Confira a lista de selecionados para os Cursos Básicos (Junho/2019) da Escola de Gastronomia Social

7 de junho de 2019 - 17:54

São 120 vagas para 6 cursos práticos e teóricos. A seleção foi feita por ordem de inscrições no site da Escola

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco inicia, no próximo dia 10, as aulas dos Cursos básicos e gratuitos de curta duração. As inscrições para as 120 vagas em 6 cursos aconteceram nos dias 5 e 6 de junho. No total, 1532 inscrições foram realizadas. Os inscritos selecionados, de acordo com a lista abaixo, deverão comparecer ao primeiro dia do curso escolhido com documento de identificação. Caso não compareçam, a vaga será repassada para quem estiver na lista de espera.

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DOS SELECIONADOS – Link direto: https://docs.google.com/document/d/1jckYxCAY9jF4QiAeCHI1O3g5zTxM9H6aZ8UEoYPInAA/edit

Sobre a Escola

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. DiasBranco, que financiou a sede e fez a doação para o Estado. O centro de formação oferece cursos gratuitos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação. O público-alvo da escola são jovens e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço: Cursos Básicos

Dia 4/06 – Lançamento da programação de cursos livres

Dias 5 e 6/06 – Inscrições

Dia 7/06 – Divulgação dos selecionados por ordem de inscrição e da lista de espera – Link direto: https://docs.google.com/document/d/1jckYxCAY9jF4QiAeCHI1O3g5zTxM9H6aZ8UEoYPInAA/edit

Os inscritos selecionados e os que ficaram na lista de espera devem comparecer no primeiro dia do curso para o qual se inscreveram. Caso os inscritos não compareçam, as vagas remanescentes serão repassadas para quem está na lista de espera.

Programação completa abaixo.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091.

PROGRAMAÇÃO – CURSOS BÁSICOS – JUNHO/2019

Bolos Juninos (12h) – Turma 1

Aprenda a preparar massas básicas da confeitaria, utilizando ingredientes tipicamente nordestino para elaboração de bolos regionais, bem como a aplicação dos princípios básicos de higiene e manipulação de alimentos.

Período: 11. a 13.06.2019 Horário: 8h30 às 12h

Bolos Juninos (12h) – Turma 2

Período: 11. a 13.06.2019 Horário: 13h30 às 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Fichas Técnicas: Preparação e Precificação (20h)

Aprenda neste curso como elaborar e preencher corretamente os modelos de ficha técnica de preparação e precificação. A padronização das receitas, a organização das preparações, o controle de custos e a definição do preço de venda são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 17. a 24.06.2019 Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Técnicas dos Serviços de Garçom (40h)

Capacitar o aluno para executar técnicas de serviços de atendimentos em alimentos e bebidas de acordo com as regras de cada modalidade.

Período: 10. a 24.06.2019 Horário: 8h30 às 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Engenharia de Cardápios (20h)

Aprenda as técnicas de montagem e elaboração de cardápios, desde o layout até as fichas técnicas de preparação e custo, otimizando o uso de ingredientes e sua lucratividade.

Pré-requisitos: A partir de 18 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 10. a 14.06.2019 Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos (20h)

Possibilita ao participante os conhecimentos sobre Programa de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com a legislação sanitária vigente, utilizando técnicas de higiene pessoal, de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo.

Pré-requisitos: Profissionais que atuam ou que pretendem atuar em qualquer estabelecimento do segmento de alimentação, tais como: cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras; proprietários e gerentes de empresas de alimentos; técnicos de nutrição e de alimentos; entre outros.

Período: 10. a 14.06.2019 Horário: 18h às 21h30