Curta Mais Teatro apresenta “Paulo Freire, Andarilho da Utopia”

5 de agosto de 2019 - 14:20

Obra e trajetória de um dos maiores pensadores do mundo inspiram o espetáculo “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” que será exibido em sessão única no Cineteatro São Luiz no dia 9 de agosto, às 19h. Os ingressos para o evento já estão à venda por R$15 e R$30 na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus.

Foi a partir do legado que Paulo Freire deixou na mente e corações dos brasileiros que Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) decidiram levar a emocionante e inspiradora vida do educador para os palcos neste espetáculo. A peça recria a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação. O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. Após o ato, o ator e diretor fazem uma roda de conversa com o público.

“Paulo Freire, Andarilho da Utopia” já passou pelo Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Campinas, foi assistido por quase 7.500 pessoas e chega a Fortaleza para única apresentação.

O espetáculo

“Ler a vasta obra de Paulo Freire é necessário e prazeroso. Complicado é – entre tantas palavras e textos significativos – extrair o conteúdo da dramaturgia. Por isso, criamos roteiros cenopoéticos, temperados com cantigas poemas, cheiros de vida e cheiros de gente, para propagar a esperança que não cansa na voz, no corpo, na força que desejamos imprimir com o espetáculo”, explica Junio Santos.

A encenação de Luiz Antônio Rocha (‘Frida kahlo, a Deusa Tehuana’; ‘Brimas’ e ‘Zilda Arns, a dona dos Lírios’) propõe uma estrutura narrativa que leva a um lugar de ideias e reflexão. Ele explica: “o brasileiro gosta de histórias. Gosta de pessoas que inventam que abrem caminho, que enfrentam desafios, que são corajosas. O brasileiro está imerso em crenças fortes, em uma diversidade e cultura preciosas. Nossa brasilidade carrega paixão e acolhe arte antes mesmo de saber que é arte. Assim trazemos a presença iluminada de Paulo Freire através de uma dramaturgia que abarca formas brincantes como o circo e o teatro de rua. Essa brincadeira que propomos rompe barreiras de tempo e lugar. Nos leva à lua, um lugar de exílio e reflexão. Traz o encanto das palavras encharcadas de significados tão amorosas de Paulo Freire e de suas ideias. São ideias mais que nunca atuais, vivas e necessárias diante da realidade que neste momento nos envolve”.

Após 30 anos dedicados ao teatro de rua, Richard Riguetti retorna aos palcos com esse projeto cênico, idealizado por ele e Luiz Antônio Rocha há oito anos. “Não conseguimos viabilizar o espetáculo antes por falta de agenda. Hoje não consigo imaginar melhor forma de celebrar 40 anos de trajetória artística, encenando um texto com as ideias tão vivas e inspiradoras de Paulo Freire”, comenta Richard.

Richard Riguetti estreou nos anos 70, ao lado de Ary Fontoura, Raul Cortez, Vera Holtz, Lucélia Santos e Guilherme Karan, com a premiada peça “Rasga Coração” – peça proibida pela censura e que se tornou símbolo de luta. Anos depois, atuando no teatro de rua, Richard se dedicou à arte da palhaçaria, fundou o Grupo Off Sina de circo-teatro e com ele surgiu seu grande personagem, o Palhaço Café Pequeno. A vivência como palhaço traz vigor e lirismo, essenciais para a cena, como explica Richard. “O palhaço tem como função social reconstituir o tecido emocional da população. O Vianinha dizia ‘o homem ri, porque crê. Acredita no futuro, vislumbra um futuro melhor’. Durante o processo de criação, percebemos que Paulo Freire também tem essa linha de pensamento, especialmente quando ele diz ‘eu carrego nos olhos o brilho do menino’. Por conta dessas ‘coincidências’, acredito que Vianinha muito provavelmente estudou e se inspirou em Paulo Freire. Por isso, vejo como natural trazer a figura do palhaço para o espetáculo – não como o engraçado, mas como sujeito que busca novas possibilidades e que reafirma, dentro de cada um, a fé. Arrisco dizer que o palhaço traz os olhos de Paulo Freire, uma vez que esse grande homem sempre olhou o mundo com curiosidade, como se fosse sempre a primeira vez, na busca de aprender alguma coisa e trocar com ele”.

Curta Mais Teatro “Paulo Freire, Andarilho da Utopia”
Dia 09/08 às 19h
Entrada: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada) à venda na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus (https://checkout.tudus.com.br/cineteatro-sao-luiz-paulo-freire-andarilho-da-utopia/selecione-seus-ingressos).
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 min
Local: Palco do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo 500, Centro)