Com o apoio da Secult, Viração circula em Fortaleza

8 de março de 2019 - 12:28 # # #

Foto de Jordênia Custódio

 

O espetáculo de dança, que terá entrada gratuita, acontecerá na Omì Ateliê de Dança (Benfica), às 18h, nos dias 9 e 10 de março, para o público adulto e infantil.

 

Viração ousa se aproximar de questões ligadas aos povos nativos brasileiros – o genocídio, a luta pelo território, os encantados, mas longe de erguer verdades sobre esses temas, fala mesmo é de como a gente enxerga essas questões. Com classificação livre e aberto ao público, o espetáculo de dança contemporânea estará neste sábado (9) e domingo (10) na Omì Ateliê de Dança (Rua Joaquim Magalhães, 76, Benfica), em Fortaleza (CE), às 18h, com entrada gratuita.

 

Em seu segundo ano de circulação, Viração já esteve no Maloca Dragão, na Bienal Internacional de Dança do Ceará, na Aldeia Tremembé da Barra do Mundaú, na Vila das Artes, dentre outros locais. Nas apresentações, o público adulto e infantil é convidado a pensar o universo indígena junto com os artistas.

 

Processo

A obra começou no trabalho de conclusão de curso (TCC) de João Paulo Barros para a Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Ceará (UFC). Além dele, que também dirige o trabalho, o elenco conta com os artistas da dança Clarissa Costa, Dayana Ferreira, Érica Martins e Júnior Meireles. Eles começaram a pesquisa do movimento dançado a partir da questão “Já que não somos índios, como fazer para virar índios?”, que dialoga diretamente com o nome da obra, Viração.

 

Com uma dramaturgia não linear e sem apetrechos nem vestes que ligam o grupo ao imaginário indígena, o trabalho propõe, de início, duas leituras: “a primeira é de que não somos indígenas, a segunda é que índios não precisam usar cocar para serem índios”, comenta João Paulo. Nesse discurso cênico, o público vai, aos poucos, se colocando diante de questões que não são apenas dos indígenas, mas também de como cada um os enxerga.

 

O projeto foi apoiado pelo Edital das Artes de Fortaleza 2016 (Secultfor) e contemplado pelo XI Edital de Incentivo às Artes – Linguagem Dança, pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A Associação Viva Capoeira Viva, que cedeu espaço para criação e ensaios do espetáculo, é outra parceira deste trabalho.

 

Serviço

Viração – Espetáculo de dança contemporânea

Data: 09 e 10 de março de 2019.

Local: Omì Ateliê de Dança – Rua Joaquim Magalhães, 76, Benfica – Fortaleza (CE)

Horário: 18h.

Classificação: Aberto ao público

Entrada: Gratuita