Com apoio da Secult, Seminário Baú de Leitura doa 2.800 livros para cidades do Ceará

13 de março de 2019 - 10:08 # # #

As doações são feitas para bibliotecas comunitárias cadastradas por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará e da Casa do Conto

 

Fortaleza, Crateús, Hidrolândia, Quixelô, Trairi e Ubajara serão beneficiadas, no mês de março, com a 5ª edição do Seminário Baú de Leitura, criado para incentivar a leitura em comunidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Ao todo, 2.800 serão distribuídos para bibliotecas dos municípios durante evento realizado nos dias 21 e 22 de março, na sede da Enel Distribuição Ceará, em Fortaleza.

Criado em 2005, o projeto já beneficiou 389 instituições, totalizando 155.600 livros distribuídos no Ceará. O Seminário é destinado exclusivamente aos profissionais das bibliotecas comunitárias contempladas com o projeto. Apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado Ceará (SECULT), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com agradecimento à Enel Distribuição Ceará, sua incentivadora desde o início do projeto e parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará.

Durante o Seminário, teremos na programação: oficinas sobre a arte de contar histórias, mobilização comunitária na biblioteca, dinamização de acervos e musicalização. O evento contará também com a apresentação dos grupos Fabricando Som, Slam da Okupa e a entrega de 7 baús, contendo 400 livros cada. Contaremos ainda com uma aula show “Era uma vez – na batida do coração”, tema do segundo álbum do grupo, formado pelos narradores Raimundo Moreira e Luisete Carvalho e músicos convidados. O trabalho viaja por narrativas, acalantos, canções autorais e populares de domínio público.

“O Baú de Leitura promove o encantamento pela palavra bendita em suas duas formas, literatura e a tradição oral. Nessa oficina, abordaremos justamente a tradição oral que se perpetua através da contação de histórias e tem tomado fôlego através do trabalho dos contadores de história urbanos.”, fala Mara Monteiro, escritora e contadora de histórias que ministrará a oficina A contação de histórias como premissa básica para formação de novos leitores.

“A iniciativa tem sido motivadora para criação de novas bibliotecas comunitárias, uma boa maneira de democratizar o acesso aos livros de autores cearenses e dos demais estados brasileiros, na região metropolitana e no sertão afora.” explica Almir Mota, coordenador geral do projeto.

Desde 2012, quando iniciou parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas, o projeto colaborou para o surgimento de novas bibliotecas comunitárias, segundo levantamento “São 162 bibliotecas inscritas a partir desta parceria e a procura tem aumentado, principalmente nos últimos anos, considero uma grande contribuição na formação de leitores críticos.”, explica Lucileide Nascimento, bibliotecária responsável pelo cadastramento das bibliotecas comunitárias.

O V Seminário Baú de Leitura é gratuito e as inscrições deverão ser realizadas com a equipe da Casa do Conto, através do e-mail: ongcasadoconto@gmail.com e telefones: (85) 3252-3343; 98526-1201. As vagas são limitadas!