XXI Edital Ceará Junino: Seminário de Formação para Pesquisadores

4 de junho de 2019 - 15:27 # # # #

O Seminário de Formação e Processo de Seleção Simplificado para Pesquisadores do XXI Ceará Junino, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com a produção do Instituto Assum Preto, está com inscrições abertas de 4/6/2019 a 6/6/2019, pelo Mapa Cultural do Ceará: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1473/.

Dando seguimento e fortalecendo o caminho da Pesquisa nos editais dos ciclos da cultura popular, o XXI Ceará Junino terá uma Comissão de Pesquisadores acompanhando as 21 etapas regionais e o Campeonato Estadual Festejos Juninos.

Será oferecida aos candidatos uma formação de 8h/a e aplicada uma atividade avaliativa que resultará na classificação e seleção dos participantes que assumiram a função de pesquisadores.

Os pesquisadores irão desenvolver um Relatório de Acompanhamento e Pesquisa resultante do trabalho de levantamento de dados, registro de informações, documentação escrita e visual junto aos grupos de quadrilhas participantes, ao público e aos promotores do evento durante a realização do festival.

O Processo de Seleção Simplificado para os interessados em compor a Comissão de Pesquisadores do XXI Ceará Junino, estabelece como critérios para inscrição dos candidatos:

1) ter nível superior (completo ou em curso – comprovar com cópia do diploma ou declaração de matrícula atualizada);

2) ter atuação cultural (desejável também na área da cultura junina – ter currículo cultural no mapa da cultura e comprová-lo com fotos, vídeos e outros documentos anexos na plataforma);

3) Não estar impedido por uma das três situações previstas em edital:
a. Sua atuação na comissão de pesquisa configure conflito de interesse;
b. Tenha participado da comissão de avaliação e seleção da Proposta do Edital;
c. Compor a equipe técnica/produção de projetos inscritos/aprovados neste Edital;

4) Não estar com pendência(s) junto à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará de entrega de relatórios de pesquisas dos anos anteriores nos Editais dos Ciclos da Cultura Popular.

A seleção limita-se a 50 inscrições finalizadas no Mapa Cultural;

Quantidade de 30 vagas.

A convocação será por ordem de Classificação de acordo com a necessidade da Secult/Instituição selecionada, a fim de garantir a quantidade de pesquisadores prevista no item 1.5 do Anexo V – Termo de Referência do XXI Edital Ceará Junino 2019.

Serão ofertadas 22 (vinte e dois) vagas para compor a Comissão de pesquisadores do XXI Edital Ceará Junino 2019.

CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO TÉCNICA:

A – Tempo de  Experiência na área da Cultura e Cultura Popular Tradicional nos últimos 5 anos:

EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE CULTURA POPULAR E TRADICIONAL

4 a 5 anos

04 pontos

2 a 3 anos

03 pontos

1 ano

02 pontos

B – Grau de  Escolaridade, conforme comprovação:

FORMAÇÃO

3,5 pontos

2,5 pontos

Especialização

1,5 pontos

Graduação*

1,0 ponto

* Pontuação apenas para graduações concluídas

C – Grau de Qualificação Profissional com ênfase no Ciclo Junino:

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PONTUAÇÃO

Histórico de participação comprovada em atividades de pesquisa e formação.

De 01 a 02 atividades comprovadas

3,0 pontos

De 03 a 04 atividades comprovadas

3,5 pontos

De 05 ou mais atividades comprovadas

4,5 pontos

Nos casos dos candidatos que obtiverem a mesma quantidade de pontos, serão utilizados, na ordem que se segue, os seguintes critérios de desempates:

1. maior pontuação no letra C;

2. maior pontuação no letra A;

3. maior pontuação no letra B e;

4. o que possuir maior idade.

A pontuação máxima atribuída ao candidato será de 12 (doze) pontos, considerando a soma das letras A, B e C.

Calendário – Seminário de Formação e Processo de Seleção Simplificado para Pesquisadores do XXI Ceará Junino

Inscrições dos Pesquisadores: 4 a 6 de junho, pelo site: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1473/

Divulgação do nome dos participantes do Seminário: 7 de junho

Seminário de Formação: 10 de junho (participação obrigatória)