Secult e Vila das Artes criam série de podcasts sobre debates da Bienal do Livro

19 de julho de 2019 - 17:02 # # # # # #

Transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Bienal nesta segunda e terça-feira, os podcasts trazem convidados como Nina Rizzi (foto), Regina Ribeiro e Albanisa Dummar.

 

Com a aproximação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, de 16 a 25 de agosto, começam a ser disponibilizados ao público conteúdos que antecipam detalhes da programação. Após o lançamento do site nesta quarta-feira (17), outra novidade surge como uma ação pré-Bienal. Nos dias 22 e 23 de julho, na Vila das Artes – equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza -, acontece a gravação de uma série de podcasts sobre o mercado editorial no País. A ação é idealizada em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que realiza a Bienal.

Serão três podcasts, transmitidos ao vivo, pelas redes sociais da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Mileide Flores, diretora da Vila das Artes e curadora do encontro “O Livro e seus Mercados – Uma Reflexão”, que acontece durante a Bienal, detalha que especialistas serão convidados a debater a atual situação do mercado editorial no País e suas perspectivas de futuro.

“Queremos que esses podcasts funcionem como um convite para as pessoas participarem do encontro ‘O Livro e seus Mercados – Uma Reflexão’, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Centro de Eventos, durante a Bienal”, resume Mileide.

Ainda segundo a curadora, cada podcast terá uma pergunta como tema. “Escolhemos assuntos pouco tocados na questão editorial. Vamos convidar sempre dois profissionais da área e um mediador para gerar uma reflexão”, adianta. O tema do primeiro programa será a propriedade intelectual sobre a criação literária, com participação do advogado Humberto Cunha e da editora, poeta e tradutora Nina Rizzi, em conversa mediada por Cecília Rabelo, especialista em gestão e políticas culturais.

O segundo podcast vai trazer uma reflexão em torno do papel do ilustrador nas publicações literárias, com o ilustrador Daniel Diaz e a editora Albanisa Dummar, sob mediação de Eduardo Azevedo, também ilustrador. O último será um debate sobre o mercado de eventos e prêmios literários, com a jornalista Regina Ribeiro e Cleudivan Noronha, supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, com mediação da coordenadora geral da Bienal neste ano, Goreth Albuquerque.

“Esse último tema é bastante caro e vem repercutindo ao longo do tempo, porque é preciso perceber não apenas o retorno econômico desse tipo de evento, mas de conhecimento, de divulgação, de potencial para projetar pessoas e fazer a circulação e o diálogo acontecerem”, reforça Mileide.

Ainda de acordo com Mileide, individualmente alguns professores da Vila das Artes já eram envolvidos com a Bienal, mas agora o equipamento se coloca institucionalmente como parceiro. “Nesse sentido, também como uma ação pré-Bienal, deverá acontecer outro projeto, uma oficina com o pessoal da Escola Pública de Teatro da Vila. Será com alunos e pais, para a escrita de um texto de dramaturgia, uma forma de divulgar, mostrar o que é o evento e apresentá-lo para jovens e seus pais”, adianta.

Para a coordenadora da Bienal, Goreth Albuquerque, o evento é resultado do “entrelaçamento entre muitas pessoas, pensamentos e parceiros. No caso dos podcasts, a ideia é que eles sejam introduções a temáticas do mercado editorial, uma maneira de instigar reflexões sobre as diversas cadeias do livro e da leitura. Então vamos juntar livros, escritores, distribuidores, mediadores de leitura em torno do debate”, pontua.

Serviço

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Podcast ‘O Livro e seus Mercados – Uma Reflexão’

Transmissão ao vivo pelas redes sociais da Bienal do Livro

Instagram (@bienaldolivroce) e Facebook (/bienaldolivroceara).

 

Programação dos Podcasts “O Livro e seus Mercados: Uma Reflexão”

 

Podcast 1 – Propriedade intelectual sobre a criação literária: direito ou privilégio?

23 de julho, às 10h

Convidados: Humberto Cunha (advogado, especialista em direito cultural) e Nina Rizzi (editora, poeta e tradutora)

Mediação: Cecília Rabelo (Especialista em Gestão e Políticas Culturais)

 

Podcast 2 – O Ilustrador: coadjuvante ou co-autor?

23 de julho, às 14h

Convidados: Daniel Diaz (ilustrador) e Albanisa Dummar (Editora Armazém da Cultura)

Mediação: Eduardo Azevedo (ilustrador)

 

Podcast 3 – Eventos e prêmios literários: qual o impacto no mercado?

22 de julho, às 16h

Convidados: Regina Ribeiro e Cleudivan (SESC-CE)

Mediação: Goreth Albuquerque (Coordenadora Geral da Bienal do Livro )