Quarto dia da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará traz literatura do sertão, distribuição de mudas medicinais e lançamentos de 13 livros

20 de agosto de 2019 - 10:37

Nesta segunda-feira (19), o evento conta com 102 atividades literárias, distribuídas em 16 eixos temáticos, que acontecem nos três andares do Centro de Eventos do Ceará. A Bienal iniciou no último dia 16 e segue até o dia 25 de agosto, das 9h às 22h

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará chega ao quarto dia com lançamentos de livros, debates sobre o mercado editorial além de atividades voltadas para o professor. Ao todo, são 102 atividades que acontecem nos 16 eixos temáticos. Toda a programação é voltada para os leitores de todas as idades. A XIII Bienal do Livro teve início no último dia 16 e segue até o próximo dia 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará.

As memórias afetivas do homem sobre a cidade, as paisagens que caracterizam um espaço urbano entre outros assuntos serão debatidos na mesa “Cidades, Paisagens e Memória”. Com mediação de Fernanda Meireles, os escritores Vera Duarte Pina (Cabo Verde), Maria Valéria Rezende (PB) e Raymundo Netto (CE) são os convidados para este momento. O encontro vai acontecer no Terreiro em Sonho, no andar térreo do Centro de Eventos, às 16h. Também no espaço Terreiro em Sonho, às 20 horas, Frei Betto e Socorro Acioli conversam sobre “As aldeias do silêncio”, com mediação de Eleuda Carvalho.

A literatura do sertão e os mestres da Cultura têm espaço especial na programação desta segunda-feira (19). Às 13h30, na mesa “A voz é um sentimento, a palavra do sertão”, o coordenador Alênio Carlos explica que serão abordados o imaginário popular, as memórias do sertão entre outros repertórios de expressão da cultura nordestina por meio da voz e dos cantos de poetas e cordelistas. “Como é que o sertão se comunica e se expressa para o Ceará inteiro que também faz parte desse sertão?”, instiga Alênio. Os convidados para compor a mesa são: Mestre Dina – Vaqueira Aboiadora (CE), Mestre Pedro Coelho – Vaqueiro aboiador e poeta (CE) e o Mestre Geraldo Amâncio com mediação de Fernando Piancó (CE). Esta atividade será no Terreiro em Sonho.

Nesta segunda-feira, os visitantes também vão poder conferir novos lançamentos de livros. Ao todo, são 13 lançamentos que acontecem das 16h às 20h, na Feira de Livro, no andar térreo. Já dentro da programação da Sala do Professor, haverá um bate-papo, de 14h às 16h, sobre como os educadores podem ser provocadores de experiências estéticas e literárias. No Mezanino 1 (1º andar), a oficina Projeto Farmácia Viva vai distribuir mudas medicinais em oficina às 19h.

Confira os destaques da programação desta segunda-feira (19) da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Cidades, Paisagens e Memória

As Aldeias do Silêncio

Local: Terreiro Em Sonho (andar térreo)

A voz é um sentimento, a palavra o sertão

Local: Terreiro Em Sonho (andar térreo)

Narrativas sobre saberes ancestrais da reza e cura

Local: Sala Cante lá que Eu Canto Cá – Mezanino 2 (2º andar)

Lançamentos de Livros

Horário: das 16h até as 20h

Local: Feira de livros (andar térreo)

Projeto Farmácia Viva

Local: Sala Libertação do Ceará

A programação completa da Bienal Internacional do Livro do Ceará pode ser conferida no site: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Sobre a Bienal

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal, a Bienal do Livro conta com os patrocínios de Bradesco, Cagece, Grendene e Cegás, e com os apoios de Fecomércio, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), Unilab, TV Ceará, Sistema Verdes Mares, Grupo O Povo, Café Santa Clara, RPS Eventos, Câmara Cearense do Livro, Sindilivros-CE, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Prefeitura de Fortaleza e das Secretarias de Educação (Seduc), Turismo (Setur), Cidades (SCidades) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

De 16 a 25 de agosto, de 9h às 22h