Nota de Pesar – Haroldo Serra

16 de junho de 2019 - 09:38 # # # #

O Mestre do teatro Cearense nos deixou, aos 84 anos, o corpo do teatrólogo será velado no Parque da Paz neste domingo (16).

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) se despede hoje e agradece a arte e a vida do nosso Mestre do Teatro Cearense, Haroldo Serra. O teatrólogo faleceu aos 84 anos, em Fortaleza. O velório acontecerá no Parque da Paz neste domingo (16), às 10h. A missa de corpo presente será às 15h e o sepultamento às 15h30.

Partiu o Mestre Maior do Teatro Cearense. As cortinas se abrem para reverenciar aquele que fez do palco sua missão, do seu talento sua alegria. Durante 67 anos, fez beleza nos tablados, nos presenteou com dezenas de personagens e histórias. Viva Haroldo!

Haroldo seguirá conosco, como semente viva, em cada apresentação da Comédia Cearense, em que cada lembrança que nos deixa. E nesse “grand finale”, o Theatro José de Alencar, sua grande morada, abre as portas na segunda-feira, dia dos seu 109 anos de existência, com programação especial de aniversário e também de despedida e homenagens para o nosso grande ator.

“Deus abre as cortinas do céu para receber nosso querido Mestre Haroldo Serra. Peço que Ele dê conforto à sua família, dona Hiramisa e à sua família, Hiroldo. Vamos reverencia-lo e agradecer por sua existência. O aniversário de 109 anos do Theatro José de Alencar será um dia de homenagens a um dos maiores homens de teatro que já passaram por esta  casa.”, afirma Selma Santiago, diretora do TJA.

A Secult reverência nosso grande mestre. Ele que sempre esteve conosco, em cada atividade e programação. Que nos inspirou a construir políticas, que inspirou toda uma geração, que lotou casas de espetáculos do Ceará, que fez história e segue nos horando. Diversos foram os encontros nesses últimos anos – diversos encontros, lançamentos de livros e de peças teatrais da Comédia Cearense, foi homenageado também, em 2017, pela Secult na reabertura do anexo do TJA e da biblioteca do Teatro.

CELEBREMOS A ARTE E O OFÍCIO DO MESTRE HAROLDO SERRA

“A história do teatro e das artes cênicas do Ceará se fundem com a vida e com a obra do Haroldo Serra. Elas estão entrelaçadas, uma existe com a outra. Vem de seu repertório sertanejo de Tamboril, de suas passagens pelas rádios de Fortaleza e na fundação da Comédia Cearense, a quem dedicou todo seu ofício como ator, diretor, dramaturgo e empresário do ramo.

O Theatro José de Alencar foi também uma grande paixão onde ele construiu uma bela história, seja atuando com suas peças, seja como diretor do equipamento, agitando e dinamizando a cena artística e cultural de Fortaleza e do Ceará em sua gestão à frente do TJA.

Para além do ator e dramaturgo, celebramos o Mestre Haroldo Serra. O grande educador que compartilhou com amor e generosidade sua arte, seu ofício, seus saberes e conhecimentos para muitas gerações de atores, artistas, diretores teatrais e produtores culturais.

Celebremos sua memória, sua vida e sua arte. O Grupo Comédia Cearense seguirá seu legado com seu filho Hiroldo Serra que herdou do pai a arte, mas também o ofício e compromisso de seguir em frente com essa jornada tão bonita iniciada por seu pai, sempre em parceria e confabulação com a Dama Hiramisa Serra. A ela e todos os familiares, nossos mais profundos sentimentos e abraços ternos”

* Guardo comigo dois presentes preciosos que o Mestre Haroldo me regalou: uma apresentação que fiz para seu livro de contos “tamborianos” e um envelope de carta emoldurado com um carimbo e selo comemorativo do Theatro José de Alencar à época em que ele estava como diretor do equipamento, na década de 1970.

Fabiano dos Santos Piúba
Secretário de Cultura do Estado do Ceará

“A primeira vez que entrei no Theatro José de Alencar foi à convite de uma amiga para ver um ensaio de uma peça de teatro.  Recém  chegado do Crato, fui num sábado à tarde ao TJA, ao chegar fiquei fascinado com o que vi. O teatro, o movimento das pessoas e um senhor que conduzia tudo com maestria. Nesse tempo eu já sonhava em fazer teatro. Terminado o ensaio,  fui conversar com a minha amiga e perguntei quem era aquele senhor e ela me disse, fazendo altos elogios, que era o Haroldo Serra. Mais tarde, já estabelecido na cidade, comecei a frequentar o TJA e outros locais da cidade. Em todos os locais,  encontros e fóruns de teatro sempre se falava do Haroldo Serra e da sua querida Hiramisa Serra. Haroldo Serra sabia ser, além de ator, diretor, condutor de uma companhia de teatro respeitada a Comédia Cearense, uma pessoa que sabia cativar amizades, afetos e admiradores. Nunca cheguei a trabalhar com Ele, mas aprendi muito com o Haroldo. Nas vezes que o encontrava sempre me dizia algo valioso para o teatro e para o bem viver. Sempre falava comigo pegando no meu braço e, sem mudar o tom de voz suave, me passava, mais que informações, ensinamentos para a vida. Haroldo Serra levou e elevou o nome do Ceará e da nossa artes cênicas para outras partes do país por meio do seu fazer teatral. Seu nome está gravado na história do Ceará e do Brasil e os palcos irão sentir uma falta danada desse gentleman da ribalta. Todas as luzes e muita paz para o Mestre Haroldo Serra”, afirma Fernando Piancó, diretor do Teatro Carlos Câmara.

Conheça Haroldo Serra 

Haroldo Serra comemoraria, em 2019, 62 anos de sua estreia nos palcos. Em setembro de 1957, subiu aos palcos pela primeira vez em “Lady Godiva”, de Guilherme Figueiredo. Naquele mesmo ano, fundou a Comédia Cearense, um dos grupos de teatro mais antigos do País. Aos 16 anos, já em Fortaleza, trabalhou na Rádio Iracema. Exerceu a profissão de radialista por 14 anos. Nos anos 50, cria o Teatro Experimental da Arte, ao lado de B. de Paiva, Marcus Miranda e Hugo Bianchi. A Comédia Cearense nasce pouco depois.

Haroldo Serra dedicou-se exclusivamente ao teatro através da Comédia Cearense, ao lado da mulher, Hiramisa Serra, também atriz e exímia figurinista, e do filho Hiroldo Franklin Serra, atual diretor do grupo. Pela companhia ultrapassaram a marca de 100 espetáculos apresentados. Entre os prêmios conquistados, destacam-se os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Cenógrafo – no Festival de São José do Rio Preto (SP). Trouxe para o Ceará ainda os troféus de Melhor Espetáculo com a peça de Gastão Tojeiro, “O Simpático Jeremias”, e de Melhor Espetáculo pela Comissão Julgadora e Júri Popular com a peça “O Morro do Ouro”.

A Secult deseja serenidade e paz para familiares e amigos nesse momento de dor e partida! Que Haroldo Serra siga na luz!

Fortaleza, dia 16 de junho de 2019