NOVO LOCAL: Seminário de Formação de Jurados e Presidentes de Mesa do XXI Ceará Junino

3 de junho de 2019 - 10:45 # # # #

O Seminário de Formação de Jurados e Presidentes de Mesa do XXI Ceará Junino, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com a produção do Instituto Assum Preto, acontece nos dias 08 e 09 de junho, no Auditório do Metrofor (Praça da Estação – Centro), no primeiro dia das 8h às 16h e no segundo dia das 8h30 às 12h. Também no domingo será aplicada a prova aos candidatos inscritos, cujo resultado apontará os 126 jurados e 21 presidente de mesa que participarão das etapas regionais.

Nesta edição o Seminário tem como objetivo capacitar e reforçar as temáticas pertinentes às áreas artísticas que compõem a manifestação quadrilha junina, quais sejam: teatralidade, musicalidade, dança e visualidades, todas estas interligadas pelo “tema” que será debatido à luz da reflexão sobre a diversidade histórica, social, política e cultural que se apresentam a partir das escolhas de cada grupo. Terão ênfase também nessa abordagem a temáticas dos destaques da quadrilha junina: noivas e noivos, rainhas e marcadores.

Os convidados para as mesas e palestras são profissionais de reconhecida atuação acadêmica e/ou artística e pesquisadores da cultura junina: Cícera Barbosa, Emmanuel Carneiro, João Filho, Jorge Ramos. Todas as falas serão mediadas por integrantes do Comitê Gestor do Ceará Junino e técnicos da Secretaria da Cultura.

As inscrições serão feitas obrigatoriamente pelo Mapa Cultural, conforme link a seguir: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1362/

Seminário de Formação de Jurados do Ceará Junino

“Eu juro à São João” – 08 e 09 de junho de 2019

Inscrições e Credenciamento

Fala de abertura – A diversidade dos Festejos Juninos no Ceará

Luisa Cela – Secretária Executiva da Cultura / Presidente do Comitê Ceará Junino

Alênio Carlos – Coordenador Patrimônio Cultural e Memória – COPAM

Mesa 1 – Temas e destaques da quadrilha

Palestrante: Cicera Barbosa – historiadora, professora da rede pública, atua no movimento junino como pesquisadora, jurada e palestrante. Tem conhecimento e discute no movimento junino questões étnico-raciais, de gênero e questões sociopolíticas e pode entrelaçar estas questões com a abordagem dos temas e dos destaques nas quadrilhas juninas.

Palestrante: Lucivânia Souza, mulher trans, assistente social e professora, trabalha com questões de gênero. Ex-brincante de quadrilha junina da cidade de Caucaia.

Mediação: José Anchieta Cunha (Comitê Gestor)

Debate

Almoço

Mesa 2 – Música e Dança / Teatro e Visualidades

Palestrante: Emmanuel Carneiro – professor (IFCE), educador físico, com vasta experiência na área da dança e conhecimento musical, ex-brincante e coordenador de grupos juninos;

Palestrante: Jorge Ramos – ator e diretor, formado em Teatro (UFC), tem longa participação no movimento junino atuando na representação, escrita e direção de casamentos juninos, bem como na composição dos elementos cênicos e cenográficos.

Mediação: Poliana Santos (Comitê Gestor)

Mesa 3 – Jurados e Presidentes de Mesa / Realizador de Festivais e Avaliadores

Palestrante: João Rosa Coelho Filho – professor da rede de ensino privada em nível superior, atuante no movimento junino, tem acompanhado as formações juninas discutindo as questões de ética e postura  dos profissionais da cultura junina.

Mediação: Ticianne Marques (SECULT)

Café da manhã

Mesa 4 – Regulamento dos Festivais / Concurso Estadual

Palestrante:  Valéria Sousa (SECULT)