Mostra de cinema do Porto Iracema das Artes homenageia cineasta Agnès Varda

5 de junho de 2019 - 12:24 # # # #

A diretora belga faleceu em 28 de março de 2019. Durante os meses de junho e julho, a mostra exibirá 36 filmes, com 24 debatedoras em 21 sessões divididas em diferentes espaços de Fortaleza.

Organizado pelo Cena Cineclube e pelo Cineclube Âncora, do Porto Iracema das Artes, o Circuito MERCI, VARDA! ocupará diversos espaços da Cidade de 8 de junho a 26 de julho, em quase 50 dias e 21 sessões. A Mostra é uma homenagem à cineasta belga radicada na França, Agnès Varda, falecida no último mês de março, aos 90 anos. A ação cineclubista exibirá, ao todo, 36 obras da cineasta, com debates conduzidos por mulheres do cinema e das artes em geral. A primeira sessão já acontece no próximo sábado, dia 8 de junho, com uma interação entre cinema, poesia e música. Será no pátio do Porto Iracema das Artes, a partir das 19h. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Ao longo dos seus 60 anos de carreira, Varda tornou-se um expoente mundial no cinema ao ficar sempre ao lado das mulheres, dos artistas e dos trabalhadores em suas obras. O Circuito MERCI, VARDA! vem em forma de gratidão e afeto por seu engajamento no mundo e na relação sempre generosa com as pessoas que filmou e o seu público. Na programação, serão realizadas sessões semanais, durante os meses de junho e julho, em espaços como o Porto Iracema, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, o Cuca Jangurussu, o Cineclube Ser Ver Luz (na comunidade do Titanzinho), o Cinema do Dragão e a Praia dos Crush (antiga Praia do Lido, numa parceria com o Instituto Iracema e o Centro Cultural Belchior).

Entre as mulheres debatedoras estão 24 artistas, professoras e pesquisadoras da obra de Agnès, que conduzirão as conversas em escolas, praias e nas periferias da Cidade. Integram este time Aline Albuquerque, Alessandra Marques, Beatriz Furtado, Bete Jaguaribe, Camila Vieira, Carolinne Vieira, Carolina Vieira, Cláudia Mesquita, Fabíola Gomes, Flávia Memória, Iana Soares, Janaína Marques, Kamilla Medeiros, Luciana Vieira, Lis Paim, Manoela Ziggiatti, Maria Helena Bernardes, Marília Oliveira, Mona Gadelha, Nina Rizzi, Nina Kopko, Rúbia Mércia, Sabrina Araújo e Virgínia Pinho.

ABERTURA E ENCERRAMENTO
Na abertura e no encerramento do circuito, uma programação especial ao ar livre será construída para homenagear de forma poética a cineasta, que já esteve pessoalmente em Fortaleza no ano de 2009. Essa passagem foi registrada em um dos episódios da série “Agnès daqui e dali Varda” (2011). A primeira sessão, dia 8 de junho, às 19h, é um ritual de agradecimento intitulado de “Um rendez-vous com Agnès”, seguido de brinde coletivo e com exibição de curtas-metragens da diretora. Na ocasião, acontecerá também a performance musical “Um minuto sonoro, uma imagem”, com o grupo Sila Crvs A.O.A, inspirada pelas imagens do filme “Um minuto para uma imagem”, realizado por Varda em 1983.

Já no encerramento da Mostra, será exibido o filme “As Praias de Agnès” (2008), no dia 26 de julho, numa sessão ao ar livre na Praia dos Crush, com debate conduzido pela professora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Furtado.

CONCURSO CULTURAL DE CARTAZES

Além das sessões, o Porto Iracema também realiza o Concurso Cultural de Cartazes que premiará a produção artística em torno da filmografia de Varda. O resultado do Concurso Cultural de Cartazes também será divulgado na sessão de encerramento da programação. Na ocasião, o 1º e 2º cartazes mais votados pelo público, por meio do site da Escola, receberão, respectivamente, os prêmios de 3 meses e 2 meses de acesso gratuito às sessões do Cinema do Dragão com direito a um acompanhante. As inscrições para o Concurso seguem até o dia 21 de junho.

Outros curtas ainda serão exibidos numa instalação fixa no pátio do Porto, aberta até 31 de julho, e intitulada de “Mostra Curta Cartazes”. O espaço divulgará ainda os cartazes participantes do Concurso e que estarão disponíveis para votação do público por meio do site da Escola.

SOBRE AGNÈS VARDA

Agnès Varda nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 30 de maio de 1928, como Arlette Varda. Seu pai era grego e sua mãe, francesa. Estudou História da Arte na École du Louvre antes de conseguir um emprego como fotógrafa oficial do Teatro Popular Nacional, em Paris. Neste período, incentivada pelos cineastas Chris Marker e por Alain Resnais, realizou seu primeiro longa-metragem, “La Pointe Courte” (1954), um ensaio sobre a vida de um casal numa vila de pescadores. Despontou ali como um dos grandes nomes do cinema francês.

Seu trabalho é precursor da nouvelle vague francesa, pois suas primeiras obras claramente apresentam as tendências estéticas mais tarde adotadas pelos homens diretores daquele movimento. Casada com o também cineasta Jacques Demy – sobre quem realizou os filmes “Jacquot de Nantes” (1991) e “O Universo de Jacques Demy” (1995) – Varda construiu uma carreira extremamente prolífica e eclética. Somando mais de 50 obras produzidas, entre curtas e longas-metragens, além de trabalhos instalativos, realizou documentários por encomenda, como “Ó Estações, ó Castelos” (1958), e projetos mais pessoais, como os magníficos “Os catadores e eu” (2000) e “As praias de Agnès” (2008), além filmes de ficção clássicos na história do cinema, como “Cléo das 5 às 7” (1962), “As duas faces da felicidade” (1965), entre outros.

Em 2019, Varda se despediu do mundo e do cinema com o seu último filme, “Varda por Agnès”, um testamento cinematográfico daquela que é uma das maiores artistas de todos os tempos.

SOBRE O CENA CINECLUBE
Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo CENA 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes. Ele tem como proposta estimular a formação de público e de repertório por meio do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo exibidos em ciclos temáticos e sessões especiais.

SOBRE O CINECLUBE ÂNCORA
Exibição pública e gratuita de filmes, seguida de debate entre convidados e público, o Cineclube Âncora nasceu como iniciativa espontânea dos alunos da turma de 2017 dos Cursos Básicos de Audiovisual do Porto Iracema. Em parceria com a Escola, as exibições são realizadas todas as sextas-feiras, sempre abertas a todos os cinéfilos de Fortaleza.

SERVIÇO
O que: “Mostra de cinema do Porto Iracema das Artes, Circuito MERCI, VARDA! Homenageia cineasta Agnès Varda”
Quando: 8 de junho a 26 de julho
Onde: Porto Iracema das Artes e mais seis espaços culturais de Fortaleza (Cinema do Dragão, Cuca Jangurussu, Vila das Artes, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Cineclube Ser Ver Luz, Centro Cultural Belchior)
Veja a programação completa AQUI
GRATUITO