Nota de pesar – Mestre Antônio Hortênsio

28 de maio de 2019 - 12:46 # #

Com grande tristeza nos despedimos nesta terça-feira (28/5) do Mestre Antônio Hortênsio, Rabequeiro de Varjota/ Ibiapaba. Nascido em 4 de julho de 1928, no município de Reriutaba – Ce, herdou de seu pai não apenas o nome, mas também o gosto pelo ofício no trato da madeira e seus variados recursos. E, já aos 15 anos, construiu sua primeira Rabeca.

Mestre Hortênsio tocava, além de rabeca, outros instrumentos de corda, como violão e cavaquinho. Consertava e afinava harmônicas, sanfonas. Descoberto pelo escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho, era possuidor de um saber em risco de extinção, “tocava de ouvido”, mas com poucos registros de suas composições.

Presença certa nos Encontros Mestre do Mundo, realizados anualmente pela Secult, Antônio Hortênsio recebeu o título de Mestre da Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em 2005, na expressão Rabequeiro, e o título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, no ano de 2016.

Mestre Hortênsio está sendo velado em sua residência, na comunidade do Olho d’água dos Trajanos. Varjota, Ibiapaba. O Sepultamento ocorrerá no final da tarde na localidade.

Que Antônio Hortênsio siga na paz e na lua!
A Secult celebra sua vida, sua arte, seu sorriso, sua rabeca!
Nosso eterno agradecimento, mestre!