Junina Babaçu vence XVI Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino – 2019

23 de julho de 2019 - 11:48 # #

Na madrugada da segunda-feira (22), a quadrilha Junina Babaçu foi anunciada como a grande vencedora do XVI Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, evento de culminância dos festivais regionais de quadrilhas juninas apoiados no XXI Edital Ceará Junino 2019, da Secretaria da Cultura do Estado, realizado em parceria com o Instituto Assum Preto. O título estadual é o maior reconhecimento do Estado para o movimento junino. Com o tema “O Grande Encontro”, a apresentação conquistou pontuação de 349,50 de um total de 350 pontos.

O enredo levou o público por um passeio pela trajetória dos artistas Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença por meio das músicas escolhidas para compor o repertório da apresentação. A Junina Babaçu também ganhou medalhas nos quesitos individuais Rainha e Repertório. Além do troféu de 2019, a campeã vai receber premiação no valor de R$ 7 mil.

A final estadual foi realizada em Quixeramobim, no Sertão Central, após 19 etapas em todo o Estado, para um público estimado em 25 mil pessoas. Participaram da final grupos de Fortaleza, Ibaretama, Itatira, Maracanaú, Pentecostes, Iguatu, Icapuí, Redenção, Parambu, Sobral, Nova Russas, Altaneira, Camocim, Croatá, Juazeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte e Horizonte. O Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino teve o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim e das entidades que compõem o Comitê Gestor Ceará Junino.

As quadrilhas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por 07 jurados: Lita Ribeiro (Secult), Ernando Araújo (MOJUNI), Cláudio Correia (Comissão Cearense de Folclore), José Almeida (Fórum de Cultura Tradicional Popular), Lucas Amaro (União Junina do Ceará), César Caminha (FEJUC) e Josiane Policarpo (FEQUAJUCE). Cada quadrilha foi avaliada em coreografia, harmonia, evolução, animação, figurino, casamento e tema, além de quesitos individuais – rainha, marcador, noiva, noivo, casamento e repertório musical.

Um total de 1.866 quadrilheiros de 22 grupos de todo o Estado e 360 integrantes de 8 grupos de cultura popular participou desta etapa final do XVI Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino 2019. Além de assistir às disputas do Campeonato, o público também pode desfrutar da Vila Cenográfica Antônio Conselheiro, espaço que contou com feiras de artesanato e gastronomia, brincadeiras, apresentações artísticas e culturais, além de conversas com os Mestres e Mestras da Cultura, resgatando o saber tradicional popular nesse arraiá. A Mestra Mazé, da cultura junina, dialogou com os mestres convidados Geraldo Amâncio (Fortaleza), Mestre Antônio Náscer (Potengi), Mestre Geraldo Ferreira (Quixeramobim), Mestra Edite (Quixeramobim), Mestre Luiz Paulo (Quixeramobim), Mestra Ana (Umari) é a marcadora Aparecida Victor (Senador Pompeu), sempre com mediação da agente cultural e pesquisadora Lourdes Macena.

A edição deste ano homenageou, ainda, pessoas e instituições que foram fundamentais na construção e fortalecimento das políticas públicas para a cultura junina no Ceará, com a entrega da Comenda Festejo Ceará Junino. Foram agraciados: Mestra Mazé Costa, Nilton Almeida, Eliza Gunther, Francisca Maia de Sousa (Cumade Chica, in memorian), José Aldenor Holanda, Maria de Fátima Freires, Sheila Fernandes    da Silva, Gilberto Rodrigues, Francisco José Sampaio Leite (Kiko Sampaio), Maria de Lourdes Macena de Souza, Comissão Cearense de Folclore (representada por Poliana Santos) e Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional (representado por Lairton Guedes).

O XXI Festejo Ceará Junino é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente e Assum Preto Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

Resultado XVI Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino 2019

1º Lugar – Junina Babaçu (Fortaleza) / 349,50 pontos – R$ 7 mil

2º Lugar – Zé Testinha (Fortaleza) / 349,40 pontos – R$ 6 mil

3º Lugar – Luar do Sertão (Sobral) / 349,40 pontos – R$ 5 mil