Nota de Pesar: Padre Ágio

12 de junho de 2019 - 11:21 # # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e a Vila da Música comunicam, com pesar, o falecimento do nosso querido “Padre do Amor”, nosso Monsenhor Ágio Augusto Moreira, fundador da Escola de Educação Artística Heitor Villa – Lobos e que fez canções na vida de centenas de jovens e de trabalhadores rurais do Belmonte. Sua partida é momento de saudade, mas também de muita gratidão e celebração da sua arte. A Secult agradece seu legado, entrega, sua missão! Ágio é luz, e seguirá semeando emoções, canções e corações!

A Secult comunica ainda, nesse momento de partida, que o velório acontece na Sociedade Lírica do Belmonte – SOLIBEL durante a tarde e noite desta quarta-feira, dia 12/06. Na quinta-feira, dia 13/06, acontece um cortejo, às 8h, que segue para a Vila da Música, onde acontecerão, às 10h e às 15h, duas missas. Às 16h, acontece o encerrando das homenagens, com o sepultamento na Capelinha Nossa Senhora das Graças.

Um Ceará regido pela epifania do amor!

A Vila da Música, primeiro equipamento cultural de competência do Estado no Interior, é fruto da parceria do Governo do Ceará – através da Secretaria da Cultura – com a tradicional escola de música Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A instituição cratense tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes estas que foram incorporadas à Vila da Música, fomentando a cidadania através da educação musical e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável. “A Vila da Música existe porque existia Padre Ágio e a Solibel. Foi no encontro de vida, de amizade de espírito público entre Camilo e Padre Ágio que nasceu a Vila da Música”, afirma Fabiano Piúba, secretário da Cultura.

Na inauguração da Vila da Música em 2017, o Governador do Ceará, Camilo Santana celebrou o Padre e seu legado: “Esse equipamento tem um simbolismo muito forte. A Solibel tem uma história na região do Cariri. Desde que eu era menino, quando passava pelo Belmonte, parava para ver o trabalho feito pelo Padre Ágio, levando música a filhos de agricultores, com apresentações que sempre nos emocionava. Aqui nós resolvemos abrir esse espaço, que firma o reconhecimento do Governo do Estado ao trabalho da Solibel. Me emociono em entregar esse equipamento, porque ele significa muito para mim, para minha família e para a região”, declarou Camilo Santana.

Solibel – A força motivadora de Monsenhor Ágio Augusto Moreira iluminou a criação da Escola de Educação Artística Heitor Villa- Lobos, em 1967, e posteriormente a fundação da Sociedade Lírica do Belmonte – SOLIBEL, criada em 1973. De natureza filantrópica, a SOLIBEL é mantenedora da Escola Heitor Villa-Lobos, cujo objetivo é promover a Educação Musical de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do distrito do Belmonte e adjacências, através da prestação de serviços em educação musical.

Festival Cordas Ágio – Dessa parceria entre as escolas, surgiram muitas ações, uma delas tem sido a realização do Festival Cordas Ágio que teve sua primeira edição em 2012, na Sociedade Lírica do Belmonte, no município do Crato-CE. A SOLIBEL desenvolve um trabalho de formação musical com crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade há 50 anos. A proposta do Festival Cordas Ágio nasceu do entendimento de que seus alunos precisam fortalecer a sua aprendizagem e a partir da troca de experiências e conhecimentos construir novos patamares de valorização das suas identidades musicais galgando a profissionalização e a formação superior em música, inclusive, para preservar nas gerações futuras o seu patrimônio artístico e cultural. Em 2019, uma nova edição do Festival Cordas Ágio já segue em fase de planejamento.

A Secult deseja serenidade e paz para familiares e amigos nesse momento de dor e partida! Que nosso Monsenhor siga na luz!

Fortaleza, dia 12 de junho de 2019