Secult participa do II Seminário Internacional Mais Infância

30 de maio de 2019 - 12:15 # #

Secult participa do II Seminário Internacional Mais Infância – importantes debates sobre cultura, contextos sociais e políticas públicas

Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará, participou, no Centro de Eventos, no dia 29 de maio, do II Seminário Internacional Mais Infância. Um importante debate sobre cultura em perspectivas local e global tomou conta do auditório. A mesa “Do direito à cultura, ao esporte e ao lazer” trouxe a participação da diretora do programa de doutorado da Universidade de Shetfield, no Reino Unido, Becky Parry, que palestrou sobre “Infância de ontem e de hoje: a interferência do mundo digital”, do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, com “Um mundo aberto: a cultura na primeira infância”, o consultor do Instituto Alana, Gandhy Piorski, com o tema “Natureza que educa: a criança livre e conectada com sua essência”.

Após dois dias de muitas trocas de experiência sobre o tema “A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável”, o II Seminário Internacional Mais Infância Ceará teve o seu encerramento na noite desta quarta-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará. Durante a última tarde de debates, foram apresentados para reflexão pesquisas e vivências de gestores e especialistas em áreas como cultura, contextos sociais e políticas públicas voltadas à primeira infância.

Confira aqui artigo “A criança é a dona do mundo e o mundo é a cultura”, do secretária Fabiano Piúba, apresentado durante o evento

Encerramento

O fim das atividades do seminário foi marcado pela mesa redonda composta pela primeira-dama do Estado e idealizadora do programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana, e a primeira-dama de Fortaleza, Carolina Bezerra. Ativas nas políticas públicas para crianças, as duas falaram de experiências de sucesso para a infância no Estado e na Capital. O momento teve moderação da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Onélia Santana destacou o compromisso do Governo do Ceará com as ações do Mais Infância para transformar a vida de famílias e garantir o desenvolvimento integral das crianças nos municípios cearenses. A primeira-dama também saudou os participantes do seminário, afirmando ser de grande relevância para o futuro momentos de troca de experiências como o realizado esta semana.

“Quero agradecer a todos que ficaram conosco esses dois dias focados e mergulhando nas fundamentações teóricas de palestrantes renomados nacional e internacionalmente. A ideia foi trazer a teoria do que é que estão estudando sobre a infância no mundo, com indicadores apresentados de experiências reais e exitosas. Isso servirá para se ter firmeza em futuras decisões de gestores públicos sobre políticas para o desenvolvimento infantil”, discursou.

Carolina Bezerra falou de ações para a infância em Fortaleza, destacando que o exemplo dado pelo Governo do Ceará tem tudo para mobilizar todos os gestores municipais. “A gente precisa investir na criança. Nós, dos municípios, precisamos colocar na mesa os planos para a infância. Em Fortaleza temos levado isso como prioridade e assim ajudamos para que outras cidades se inspirem e também tomem essa causa para si”.

Saiba mais: II Seminário Internacional Mais Infância chega ao fim com debates sobre cultura, contextos sociais e políticas públicas