Sessões gratuitas de cinema itinerante no interior do Ceará: confira a agenda de maio

10 de maio de 2019 - 16:40 # # #

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará exibe produções cearenses, além de oferecer oficina de animação e cineclubismo para alunos das escolas municipais.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura por meio de produções audiovisuais, a V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, segue sua programação em maio de 2019. Um caminhão transformado em sala de cinema pega a estrada com destino a cidades do interior do Estado levando sessões gratuitas de filmes ao ar livre, até o mês de julho. A programação pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook e para obter mais informações acesse o site da Secult: https://www.secult.ce.gov.br/ A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar a experiência do cinema para a parcela da população que não tem acesso às salas comerciais. Durante a programação, serão exibidos filmes de curta e longa-metragem, produzidos por diretores cearenses, com classificação indicativa livre.

A realização da V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em convênio com o Ministério da Cidadania, e apoio cultural do Banco do Nordeste e com produção executiva do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC).

As produções selecionadas são: o longa “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, obra de Helder Martins, e seis curtas e médias metragem que contemplam os gêneros consagrados na linguagem cinematográfica: os documentários “Becco do Cotovelo”, de Pedro Cela e Eduardo Cunha, “Couro Tecido”, de Adriana Barbalho, e “Negro lá, negro cá”, de Eduardo Cunha de Souza, as ficções “Céu Limpo” de Marcley de Aquino e Duarte Dias, e “Doce de Coco”, de Allan Deberton, e a animação “Esaú, o contador de história”, de André Dias.

A curadoria é de Duarte Dias, coordenador de audiovisual da Secult e curador de cinema do Cineteatro São Luiz. “Essas são, a nosso ver, as obras que, delimitadas num curto espaço de exibição, representarão os anseios de uma política cultural voltada para o audiovisual que não se resume apenas ao entretenimento, mas à reflexão e pensamento que a sétima arte é capaz de proporcionar”, esclarece.

Além das exibições, também faz parte da programação oficinas que propõem a prática de fazer cinema para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Serão realizadas as oficinas “Cineclubismo”, ministrada pelo realizador Henrique Dídimo, e “Cinema de Animação”, ministrada pelo realizador André Dias.

A Mostra segue até o mês de julho, já tendo passado por cidades como Pindoretama, Barreira e Redenção. As atividades agora seguem em maio para Guaiúba, Pentecoste, Forquilha, Hidrolândia, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Ibicuitinga, Quixadá, Banabuiú e Iguatu. Em junho e julho os municípios que recebem a mostra são: Tarrafas, Potengi, Altaneira, Caririaçu, Crato, Jati, Jardim, Abaiara e Barbalha.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DE MAIO DA MOSTRA

Banabuiú

30 e 31 de maio – Exibição
10 a 14 de junho – Oficina

A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook (https://www.facebook.com/mostraitinerantedecinemadoceara/) e para obter mais informações acesse o site da Secult: https://www.secult.ce.gov.br/.