XXI Ceará Junino 2019: etapas regionais dos Festejos Juninos começaram

17 de junho de 2019 - 17:10 # # # #

Até 14 de julho, ocorrem as 21 etapas regionais dos Festejos Juninos que disputarão o XVI Campeonato Estadual do Ceará Junino 2019

O São João já está acontecendo em todo o Ceará. Os Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas integram o XXI Ceará Junino 2019 e constituem as disputas das etapas regionais do Campeonato Estadual do Ceará Junino 2019. As atividades tiveram início no último dia 15 de junho, realizado pela Associação de moradores e amigos do Jardim América e bairros vizinhos – AAJA, e seguem até o dia 07 de julho,Alto Santo, passando por Missão Velha, Alto Santo, Granja, Fortaleza, Maracanaú, Tarrafas, Senador Pompeu, Fortaleza, Canindé, Fortaleza, Russas, Meruoca, Guaramiranga, Chorozinho, Nova Russas, Paracuru, Quixelô, Guaraciaba do Norte, totalizando 21 etapas. Os vencedores das etapas regionais disputarão o XVI Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Esta grande celebração da cultura popular, festeja a diversidade e a riqueza cultural do Ceará, um dos estados do nordeste em que o movimento junino tem mais força. Os festejos juninos movimentam a economia nos municípios e mobilizam a população, contribuindo para a geração de emprego e renda, assim como para o fortalecimento da nossa identidade, para a continuidade da tradição e para que novas gerações se somem nessa manifestação.

Todos os Festivais Regionais que ocorrem neste período foram selecionados através do XXI Edital Ceará Junino 2019, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado, contribuindo para valorizar as manifestações tradicionais da sociedade e para democratizar o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais. Além permitir o apoio à realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino.

Investimento no XXI Edital Ceará Junino 2019

Para este vigésimo primeiro Edital Ceará Junino, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está investindo um total de R$ 3.150.000,00 (três milhões, cento e cinquenta mil reais), em 136 (cento e trinta e seis) projetos apoiados em todas as regiões do Estado nas categorias Quadrilhas Juninas Adultas (86), Quadrilhas Infantis (14), Quadrilhas Juninas da Diversidade (14), Festival Regional de Quadrilhas Juninas (21) e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino(1), que encerra o ciclo junino de 2018. Os incentivos pretendem contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado; democratizar o acesso aos bens, serviços e o uso de equipamentos e espaços culturais, bem como fomentar os processos de criação, produção, difusão, formação, pesquisa, intercâmbio e fruição das expressões artísticas e culturais cearenses, com ênfase nas políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura no Estado.

21 anos de valorização do Ciclo Junino Cearense

A realização dos Festejos Regionais no período que antecede o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino reforça as diretrizes do governo do Estado de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de afirmação da cultura cearense e de valorização das tradições populares. Além disso, é um marco importante na histórica e economia cearense.

Etapas Regionais dos Festejos Juninos

As 21 etapas dos Festejos Regionais são abertas ao público, e podem ser conferidas conforme este calendário. Participe!

Capital (Fortaleza)

Festival de Quadrilhas Raízes do Meu Ceará – 05 e 06 de julho, às 18h, em Fortaleza –  Rua Alagoas esquina com a Av. João pessoa. Praça Jucelino Kubitschek.

25º Festival de Quadrilhas Juninas do Bairro Ellery – 28 e 29 de junho, em Fortaleza

XII Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América – Etapa Ceará Junino – 15 e 16 de junho, em Fortaleza

Festival de Quadrilhas Juninas Pagode Sertanejo – 20 e 21 de junho, em Fortaleza

Região Metropolitana

31° Festival Metropolitano de Quadrilhas Juninas – 17 e 18 de junho, em Maracanaú

Chorozinho na Terra do Menino Jesus é Noite de São João – 28 e 29 de junho, em Chorozinho

Cariri

II Festival Junino de Jamacaru – 29 e 30 de junho, em Missão Velha

Tarrafas Junino – A fé move corações no Vale dos Bastiões – 28 e 29 de junho, em Tarrafas

Vale do Jaguaribe

III Alto Santo Junino: Cordel e Tradições – 6 e 7 de julho, em Alto Santo

IX Arraiá Vila Junina 2019 – 4 e 5 de julho, em Russas

Litoral Norte

II Arraial de Todos – 22 e 23 de junho, em Granja

Sertão Central

V Arraiá São João do IFCE: Trilhando os caminhos da cultura no Sertão Central – 26 e 27 de junho, em Senador Pompeu

Sertão de Canindé

Arraiá Festeja Canindé 2019 Cultura Viva, Terra de Arte – Trazendo para o Arraiá nossos Mestres da Cultura Popular – 28 e 29 de junho, em Canindé

Sertão de Sobral

VI Festival Meruoca Junino – 5 e 6 de julho, em Meruoca

Maciço de Baturité

Guaramiranga Junina – 5 e 6 de julho, em Guaramiranga

Sertão de Crateús

Chitão de Nova Russas – O Ceará Junino na Capital do Crochê – 21 e 22 de junho, em Nova Russas

Litoral Oeste/ Vale do Curu

São João dos Ventos – 5 e 6 de julho, em Paracuru

Centro Sul

Chitão de Quixelô – 5 e 6 de julho, em Quixeló

Serra da Ibiapaba

Festival Regional de Quadrilhas Juninas – Pentarraiá 2019 – Forró, Quermesse e Quadrilhas – 3 e 4 de julho, em Guaraciaba do Norte.