Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo é aprovado pela Assembleia Legislativa

14 de março de 2019 - 15:14 #

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou o Projeto de Lei, encaminhado pelo governador Camilo Santana, que institui o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo. Em alusão aos 90 anos que o artista completaria neste ano, ao longo de 2019, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), serão promovidas ações culturais para fomentar a arte e a cultura cearense, reconhecendo a contribuição do artista visual.

No dia 27 de fevereiro deste ano, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), já havia realizado, no Cineteatro São Luiz, a solenidade de abertura do ano Cultural Sérvulo Esmeraldo no Ceará, com parceria com o Instituto Sérvulo Esmeraldo. A programação contou com exibição do documentário “Sérvulo Esmeraldo: o espaço no infinito” (produzido pelo Cine Group).

O Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo se destina a prestar homenagem “in memoriam” para Esmeraldo, um bravo e pioneiro artista; inventor reconhecido nacionalmente e internacionalmente como desenhista, escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense. Sérvulo sempre foi preocupado em difundir a cultura no Estado do Ceará e fez uso de seu prestígio como artista internacional, agindo em defesa da política cultural, bem como da classe artística.
Sobre Sérvulo Esmeraldo

O artista visual cearense e universal Sérvulo Esmeraldo, o poeta das linhas, tinha o mundo por ateliê. Faleceu em 2017, aos 88 anos, deixando um grande legado nas diversas técnicas e linguagens que atuou, reconhecido graças aos seus incansáveis esforços como artista dos traços, das linhas, como um eterno brincante com a luz. Seu talento atraiu a atenção do meio cultural e a classe artística ainda na adolescência, quando iniciou seus trabalhos com a xilogravura, seguida pela pintura quando integrou a Sociedade Cearense de Artes Plásticas, a histórica SCAP