Nota – Museu do Ceará: visitas suspensas para reforma

11 de abril de 2019 - 15:48

Equipamento seguirá em funcionamento administrativo durante as obras.

O Museu do Ceará, importante equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), sediado no Palacete Senador Alencar, à rua São Paulo, n°. 51, Centro, Fortaleza/CE, bem tombado como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, comunica a suspensão da visitação a suas exposições para o início de obras de reforma e manutenção preventiva do Palacete. As obras serão acompanhadas pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult, tendo a anuência do IPHAN/CE. Essa reforma, de caráter preventivo, visa à melhoria da estrutura e da segurança do bem cultural – uma ação de valorização da edificação e de reconhecimento da importância do equipamento e de suas atividades para a memória, a história, a cultura e a arte do Ceará.

A previsão de conclusão dos serviços é em torno de 120 dias após o início das obras, cujo custo aproximado da empreitada é de R$ 410.000,00 mil reais, contemplando principalmente intervenções na coberta e nas instalações elétricas e hidrossanitárias, de forma a requalificar, ainda mais, esse inestimável patrimônio com fins de preservação e melhor usufruto de seu público.

A diretoria do equipamento informa que o Museu do Ceará seguirá em funcionamento administrativo durante as obras, com atendimento de pesquisa ao acervo e setor administrativo funcionando em horário comercial, estando fechadas apenas as exposições e demais programações. Em breve, mais informações e lançamentos de novas ações e novidades para o segundo semestre de 2019.