugurou oficialmente nesta terça-feira, 20/8, a primeira rede de Bibliotecas Públicas do Brasil a disponibilizar seu acervo no software Biblivre. Com a novidade, mais de 300 mil registros de obras das bibliotecas passarão a integrar um sistema de amarzenamento e memória pertencentes ao Estado do Ceará, por meio da Secult. O evento de lançamento aconteceu durante o IX Encontro de Bibliotecas Públicas do Ceará, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, com a palestra do idealizador do Biblivre, Ubaldo Miranda.

“Esse é um evento de muita importância e que certamente marca a história da biblioteca pública brasileira. Se amanhã um estudante de biblioteconomia ou um pesquisador quiser encontrar um marco em que a biblioteca pública brasileira foi resgatada da exclusão digital, esse marco é hoje. O povo do Ceará está de parabéns. As vantagens que essa rede traz são inúmeras. Com essa adesão, podemos assegurar que os pesquisadores terão grande facilidade em suas buscas por obras digitais na rede do Ceará ou na rede mundial de computadores”, destacou Ubaldo Miranda, idealizador do Biblivre.

Mais sobre o Biblivre

O Biblivre é um software livre de gerenciamento de bibliotecas e de acervos gratuito que possibilita a catalogação de recursos informacionais variados e sua disponibilização em um catálogo. Entre as suas características estão: o controle de autoridades e de vocabulário, o gerenciamento da circulação do acervo que envolve os processos de consulta, empréstimo, renovação e a devolução dos materiais e a organização do processamento técnico que abarca desde o recebimento do material e sua descrição física até a impressão das etiquetas para armazenamento nas estantes.

Por estar adequado aos padrões internacionais da biblioteconomia o programa permite ainda a interoperabilidade entre sistemas de gerenciamento de acervo por meio do protocolo Z39.50, desse modo, é possível a mudança e migração de registros dos itens.