Com apoio da Secult, Livro sobre a história dos mercados dos Pinhões e da Aerolândia será lançado nesta sexta (19)

19 de julho de 2019 - 13:00

Livro sobre a história dos mercados dos Pinhões e da Aerolândia será lançado em julho

O Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia são importantes espaços culturais e patrimônios tombados da cidade. O que muitos não sabem é que, no passado, os dois constituíram um só lugar: o Mercado de Ferro de Fortaleza.

A história desses espaços é contada e reimaginada no livro “A Distância entre Nós Dois – História do Mercado de Ferro de Fortaleza”, de Isabel Paz e Natália Maia. A obra será lançada nos dois mercados: no dia 18/07 (quinta-feira), no Mercado dos Pinhões, e no dia 19/07 (sexta-feira), no Mercado da Aerolândia. Os eventos acontecem a partir das 19h.

Escrito pelas autoras em 2012, o livro foi trabalho de conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto, reeditado entre 2015 e 2018, foi contemplado pelo X Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).

“A Distância entre Nós Dois” tem ilustrações assinadas por Débora Santos e projeto gráfico de Márcio Moreira. A edição foi realizada por Isabel Paz, Natália Maia e Samuel Brasileiro e a produção por Clara Bastos e Samuel Brasileiro.

Dois monumentos históricos de Fortaleza

O Mercado de Ferro de Fortaleza, também conhecido como Mercado da Carne Verde, foi montado no fim do século XIX no Centro de Fortaleza, em frente de onde hoje está localizado o Museu do Ceará.

A estrutura metálica, fabricada pela oficina francesa Guillot Peletier – a mesma da Torre Eiffel, foi transportada até Fortaleza por meio de navios. A inauguração, que ocorreu em 1897, foi um grande acontecimento na capital e marcou um momento importante da chamada Belle Époque fortalezense.

Em 1937, o Mercado foi desmontado e dividido em duas estruturas. Após décadas cumprindo uma função comercial, o Mercado dos Pinhões e da Aerolândia passaram a ter outros usos. Em 1998, o Mercado dos Pinhões foi reformado e reconcebido como espaço de cultura e lazer; já o Mercado da Aerolândia passou pelo mesmo processo em 2014. Ambos foram tombados como bens históricos municipais em 2008 e são mantidos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Sobre o processo de escrita

Além da pesquisa documental histórica, “A Distância entre Nós Dois” também reflete sobre o cotidiano desses dois espaços. Por meio de visitas aos locais e de entrevistas realizadas em 2012, a obra oferece ao leitor perspectivas singulares dos afetos que circulavam nos mercados naquele período.

É também discutida a importância da preservação de bens históricos na cidade de Fortaleza, assim como os usos feitos desses espaços após sua proteção pelos órgãos oficiais.

Serviço

Lançamento do livro “A Distância entre Nós Dois – História do Mercado de Ferro de Fortaleza”, das autoras Isabel Paz e Natália Maia

Locais:

Mercado dos Pinhões, dia 18/7 (quinta-feira), a partir de 19h.

Mercado da Aerolândia, dia 19/7 (sexta-feira), a partir de 19h.

Mais informações: www.instagram.com/adistanciaentrenosdois