Com o apoio da Secult, Laboratório de Intervenção Urbana inicia atividades

3 de abril de 2019 - 10:48 #

 

Com os percursos Imersão e Rota de Fuga, o LabCIU realiza, de abril a junho, ações de pesquisa, formação e criação artísticas voltadas à Arte Urbana

 

A partir desta terça-feira (02) têm início as atividades do Laboratório de Criação e Intervenção Urbana no Cuca Jangurussu. Idealizado pelo Ateliê Casamata, o projeto promove um espaço de criação e formação voltado às artes de intervenção urbana. Foi contemplado no XI Edital Ceará de Incentivo às Artes – Artes Visuais em 2016 e receberá um grupo de 30 jovens que participarão das atividades durante três meses. Além do percurso Imersão que possibilitará um aprofundamento na Arte Urbana, o percurso Rota de Fuga receberá oficinas que abrangem atravessamentos entre corpo, cidade, território e pensamento. Para estas atividades serão realizadas inscrições no site do LabCIU. O projeto conta com Apoio Institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Apoio Cultural da Rede Cuca.

 

De 02 a 05 de abril, a artista Katya de Lara dará início às atividades com a oficina BENS. Utilizando o lambe como ferramenta, o grupo discutirá patrimônio, memória e representatividade aliado à fotografia para pensar a relação entre os patrimônios materiais e imateriais da região do Jangurussu. Durante o mês de abril passarão pelo LabCIU: Rômulo Silva e Gustavo Costa com a oficina Literaturas Periféricas, Alexsandra Ribeiro com a Introdução Básica de Arte Urbana,  Tubarão com a oficina Black Comics nas Ruas e Lara Juvêncio com a Jardinagem de Guerrilha enquanto Corpografia. De 23 a 26 de abril, acontece a oficina Introdução ao Pensamento Decolonial com Eduardo Moreira e Rodrigo Lopes. É a primeira ação do percurso Rota de Fuga que contará com 30 vagas abertas ao público. As inscrições serão realizadas no site do Laboratório.

 

As ações seguem durante o mês de maio no percurso Imersão com Levi Mota, Jefferson Skorupski, Jared Domício e Pirata Hemfil. Já as atividades do percurso Rota de Fuga serão ministradas por Raquel Santos, Tupini e Terroristas del Amor. Os artistas e pesquisadores, foram selecionados via chamada pública, e conduzirão aulas e ações formativas, além de orientar os trabalhos finais. Em um habitat de criações, os jovens selecionados construirão um espaço de incentivo a arte urbana e periférica para repensar a cidade e como ela é ocupada. No mês de junho, ao final dos percusos, acontecerá o Seminário Encontros Abertos. O objetivo é aproximar mais ainda o público geral das discussões que foram geradas dentro do Laboratório. Durante três dias, serão realizadas rodas de conversas com a presenças de artistas, pesquisadoras/es, e estudantes do campo das artes visuais e expressões contemporâneas.

 

Sobre o LabCIU:

 

O Laboratório de Intervenção Urbana será realizado através de dois percursos formativos que acontecerão com oficinas teórico-práticas guiadas por mentores e mentoras.

O percurso IMERSÃO acontecerá com nove oficinas focadas em práticas interventivas, desde o graffite, lambe, fanzine, espaço urbano, patrimônio e periferia, entorno, comunidade e meio ambiente. O percurso acontecerá durante nove semanas seguidas, desde a primeira semana de ABRIL até a última semana de MAIO, de terça a sexta, das 9h as 12h. As inscrições estão abertas nesse momento para o preenchimento das 30 vagas de participantes.

Já o ROTA DE FUGA, trará quatro oficinas/proposições que trabalham com os atravessamentos entre corpo, cidade, memória, território e pensamento. Ele acontecerá de forma paralela ao IMERSÃO, e abriremos inscrições simplificadas para cada um dessas quatro oficinas, que serem divulgadas próximas ao períodos de realização das mesmas. Duas oficinas acontecerão em abril, e duas em maio.

 

SERVIÇO:

Laboratório de Intervenção Urbana – Ateliê Casamata

De abril a junho de 2019

Local: Cuca Jangurussu – Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu, Fortaleza – CE

CEP: 60866-681

Mais informações, acesse: https://labintervencaourbana.com

 

De 02 a 05 de abril – BENS | Katya de Lara

Oficina de lambe com o intuito de despertar o olhar para os patrimônios materiais e imateriais da comunidade, no caso, o Jangurussu e arredores. Mediando conversas com os participantes para entender quais são os bens culturais da localidade, discutir o que é patrimônio, memória e como é essa representatividade. Durante a conversa será mapeado locais e/ou pessoas, que serão logo após fotografados esses pontos mapeados para construir o mural, feito de lambe com as fotografias tirada da comunidade.

De 09 a 12 de abril – LITERATURAS PERIFÉRICAS | Rômulo Silva e Gustavo Costa

Literaturas Periféricas se propõe a registrar e difundir em fanzines (revistas marginais) a invenção cotidiana através de fotografias feitas em aparelhos celulares e escrita livre (poesia, relato, crônica, etc.) a partir da experiência na cidade e do olhar fotográfico. Através de textos, poemas, rabiscos, desenhos, arte em xerox, colagem e stencil, os participantes irão registrar narrativas outras sobre a cidade e sobre seus habitantes.

De 16 a 18 de abril – INTRODUÇÃO BÁSICA DE ARTE URBANA | Alexsandra Ribeiro

A proposta é desenvolver atividades básicas sendo elas teóricas desde a sua construção até as atividades práticas, onde os participantes terão experiências que serão introduzidas nas aulas teóricas, onde serão abordadas as temáticas da história do graffiti, suas origens e os demais estilos e terão que desenvolver um produto de finalização onde será desenvolvida na parte prática local.

De 23 a 26 de abril – BLACK COMICS NAS RUAS | Tubarão

Será trabalhado a temática da representatividade negra no universo dos quadrinhos, com foco nos super heróis e heroínas, tendo como objetivo dar visibilidade a personagens negros e negras invisibilizados por questão do racismo social, bem como fazer com que os jovens possam conhecer e se identificar com referências positivas, melhorando a autoestima e trazendo reflexões sobre nossa sociedade e tendo como produto final a criação de um painel de graffiti de uma personalidade negra dos quadrinhos, a ser escolhida coletivamente.

De 23 a 26 de abril das 14h às 18h – INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DECOLONIAL | Eduardo Moreira e Rodrigo Lopes – Inscrições via https://labintervencaourbana.com

A oficina apresenta um panorama básico da produção de teóricas/os e artistas negras a partir de questões relacionadas ao pensamento decolonial, dentre elas a produção de subjetividade diaspórica, silenciamento e apagamento da produção negra e a produção de conhecimento a partir da realidade da América Latina. Através da produção em arte contemporânea negra e da produção acadêmica de pensamento decolonial, a oficina contribui para a construção de um olhar crítico sobre obras de arte, produção acadêmica e dos processos poéticos das/os participantes.