Secretário da Cultura participa do I Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe

7 de agosto de 2019 - 17:09 # #

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, participa de 6 e 9 de agosto, em Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda do I Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe. A atividade realizada no Teatro Patativa do Assaré, Unidade Sesc Juazeiro do Norte, conta também com a participação de representantes do Sesc, do Sistema Fecomércio, Fundação Casa Grande, Iphan, Ibram (Instituto Brasileiro de Museus, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), Secretaria da Cultura de Juazeiro, e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Com a realização do Seminário, inicia-se a campanha de reconhecimento da região do Cariri como patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O processo de reconhecimento do patrimônio perpassa ações culturais, sociais e políticas. “Temos que pensar o Cariri por trás de uma ancestralidade, pela diversidade das camadas da Chapada do Araripe, através do fazer artístico e cultural, da dimensão da cultura como saber fazer comum, comunitário e solidário”, declarou o secretário da Cultura do Estado Fabiano Piúba, durante a abertura do evento. Para o gestor, como a região brota da Chapada do Araripe, acaba sendo impossível pensar o patrimônio cultural sem as medições naturais.

A proposta é que a região seja reconhecida nacionalmente, mas que também se fixe um compromisso internacional com a Unesco.