TJA: Programação do Theatro de Portas Abertas comemora os 21 anos de “Tita e Nic”

15 de maio de 2019 - 12:52 # # #

 

Nesta sexta-feira, dia 17/05, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abre as portas para mais um dia de programação gratuita. Atividades como a visita guiada tradicional e a “Visita Espetacular, uma Aventura no Theatro José de Alencar”, para as crianças, começam às 9h. A programação também conta com a apresentação da musicista Sueli Helena na Hora do Angelus, às 18h, além da Mostra CITA da 36ª e 37ª turmas do Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA, no mesmo horário. Por fim, é dia de comemorar os 21 anos de apresentação ininterrupta do espetáculo “Tita e Nic”, que tem início às 19h.

21 Anos do Tita e Nic

O espetáculo “Tita e Nic” é uma sátira do clássico audiovisual “Titanic”. Conta a a história do romance entre Nic Santoro, um homem pobre, e Tita Lacraia, uma aristocrata, e tem início às 19h.

No palco, seis atores se revezam para interpretar os 2,5 mil personagens com o melhor do humor cearense no famoso navio, que na peça ganha o nome de ‘Lamparina do Mucuripe’, uma jangada inafundável. A montagem é da Cia. Cearense de Molecagem.

Com direção de Carri Costa, o espetáculo já foi encenada mais de 1,8 mil vezes e reuniu, durante duas décadas, mais de um milhão de pessoas. “Tita e Nic” está entre as peças nordestinas com mais tempo em cartaz.

Visitas espetaculares ao TJA

As visitas guiadas ao patrimônio cultural TJA acontecem durante a manhã e tarde, nos seguintes horários: 9h,10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h. Também às 9h acontece a “Visita Espetacular, uma Aventura no Theatro José de Alencar”, realizada pelo Instituto Teatro Público. O projeto é uma ação cultural e educativa destinada a alunos e professores de escolas públicas de ensino fundamental, contribuindo para a fruição e difusão da arte e do conhecimento do TJA, de forma lúdica e contextualizada, por todas as dependências do teatro, desenvolvendo o senso crítico e possibilitando ações multidisciplinares e também como importante instrumento de formação de plateia.

Música e Mostra de Teatro

Às 18h, a tradicional Hora do Angelus será apresentada pela musicista Sueli Helena. Logo em seguida, acontece, no anexo do TJA, no Teatro Morro do Ouro, a Mostra do Curso de Iniciação Teatral Acontece. A mostra faz parte do processo pedagógico do Curso de Iniciação Teatral Acontece (CITA). Nela são apresentados exercícios cênicos e experimentos de alunos da 36ª e 37ª turma formadas e de ex-alunos do curso. O projeto “Curso De Iniciação Teatral Acontece – A Experiência no pensar criativo e independente” é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Edital Escolas da Cultura.