Centro Dragão do Mar realiza Programação Especial de Férias com o tema “Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar”

26 de junho de 2019 - 15:22

No mês de Julho, o Centro Dragão do Mar, a Escola Porto Iracema das Artes e a Aceleradora de Projetos Artísticos, Porto Dragão (antigo Sesc Iracema), oferecem mais de 50 programações para diversos públicos

Uma intensa programação de férias está sendo realizada pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Porto Iracema das Artes e Aceleradora de Projetos Culturais Porto Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). São mostras de cinema, seminários, conferências, oficinas artísticas, aulas abertas, festival de música e exposições que prometem apresentar e discutir o cenário cultural contemporâneo de maneira crítica e criativa.

A programação Liberdade para pensar, brincar e sonhar é realizada em todos os espaços do Dragão do Mar: teatros, museus, anfiteatro, Praça Verde, cinemas, no Teatro B. de Paiva do Porto Dragão (antigo Sesc Iracema) e na Escola Porto Iracema das Artes.

Conferência, Programação Infantil, Mostras de Cinema e Festival de Música Instrumental são destaques na Programação Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar

Na abertura da programação Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar, o filósofo húngaro radicado em São Paulo, Peter Pál Pelbart, realiza a conferência O Novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais, dentro da programação do Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo, realizado em parceria com o Instituto Itaú Cultural, entre os dias 01 e 02 de Julho.

O mês de Julho traz ainda uma novidade para as crianças: a retomada do Dragão das Crianças, programação realizada sempre aos domingos, na Praça Verde, com brincadeiras, desenho, pintura, apresentação de quadrilhas juninas, oficina de brinquedos e novidades como o cinema ao ar livre (Cine Miau) e a estreia da faixa infantil no Cinema do Dragão que passa a ocupar permanentemente o horário das 15h, aos domingos.

De 16 de Julho a 20 de Julho, grandes músicos da cena instrumental brasileira como Guinga (RJ), Amaro Freitas (PE) e Arismar Espírito Santo (SP) sobem aos palcos do Centro Dragão do Mar, durante o Festival Pôr do Som de Música Instrumental. Os artistas cearenses Nonato Lima, Ivan Timbó e Stênio Gonçalves também se apresentam lançando discos inéditos dentro do Festival. A programação composta por (9) nove apresentações e uma (1) Jam Sessions é toda gratuita. Além dos shows, será realizado o seminário: Um novo Olhar sobre a Música Instrumental Cearense: Políticas e Conexões, com participação de Inti Queiroz (USP) e Esdras Nogueira (BSB- Música Transforma) e Paulo Vitor (Plataforma Sinfonia do Amanhã), Alfredo Barros (Uece). Dia 17 e 18 de Julho, no Auditório do Dragão, às 14h.

No Cinema do Dragão, os destaques vão para o diretor pernambucano Marcelo Gomes que irá apresentar e debater seu novo documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar, no dia 09 de Julho; a Mostra Esperei para Ver no Dragão, que traz filmes inéditos no Ceará, como Estação Diabo (Filipinas, 2018) e Um Elefante Sentado Quieto (China, 2018), este último com quase quatro (04) horas de duração; e a Mostra Itinerante Prêmio Pierre Verger de Filmes Etnográficos, com 36 curtas-metragens de todo o país.

Nas artes cênicas, um panorama do teatro cearense contemporâneo deve ser apresentado durante o Festival de Artes Cênicas Cena Ceará, a partir de 03 de Julho. Os clássicos do teatro brasileiro Navalha na Carne (Nelson Rodrigues) e Quando as Máquinas Param (Plínio Marcos) são encenados pelo Grupo Imagens de Teatro, no Teatro do Dragão, nos sábados 13, 20 e 27 de Julho.

No Porto Iracema, a série de aulas abertas Paulo Freire à Bombordo farão ao longo de quatro encontros releituras e conversas sobre a obra de um dos maiores educadores do Brasil. A cineasta belga Agnés Varda também ganha mostra especial com 13 sessões gratuitas, seguidas de debate, ao longo do mês. É o Circuito Merci, Varda! Imperdível!

Serviço:

Férias no Dragão: Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar

Período: de 01 a 31 de Julho de 2019

Local: Centro Dragão do Mar, Porto Dragão (antigo teatro do sesc), Escola Porto Iracema das Artes

Programação Férias no Dragão: Julho de 2019

Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar

 

/////////// LIBERDADE PARA PENSAR ////////////

 

►[Formação] Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma perspectiva a partir do Rumos Itaú Cultural

Itaú Cultural

O seminário “Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a partir do Rumos” tem como objetivo estimular artistas, curadores, pesquisadores e educadores a elaborarem seus pontos de vista sobre problemáticas culturais e profissionais. A conferência de abertura será realizada pelo filósofo húngaro e professor da PUC de São Paulo, Peter Pál Pelbart. Já as mesas temáticas, além de dialogarem com o proposta central do seminário, têm como objetivo apresentar projetos e modelos cujos princípios e motes sejam ações de arte, inovação e resistência nos contextos urbanos.

Programação:

[Conferência de abertura] “O novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais”

com Peter Pál Pelbart

Dia 01 de Julho de 2019, Horário 19h, Teatro B. de Paiva (no PORTO DRAGÃO, antigo Sesc). – Rua Boris, 90c , Praia de Iracema, 60060-390, Fortaleza, CE

Acesso Gratuito. Classificação: Livre. Público: 200 lugares (retirada de ingresso 1h antes do evento)

[Mesa 01] Arte, Inovação e Resistência em Contextos Urbanos

com Celina Pereira Lemos, Eric Barbosa, Leo Drumond e Natália Martino do A Estrela, projeto apoiado pelo Rumos 2015-2016.

Dia 2 de julho de 2019, Horário; 15h, Auditório do Dragão do Mar. Acesso Gratuito. Classificação: Livre

[Mesa 2] Rumos: uma Perspectiva Histórica e um Olhar do Nordeste para o Brasil

com Paula Gomes, membro da comissão de seleção do Rumos nesse biênio e da mediadora do encontro e dois selecionados da edição 2017-2018 do Rumos – Edceu Barboza, do grupo Ninho de Teatro, e Wellington Gadelha, do projeto Gente de Lá

Dia 2 de julho de 2019, Horário; 18h, Auditório do Dragão do Mar. Acesso Gratuito. Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO PORTO IRACEMA DAS ARTES

►[FORMAÇÃO] Entrevozes
Aula aberta “Paulo Abel – Ombra Mai Fu” com Gabriel Petter

O programa EntreVozes reúne atividades de pesquisa, investigação e práticas dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema em torno da voz como expressão artística. Na aula aberta será exibido o documentário Paulo Abel (Ombra Fu), dirigido por Gabriel Petter, que aborda a trajetória do cantor lírico cearense, nascido em 1957 e falecido em 1992. O documentário tem como base a biografia de Abel escrita por Elvis Matos.

Dia: 01 de Julho de 2019; às 19h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[OFICINA] – Interpretação Teatral em Parceria com a Funarte

Com: Vanéssia Gomes

Oficina de interpretação teatral com exercícios e jogos que tratam sobre as poéticas da atuação teatral, articulando um repertório de práticas criativas a partir de procedimentos lúdicos. Parte de referências estéticas e éticas, que compreendem o exercício como campo formativo, alicerçando a construção da trajetória artística, e uma permanente oportunidade de pesquisa de linguagem.

Dias: de 01 a 05 de julho de 2019, das 14h às 18h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito.

►[CINEMA] Circuito Merci, Varda!

Sessão 9 – 1976 – Daguerreótipos – 76 minutos

Debate com Iana Soares e Carolina Vieira

Um olhar aprofundando, um retrato silencioso e paciente do cotidiano, das pessoas, da vida e da rua Daguerre, em Paris, onde viveu o famoso fotógrafo que inventou os primeiros dispositivos fotográficos: os daguerreótipos.

02 de Julho de 2019, às 19h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito.

►[DANÇA] Mova-se

Mostra de trabalhos experimentais propostos por alunos e alunas da VI turma do Curso Técnico em Dança, do Porto Iracema das Artes. O evento é itinerante e propõe um diálogo entre criação em dança e espaço urbano.

Dias: 03 e 04 de julho de 2019, 18h, Entorno do Centro Cultural Dragão do Mar,

Gratuito.

►[CINEMA] Cinedrama – Grupo de Estudos de Roteiros

O projeto tem como objetivo criar um espaço de debate e pesquisa sobre as técnicas e recursos de escrita essenciais ao processo criativo de roteiristas de cinema, partindo de análises fílmicas e de imersões teórico-práticas. A ideia do grupo é também formar, reunir e reconhecer na cidade um grupo mais amplo de contadores de histórias para o cinema.O Cinedrama é coordenado pelos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano, consultores de roteiro do Laboratório de Cinema do Porto.

Dias: de 03 a 31 de julho (todas as quartas-feiras) de 2019, 19h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito.

►[CINEMA] Circuito Merci, Varda!

Sessão 10 – 1977 – Uma canta, a outra não – 127 minutos

Debate com Mona Gadelha

França, década de 1970. Duas mulheres, Pomme (Valérie Mairesse) e Suzanne (Thérèse Liotard), veem suas vidas se entrelaçaram entre si e com o crescente movimento feminista da época. Elas se conhecem quando jovens e depois perdem contato durante dez anos, quando se encontram novamente. À essa altura do campeonato, Pomme é uma cantora excêntrica e Suzanne tem um trabalho convencional.

Dia: 05 de Julho de 2019, às 19h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[Formação] Paulo Freire à bombordo“Ruth Cavalcante e Paulo Freire: Poéticas da Existência” com Ruth Cavalcante

Mais do que uma aula aberta, o encontro com Ruth Cavalcante será um momento de partilha da comovente trajetória em que se cruzam duas pessoas que dedicaram suas vidas à educação libertária. Um momento de reafirmação da importância do legado, e da presença de Paulo Freire para todas as esferas do conhecimento.

Dia: 06 de Julho de 2019; 08h30; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[Cultura Popular] Debate com Ginga – “A ginga com diversidade: enfrentamentos LGBTQfobia na capoeira”

Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva e IEFES- UFC

O Debate com Ginga é um programa mensal que tem como objetivo promover, por meio de um ciclo de debates e palestras, diferentes reflexões acerca da Capoeira e os múltiplos aspectos que a compõem. A cada edição, diferentes convidados, entre professores, estudantes, mestres de Capoeira, alunos graduados e pesquisadores conversam sobre o tema. Nesta edição, confira o bate-papo “A ginga com diversidade: combate à LGBTfobia na capoeira”, com capoeiristas convidados.

Dia 3 de Julho de 2019; 19h; Auditório do Centro Dragão do Mar

Ingresso: Gratuito/ Classificação: Livre

►[FORMAÇÃO] Paulo Freire à bombordo- Relendo Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia

Com Aline Albuquerque

Última obra do mestre publicada em vida, no ano de 1996, A Pedagogia da Autonomia apresenta propostas de práticas pedagógicas para a construção da autonomia do educando, e as premissas que fundamentam todo o seu pensamento. Durante a leitura serão confeccionadas plaquinhas e cartazes com trechos do livro para serem usados na “Grande Marcha Amorosa” a ser realizada no dia 19/09, dia de seu nascimento.

Dia: 08 de Julho de 2019, 18h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito.

►[ENTREVOZES] Aula Aberta: “A voz off no documentário”

Com Marcelo Gomes

Dia 09 de Julho de 2019; 18 horas; no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[TEATRO] Oficina de Dramaturgia – Parceria com a Funarte

Com: Rafael Barbosa

A oficina parte dos questionários de dramaturgia escritos pelo dramaturgo Rafael Barbosa e pela metodologia de criação textual desenvolvida pelo autor, a partir do estudo nos campos da escrita teatral. Os alunos são motivados a criar seu próprio texto durante o processo, além de mergulhar na história da dramaturgia ocidental.

Dias: de 09 a 17 de julho de 2019, 18h às 21h30, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[ESCRITA DRAMÁTICA] PITCHING de Roteiros do Ateliê de Escrita Dramática

Com Pablo Arellano e Edilberto Mendes

Apresentação pública dos roteiros desenvolvidos no Ateliê de Escrita Dramática 2019 e seleção dos projetos que serão realizados no PREAMAR Audiovisual deste ano.

10/07, 9h às 13h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

►[AULA ABERTA] Entrevozes: Aula Performática “Meu nome é Tutunho, muito prazer!”

Com Antonio Wellington de Oliveira Junior (Tutunho)

Para os recursos didático-pedagógico-performáticos, o professor-performer faz convergir para o lugar da sala de aula/performance múltiplas linguagens e tecnologias: voz, escrita, música, vídeo, fotografia, tecnologias digitais e móveis de comunicação e informação, web, redes sociais, evidenciando outros temas colaterais à aula (em geral e a esta em particular) e à performance (em geral e à de Tutunho em particular) como performance, educação e mediação tecnológica, vídeo e fotoperformance, performance e comunidade.

Dia 10 de Julho de 2019, das 17h30 às 21h30, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[CINEMA] Circuito Merci, Varda!

Sessão 11 – 1981 – Documenteur – 65 minutos

Debate com Virgínia Pinho

Na cidade de Los Angeles, Emilie (Sabine Mamou), uma francesa recém separada, procura um lugar para morar com seu filho de 8 anos, Martin (Mathieu Demy). Após encontrar uma residência, ela começa a recuperar móveis usados e segue uma vida repleta de solidão, em exílio. As memórias do passado perturbam Emilie, que dedica toda a sua afeição ao seu filho.

Dia: 10 de Julho de 2019, 19h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[MÚSICA]

Marujada Rock com as Bandas Pulso de Marte, Ouse e Filosofia Inverso

A “Marujada”, a jam session do Laboratório de Música do Porto acontecerá às vésperas do dia do rock (13 de julho). Antecipando as comemorações, o Pulso de Marte, integrante do Lab Música 2019, e as bandas Ouse e Filosofia Inverso se apresentam no café da Escola.

Dia 11 de Julho de 2019, às 19h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[CINEMA]
Circuito Merci, Varda!

Sessão 15 – 1985 – Os Renegados – 106 minutos

Debate com Kamilla Medeiros

Sinopse: É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona (Sandrine Bonnaire) era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas francesas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que aconteceu.

Dia 12 de Julho de 2019; às 19h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema) ; Gratuito

►[CINEMA] O Cinema Brasileiro Nasceu no Cineclube

Com Kamila Medeiros e Arthur Gadelha
Release: A oficina tem como objetivo propor uma reflexão sobre a experiência dupla do exercício de curadoria e crítica cinematográfica para a formação cineclubista. A partir de referências teóricas e intervenções práticas, oferece ao público a oportunidade de conhecer e debater sobre as transformações culturais que influenciaram a trajetória do cineclubismo e da crítica no Brasil e no Ceará.

Dias: de 15 a 19 de julho de 2019, das 14h às 17h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[ARTES CÊNICAS] Arte em movimentos cênicos por saberes ancestrais

Com Circe Macena

A oficina propõe reflexões e experimentos sobre práticas da cultura tradicional como matrizes estéticas para a criação cênica, com foco na corporeidade e gestualidade nas brincadeiras do folclore brasileiro.

Dias: de 15 a 19 de julho de 2019, das 14h e 18h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[ARTES VISUAIS] Linguagens Transversais: Texto, linguagem e escritura

Com Maria Helena Bernardes

Release: Uma breve viagem no tempo, revendo a trajetória da palavra escrita, visual e falada na história das artes visuais, com ênfase nos processos contemporâneos.

Dias: de 15 a 19 de julho de 2019, às 18h30, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[CINEMA] Circuito Merci, Varda!

Sessão 16 – 1988 – O Mestre do Kung-fu! – 80 minutos

Debate com Janaína Marques

Durante uma das festas dadas por sua filha Lucy, Mary-Jane, mulher de 40 anos, divorciada, nota a presença de um jovem chamado Julien, um rapaz de apenas quinze anos que encanta a Mary-Jane. Conforme ela começa a desejar a passar mais e mais tempo com o jovem, fazendo de tudo para encontrar com ele, Mary-Jane percebe a inevitável verdade: ela está apaixonada por um rapaz vinte e cinco anos mais novo.

Dia: 16 de Julho de 2019; 19h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[DESIGN]

Oficina Design e Ativismo

Com Matheus Pompeu

A oficina busca apresentar técnicas de design aplicadas à objetos de discurso e empoderamento social com finalidade de engajamento. Apresentando conceitos de semiótica da linguagem de uso prático-teórico.

Dias: de 16 e 17 de julho, das 14h30 às 17h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[ARTES VISUAIS] VI Feira do Mar

A ideia da Feira do Mar é que o público possa conhecer a produção de artistas que passaram ou que estão no Porto e que funcione como um espaço de partilha para que os envolvidos possam trocar experiências, apresentar e comercializar suas produções artísticas durante o evento.

Dia: 16 e 17 de julho, de 16h às 19h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[ARTES VISUAIS] O Fazer fotográfico: artesanias ou alternativas?

Com Yan Belém

Release: A oficina apresenta a cianotipia, técnica de impressão em tons azuis criada no Séc XIX pelo inglês Sir John Herschel (1792 – 1871), discute e experimenta seus diálogos com a arte contemporânea, bem como sua utilização como instrumento pedagógico no ensino das artes visuais e possíveis relações com outras áreas de conhecimento.

Dias: de 16 a 19 de julho de 2019; 9h às 12h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[CINEMA] Circuito Merci, Varda!

Sessão 18 – 2000 – Os catadores e eu – 82 minutos

Debate com Manoela Ziggiatti

A diretora Agnès Varda anda pelo interior da França, afastada das cidades que concentram a riqueza e o luxo, acompanhando pessoas que sobrevivem de restos. Ela se mistura a catadores e coletores que vão até uma feira em busca de sobras de alimentos. Ao mesmo tempo, Agnès conversa com eles, que versam sobre os mais variados assuntos, de política internacional até tragédias pessoais.

Dia 19 de Julho de 2018, às 19h30, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[CINEMA]
Circuito Merci, Varda!

Sessão 19 – 2017 – Visages, Villages – 89 minutos

Debate com Maria Helena

Sinopse: O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de dois talentos mundialmente reconhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, eles viajam por regiões da França bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.

Dia 20 de Julho de 2019; 19h30; Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema); Gratuito

►[CINEMA]
Oficina de Construção de Personagem

Com Nina Kopko

A oficina apresentará conceitos básicos de criação de personagens para projetos audiovisuais de ficção, a partir de conceitos da narrativa clássica de roteiros cinematográficos. Durante os cinco encontros serão apresentados diferentes
ferramentas de elaboração e análise de personagens de cinema e televisão, além da composição das personagens dentro do roteiro e na criação dos diálogos. Através de aulas expositivas, análises de filmes e exercícios práticos de escrita e criação, xs roteiristas poderão aprofundar a construção das personagens de seus projetos pessoais. Para a inscrição, é necessário enviar a sinopse de um projeto de ficção e a descrição em até uma página dx protagonista da narrativa a ser trabalhada durante a oficina.

Dias: De 22 a 26 de julho de 2019; Das 14h às 18h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema);Gratuito

►[PAULO FREIRE A BOMBORDO]Aula aberta: Paulo Freire e a construção do bem comum: artes, memórias, levantes

Com Carolina Ruoso

Escutar, montar e desmontar palavras para montar outra vez: tijolo, pedra, enxada, casa. As referências culturais também podem ser lugares de memória, espaços do saber-fazer no coletivo. Inventários de bem comum: patrimônio cultural, instrumento de luta no presente. Carolina Ruoso, mãe, professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes da UFMG.

Dia 24 de Julho de 2019, às 18h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[CINEMA] Circuito Merci, Varda!

Sessão 20 – 2011 – Agnès daqui e dali Varda – Ep. 2 – 45 minutos

Debate com Rúbia Mércia

Segundo episódio da série “Agnès daqui e dali Varda”, que narra as viagens da incansável diretora por várias partes do mundo, encontrando amigos, artistas e cineastas que a ajudam a traçar uma espécie de panorama da arte contemporânea. Neste episódio em especial, Varda visita a cidade de Fortaleza, no Ceará, e percorre lugares como o Mercado dos Pinhões e a Praia do Futuro, estabelecendo um rico diálogo com os artistas locais.

Dia: 23 de Julho de 2019, 19h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[FOTOGRAFIA]

O artifício da luz – Noções de iluminação em estúdio fotográfico

Com Fernando Maia da Cunha

Introdução ao tipos de iluminação. A natureza da luz. As principais formas de iluminação. O registro fotográfico e videográfico. O papel da iluminação. Composição e enquadramento. Equipamentos de trabalho: o princípio, a história e a evolução. Formação de equipe técnica. A direção de fotografia como recurso criativo da linguagem da fotografia, do cinema e audiovisual.

Dias: de 23 a 26 de julho de 2019; das 9h às 13h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[ARTES CÊNICAS] Residência Wuppertal Tanztheather Pina Bausch

Residência artística de Dança-Teatro.

A residência artística faz reverência aos 10 anos sem a bailarina Pina Bausch. Será realizada por Daphnis Kokkinos, bailarino e diretor assistente da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch.

Dias: de 23 a 27 de julho de 2019; das 14h às 20h; Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema); Gratuito

►[AUDIOVISUAL] Gênero e Sexualidade – A Performatividade LGBTQ+ Pela Tela do Cinema

Com Té Pinheiro

A partir de referências audiovisuais (filmes, séries, videoclipes etc.) e com base em teóricos como Michel Foucault e Judith Butler, a oficina debate sexualidade e gênero em suas dimensões sociais, políticas e históricas.

Dia: de 24 a 26 de julho de 2019, 14h às 17h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[Formação] Paulo Freire à Bombordo- Relendo Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia

Com Aline Albuquerque

Última obra do mestre publicada em vida, no ano de 1996, A Pedagogia da Autonomia apresenta propostas de práticas pedagógicas para a construção da autonomia do educando, e as premissas que fundamentam todo o seu pensamento.

Dia 25 de Julho de 2019, 18h, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Gratuito

►[CINEMA] Circuito Merci, Varda! Sessão de encerramento – 2008 – As praias de Agnès – 110 minutos

Debate com Beatriz Furtado

Com fotografias, fragmentos de filmes, entrevistas, e pequenas encenações, Varda compõe uma autobiografia, num passeio do tempo de criança na Bélgica até Paris, da descoberta do cinema até a participação na Nouvelle Vague, do casamento e dos filhos até a vida depois da morte de Jacques Demy.

Dia 26 de Julho de 2019, 19h30, Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123, Praia de Iracema), Gratuito

 

///////////LIBERDADE PARA SONHAR//////////

►[Teatro] Festival de Artes Cênicas – CENA CEARÁ

O FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará vem apresentar ao grande público, aos artistas, programadores e gestores culturais do Brasil, um recorte atual da produção cearense, com uma programação inteiramente gratuita, diversa e contemporânea.

O FAC acontece nos espaços culturais Porto Dragão, Teatro Dragão do Mar, Praça do Ferreira e Casa Absurda e envolve grupos da capital e do interior, com o foco na circulação nacional e sustentabilidade das Artes Cênicas do Ceará (Circo, Dança e Teatro).

Dias: de 03 a 06 de Julho de 2019; Horário: 19h; Teatro Dragão do Mar; Ingressos; Gratuito; Classificação: Cada espetáculo possui uma classificação indicativa.

Programação:

Dia 03, às 19h – Espetáculo Barracal – Release Barracal Classificação: Livre

Dia 04, às 19h – Espetáculo Incompleto – Release Incompleto Classificação:12 anos

Dia 05, às 19h – Espetáculo Pra Frente o Pior- Release Pra frente o pior Classificação: Livre

Dia 06, às 19h – Espetáculo CorpoCatimbó – Release Corpo Catimbó Classificação: Livre

 

► [CINEMA] Mostra Itinerante XII Prêmio Pierre Verger – Filme Etnográfico

Associação Brasileira de Antropologia, Laboratório de Estudos da Oralidade da Universidade Federal do Ceará

Dezesseis curtas-metragens etnográficos compõem a Mostra Itinerante XII Prêmio Pierre Verger que acontece de 4 a 6 de Julho no Cinema do Dragão. O objetivo do prêmio é apresentar e reconhecer produções fílmicas e fotográficas que tenham pertinência antropológica e expressem qualidades heurísticas e estéticas. O título do prêmio homenageia a presença da cultura francesa na formação do pensamento antropológico no Brasil, numa menção explícita à produção visual do antropólogo Pierre Verger, falecido em 1996, quando, então, foi, homenageado pela ABA. Algumas premiações do concurso foram patrocinadas pela cooperação entre a Embaixada da França e a Associação Brasileira de Antropologia.

Dia 04 de Julho – Sessão 01; às 19h, na Sala 1 (Cinema do Dragão) -> ABERTURA

Itinerâncias de Gênero, Hotel Laide, Deixa na régua

Dia 05 de Julho- Sessão 02; às 14h, na Sala 1 (Cinema do Dragão)

Tudo tem kusiwa, Outro fogo, Ver peixe, A rainha Nzinga Chegou

Dia 05 de Julho- Sessão 03; às 17h15,

na Sala 1 (Cinema do Dragão)

Simbiose, É o que guardo dele, Entre parentes, Epidemia das cores

Dia 06 de Julho- Sessão 04; às 14h na Sala 1 (Cinema do Dragão)

Sabiá do samba, Catadores de pedra, Conte isso aqueles que dizem que fomos derrotados, O outro Rio

Dias: De 4 a 6 de julho de 2019; Cinema do Dragão; Classificação; (não informada) Acesso: Gratuito

Ficha Técnica

Comissão Organizadora Paula Morgado (Presidente, USP) Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz (Coordenadora do CAV, UFF) Ana Paula Alves Ribeiro (UERJ) Alexandre Fleming Câmara Vale (UFC) André Leão (UnB)

Comissão Julgadora Andréa Barbosa (UNIFESP) Ana Zanotti (UNAM, AR) Eduardo Escorel (FGV)Sessão 01música

►[Música] Baiana System e Academia da Berlinda

Empire e Zero Neutro

O grupo baiano BaianaSystem e a banda pernambucana Academia da Berlinda se apresentam numa única noite na Praça Verde do Dragão do Mar. O show de abertura é da banda cearense Samiro. Baiana System faz uma verdadeira fusão de gêneros musicais, incorporando o frevo, samba-reggae, groove arrastado e kuduro. Além das novidades do novo álbum, o público também vai conferir nova cenografia e canções dos trabalhos anteriores, o premiado Duas Cidades e BaianaSystem. Academia da Berlinda traz em seu som a influência pernambucana e afrocaribenha. O repertório remete aos antigos clubes de danças das décadas de 1960 e 1970. Samiro, nome artístico do compositor cearense João Silveira (voz e ukulele), traz em sua música o suingue e a brasilidade inspiradas no mestre Jorge Ben, Mundo Livre S/A, Manu Chao, Fino Coletivo, entre outros.

►[Literatura] Lançamento do Livro “Cantiga de Viola: Relicário de Sons do Sertão”
autor: Edson Lodi

Edson Lodi, escritor e poeta, nasceu entre as montanhas de Minas, e convive com o

cerrado de Brasília há de 50 anos. É jornalista formado pela Universidade de Brasília UnB. Cantiga de Viola – Relicário de Sons do Sertão nos permite, enquanto leitores, uma experiência que é também poética e espiritual. Sua leitura ideal não é aquela distanciada, do crítico, nem aqueloutra descompromissada, dos diletantes. Para quem está atento, como Edson, à presença do sagrado nas coisas mais simples do viver (é nelas mesmas que se conservam os encantos, de forma muitas vezes imperceptível, no corre-corre da vida moderna), a música é em si mesma um relicário, no qual repousam sensações agudas, experiências profundas, a luz fina da consciência desperta e do amor redivivo.

Dia 7 de julho; Horário: 17h; Auditório do Dragão do Mar; Acesso Gratuito; Classificação: Livre.

 

►[Planetário] Noite das Estrelas

Planetário Rubens Azevedo

O programa Noite das Estrelas funciona há 13 anos no Planetário Rubens de Azevedo e já recebeu milhares de pessoas entre turistas e público local. Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica – Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas, etc.

Como funciona: A participação é gratuita, sempre a partir das 19h nos dias de Quarto Crescente Lunar, basta chegar ao planetário e entrar na fila. Confira as datas na tabela abaixo.

Dias: 9 e 10 de Julho de 2019; Horário 19h; em frente ao Planetário Rubens Azevedo; Gratuito; Classificação Etária: Livre.

►[Teatro] Nó

com Edivaldo Batista, Flávia Cavalcante e Marina Brizeno

“Nó” é um mergulho poético, cênico e experiencial nas manifestações ritualísticas de

matrizes afro-brasileiras, tendo como enfoque elementos de rito ligados a Umbanda e a Macumba, matrizes religiosas que constituem uma parte da Memória Cultural do País.

Flávia Cavalcante, Marina Brizeno e Edivaldo Batista constroem um enredo cênico que tem como pontos de partidas A festa, O rito e o Mito, como bases para a construção de um terreiro-Cênico. O trabalho estabelece conversa com uma corporeidade oriunda de corpos em estado de Festa/Transe que se observa nos lugares de ritos: Pretos Velhos, Exus e Cabocla.

Dias: 10, 17, 24 e 31 de Julho de 2019 (todas às quartas-feiras de Julho); Horário: 19h, Local; Teatro Dragão do Mar; Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia), Classificação etária; 16 anos

OBS: Plateia Limitada 80 lugares

Duração: 60min

►[Música] Recital Escola de Música Marta Carvalho

Escola de Música Marta Carvalho

Com 6 anos de fundação, a Escola de Música Marta Carvalho vem trabalhando com

muito empenho e dedicação para a formação de novos artísticas da cidade de Fortaleza. Além dos cursos de vários instrumentos, a Escola oferece um trabalho de

aperfeiçoamento vocal para os cantores, orientação especial para os alunos que querem seguir carreira profissional e inclusão de pessoas com necessidades especiais,

aproveitando os efeitos terapêuticos que a Música proporciona. Nos Recitais Didáticos, teremos a participação dos alunos e Professores que apresentarão resultados dos conteúdos estudados em sala de aula, passeando por vários estilos e gêneros da música mundial. Em destaque os alunos Makem Oliveira e Victor Gouveia que despontam para a carreira Profissional conquistando espaço no cenário musical local e nacional.

Dias 11 e 12 de Julho de 2019, Horário: 19h; Teatro do Dragão do Mar; Ingressos R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia), Classificação etária – Livre

►[Teatro] Mostra Repertório- Imagens 18 anos com “Navalha na Carne” e “Quando as Máquinas Param”

Grupo Imagens de Teatro

O grupo “Imagens de Teatro” está comemorando 18 anos de existência e resistência. E nessa primeira ações de várias que virão está a “Mostra Repertório- Imagens 18 Anos”. Dois clássicos do teatro brasileiro estão entre os espetáculos de repertório do grupo. As peças ficam em cartaz durante dois finais de semana no Teatro do Dragão do Mar.

Navalha na Carne (adaptação do texto de Nelson Rodrigues). Ato único com três personagens, Vado um cafetão, Neusa Sueli, uma velha prostituta e Veludo um empregado homossexual. O texto se desenvolve quando Vado percebe que Neusa Sueli não deixou dinheiro como de costume. Espetáculo é ambientado num cinema pornô. Indicação para 18 anos.

Dias 13, 20 e 27 de Julho de 2019 Horário: 20h Local: Teatro Dragão do Mar

Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia); Classificação Etária: 18 anos

Quando as Máquinas Param (adaptação do texto de Plínio Marcos)

Mostra angústia de uma matrimônio perfeito, porém fragilizado por conta do desemprego do esposo. A crise se agrava quando Nina fala de sua gravidez inesperada. Zé em momento de desespero tem um plano nada aceitável para a futura provedora dessa criança. Nesse momento o mundo despenca. É “Quando as Máquinas Param”.

Dias 14, 21 e 28 de Julho Horário: 19h, Local: Teatro Dragão do Mar; Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia); Classificação Etária 14 anos

►[Teatro] Ao Verso

Teatro de Rua com o Coletivo Os Desconhecidos

Na lúdica mistura de palhaçaria e o malabarismo, utilizando de uma a oito claves, bola de futebol e facões, nossos dois protagonistas nos levam numa viagem donde a emoção e a dificuldade aumentam a cada desafio “mais difícil, mais difícil”. A arte de lançar e se lançar ao ar contrariando a gravidade, como se fosse brincadeira, Pitchula e Sudaka combinam estilos, formas e desafios em um jogo alucinante nos ritmos da arte milenar do malabarismo.

Dia 12 de Julho de 2019; às 18h; Arena Dragão do mar; Gratuito; Livre

Ficha técnica:

Elenco: Rafael Flores, Henrique Rosa.

Figurino: Cris Rodrigues

Duração: 45min

►[Música Instrumental] Festival Pôr do Som

Realização: Centro Dragão do Mar, com Amaro Freitas, Arismar do Espírito Santo, Guinga e Proveta, François de Lima Quarteto, Nonato Lima, Orquestra Popular do Nordeste, Letícia Marram, Ivan Timbó, Stênio Gonçalves

O que se busca com o Festival Pôr do Som é ampliar o raio da ação até agora desenvolvido pelas edições anteriores do programa Pôr do Som. Isso significa ampliar o escopo dos territórios, onde esse encontro se possa acontecer, oferecer uma ação educativa junto a estudantes de escolas públicas a ser desenvolvida pelos grupos locais participantes e estimular iniciativas de reflexão, mobilização e organização da categoria. Esses objetivos serão atingidos também a partir dos processos de formação do Festival com os grupos nacionais convidados e consolidadas, enquanto um pensamento e uma plataforma política, com a realização, dentro do festival, de um seminário que discutirá temas correlatos.

Dias: de 16 à 20 de Julho de 2019;

Horários:

9h – Porto Iracema das Artes
14h – Auditório do CDMAC
17h Arena Dragão
20h- Anfiteatro

Locais: Porto Iracema das Artes, Auditório, Arena Dragão, Anfiteatro; Acesso Gratuito / Classificação: Livre

► [CINEMA] Mostra Esperei pra ver no Dragão

Estação Diabo, Um Elefante, Sentado Quieto, Pastor Cláudio, Happy Hour, O Anjo, O Ano de 1984, entre outros filmes*

Seguindo os moldes da “Retroexpectativa”, a mostra “Esperei pra ver no Dragão” exibirá, de 18 a 24 de Julho, uma série de filmes de longa-metragem, entre ficções e documentários que se destacaram no circuito alternativo e comercial de cinema durante o primeiro semestre de 2019. exibiremos apenas títulos inéditos nas salas de cinema do dragão, compondo a programação inteiramente de filmes não exibidos na cidade, ou que receberam pouco espaço em outras salas. Entre os títulos confirmados estão Estação Diabo, Um Elefante, Sentado Quieto, Pastor Cláudio, Happy Hour, O Anjo e O Ano de 1984.

*A lista completa de filmes estará disponível no site do dragão a partir de 1o de Julho de 2019.

Dias: De 18 a 24 de julho; Cinema do Dragão. Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).

►[Teatro] ‘Espetáculo Ainda Vivas’

Nóis de Teatro

Conta-se que a melhor forma de travar conhecimento sobre uma cidade é saber como se ama, como se trabalha e como se morre. A partir desse argumento, o Nóis de Teatro reúne no espetáculo “Ainda Vivas” três peças que ligam Mulheres, Negrxs e LGBTS numa sucessão de jogos sobre amor, trabalho e morte. Numa cidade sonâmbula, pessimista e sem utopia aparente, “Amok”, “Burnout” e “Anamnese” se perguntam se ainda é possível um projeto político emancipatório para nossas vidas. Ao fundar um espaço em praça pública, o espetáculo convoca as pessoas para adentrar no universo de três histórias, de três situações de nosso tempo. Nas entre-peças, o microfone estará aberto para as manifestações do público, poetas e artistas da cidade: é aqui o palco para a poesia falar. “Ainda vivas” é, antes de tudo, um espetáculo sobre não morrer.

Ficha Técnica

Direção – Altemar Di Monteiro

Dramaturgia – Altemar Di Monteiro e Pedro Bomba

Elenco – Nayana Santos, Doroteia Ferreira, Henrique Gonzaga, Renato Hirco, Amanda Freire, Gabriel Moraes e Edna Freire

Assistência de Direção – Henrique Gonzaga

Percussão – Bruno Sodré

Contraregragem – Altemar Di Monteiro e Kelly Enne Saldanha

Cenotécnico, Técnico de Som e Luz – Bruno SodréPreparação Vocal e Canções Originais – Tatá Santana

Assistente de Preparação Vocal e Instrumentos – Gabriel Moraes

Cenários e Adereços – Nóis de Teatro

Figurino – Ruth Aragão

Produção – Nóis de Teatro

Apoio – Fundo Baobá e Secretaria de Cultura de Fortaleza

Dias 25, 26 e 27 de Julho às 18h30 na Praça Verde. Gratuito/ Livre

►[Feira] ‘Fuá de Salão’

Antonieta Produções

O Fuá de Salão é uma prática gratuita de dança de salão com 4 horas de duração, com os ritmos Bachata, Salsa, Kizomba, Zouk, Forró, Xote, Samba, Bolero, Lambada e Tango. Tem como objetivo apresentar e difundir os diversos ritmos das danças de salão para o público e integrar os praticantes de diferentes ritmos e níveis de aprendizado.

Dia 28 de Julho de 2019; Das16h às 20h; Arena Dragão do Mar; Gratuito; Livre

//// Liberdade para Brincar ////

►[Cinema] Sessão infantil no Cinema do Dragão

Exibição do filme “Sobre rodas’’, de Mauro D’Addio

Lucas, um menino de 13 anos, chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo de uma colega de classe, Laís, que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo.

Dias: De 7, 14, 21 e 29 de julho de 2019; Horário: 15h; Cinema do Dragão; Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia) Classificação: Livre. Obs: Descontos para pais e responsáveis

► [Dragão das Crianças] Brincando e Pintando no Dragão + Quadrilhas juninas infantis

Todo domingo é dia de brincar na Praça Verde do Dragão do Mar! Das 16h às 19h, monitores orientam atividades lúdicas e educativas de desenho, pintura, corrida de saco, bambolês, entre outras brincadeiras. Um espaço para as crianças se divertirem, se socializarem e explorarem sua imaginação. No mês de Julho, segue a programação especial de quadrilhas juninas infantis com apresentações da Cai Cai balão com 49 crianças de 06 a 12 anos e Haja Paixão formada por 64 crianças de 06 a 12 anos.

Dias 7 e 14 de julho de 2019; 17h. Praça Verde; Acesso Gratuito, Classificação: Livre.

►[Teatro] Quem plantou a estrela do Mar ?

Grupo Alumiar Cenas e Cirandas

Uma concha, duas conchas, três conchas. Quantas o mar jogou na areia? Quantas conseguirei apanhar? Quantos grãos de areia existem na praia? Quem plantou a estrela do mar? Mazinha, Dudé, Piaba e Toim, são crianças da praia, vêem o mundo sob as ondas do mar e imaginam desbravar o mundo através daquelas águas como fazem seus pais pescadores. Pedro Véio, o velho pescador, observa a descoberta das crianças que na beira do mar, vão aprender sobre respeito ao próximo e à natureza, a lidar com a saudade e experimentar o poder transformador da educação em sua realidade.

Dias, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de Julho de 2019; Horário: 17h; Teatro Dragão do Mar; Ingressos; R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia); Classificação: Livre.

►[Dragão das Crianças] Brincando e Pintando no Dragão + Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – MIAU

Instituto Seara

A ideia do MIAU é difundir novas possibilidades de conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças, exibindo produções que estão fora do circuito da cultura de massa. Sua programação reúne 18 curtas-metragens do Brasil e do mundo que abordam com sensibilidade e humor temas ligados à cidadania, à diversidade cultural, ao meio-ambiente e muito mais. Com sessões sempre gratuitas em espaços abertos e salas de cinema, seu intuito é gerar oportunidades de lazer e cultura para as diferentes camadas sociais, democratizando o acesso ao cinema.

Dia: 21 de julho de 2019; 18h; Praça Verde; Gratuito; Livre

► [Dragão das Crianças] Brincando e Pintando no Dragão + Oficina de Feltro construção de Brinquedos – Dedoche

Criativos e divertidos para crianças de todas as idades, os dedoches são ferramentas que estimulam a criatividade, imaginação e motivação e fazem a alegria da garotada em iventar e montar os personagens de suas próprias histórias.

Dia 28 de Julho de 2019, 17h; na Praça Verde; Gratuito; Livre

/// EXPOSIÇÕES

► [ARTES VISUAIS] Exposição “Memórias que não escrevi”, de Sebastião de Paula

O artista Sebastião de Paula celebra 36 anos de carreira com a exposição individual em xilogravura “Memórias que não escrevi”, com abertura no dia 14 de maio de 2019, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Serão expostas 22 obras impressas sobre papel, todas com a dimensão 60 x 80cm, e diversas intervenções com stickers (adesivos).

A produção atual de Sebastião de Paula é diversificada, não havendo predominância nem de temática e nem de uma linha de trabalhos. O que se destaca em sua proposta vigente é a diversidade, contudo, há uma forte relação de parte das obras com memória, principalmente, nas gravuras que fazem alusões a brinquedos populares. A exposição contará ainda com apresentação do Grupo de violão Guitar Trio Toada, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), sob a regência do professor Dr. Linconl.

Ao longo de sua trajetória, Sebastião de Paula tem atuado regularmente no circuito local, nacional e internacional, participando de mais 100 exposições coletivas em várias cidades brasileiras: Fortaleza, Recife, São Luís, Belém, João Pessoa, Rio de Janeiro, Penápolis, São José dos Campos, Araraquara, Campos do Jordão, São Paulo, Curitiba, Londrina, Belo Horizonte; no exterior em países como: Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Romênia, Bulgária, Eslovênia, República da Macedônia, República da Moldova, Estados Unidos e Japão. Individualmente expôs sete vezes no Brasil, sendo cinco em Fortaleza e duas em São Paulo e uma na França: destacando-se a sala especial na 5ª Mondial de L’estampe Et de La Gravure Originale Trienalle de Chamalières.

Obteve onze premiações destacando as duas na França: em 2009, La taille d’ épargne, 6° Concurs International Jean Chièze, Paris; e em 2003, a Sala especial na 6° Triennale Mondiale D`Éstampes Petit Format – Chamaliéres, Durtol. Foi premiado também no Pará, em São Paulo e sete vezes em Fortaleza, divididas nas áreas de escultura, pintura e nove em gravura.

Em cartaz até dia 28 de julho de 2019, no Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados e domingos, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

//// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte

Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.

De sexta-feira a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D’Água. Acesso gratuito.

Feira da AARTE

Feira de artesanato realizado pela Associação dos Artesãos e Empreendedores do Ceará.

De quinta-feira a sábado, das 17h às 21h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão
Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

Todos os domingos, das 16h às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Fuxico no Dragão

Feirinha com expositores de produtos criativos em moda, design e gastronomia. Durante as férias de julho, essa programação é realizada aos sábados e domingos.

Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Planetário Rubens de Azevedo reabre ao público com novidades na programação e modernização tecnológica. Nele, foi instalado equipamento de última geração: o Zeiss modelo Skymaster ZKP4 LED com projetores digitais VELVET DUO de alta resolução, o mais moderno planetário da América Latina.

Programação a ser realizada à partir de 11 de Julho

Às quintas- feiras

19h – Uma breve história da vida

20h- Passaporte para o Cosmos

Às sextas-feiras, sábados e domingos:17h- ABC do sistema solar (sessão infanto- juvenil)

18h- Explorando o Universo

19h – Uma breve história da vida

20h- Passaporte para o Cosmos

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Devem ser adquiridos antes da sessão, na bilheteria do Planetário

Agendamento de escolas

No site: https://www.planetariorubensdeazevedo.com.br/ , no link “Agendamentos”.

Mais informações 85 3488.8639