Com apoio da Secult, Festival Jazz & Blues terá encerramento no TJA

8 de março de 2019 - 14:15 # # # #

Músicos cearenses repetem o show “George Harrison em Blues” que estreou no domingo em Guaramiranga

Depois da estreia realizada no último domingo em Guaramiranga, o show “George Harrison em Blues” chega a Fortaleza, marcando o encerramento do 20º Festival Jazz & Blues, no próximo sábado, dia 9 de março, às 20 horas, no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Montado especialmente para esta edição comemorativa de duas décadas do evento, o show conta com um time de peso de instrumentistas do Ceará, que têm em comum a admiração pelas composições e pelas inúmeras contribuições do artista britânico à própria história da guitarra. Com heranças recebidas do blues e um legado deixado para o rock.

São eles: Felipe Cazaux (de aclamada carreira solo e aplaudida trajetória com o grupo Mad Monkees), Roberto Lessa (guitarrista, cantor e compositor da banda Blues Label), Rafael Balboa (cantor e guitarrista de destaque na cena blues cearense), Marcio Holanda (guitarrista e tecladista, integrante da banda de Rafael Balboa e de variados projetos de rock e blues em Fortaleza, como a Bitten Blues, que tocou em algumas das primeiras edições do festival), Eduardo Neves(guitarrista e cantor da banda Rubber Soul, o mais antigo grupo cover dos Beatles no Ceará, com quase 30 anos de atividade). Kildare Rios, baixista, tecladista e vocalista fundador da Rubber Soul, se soma ao time de craques, assim como o baterista Marcelo Holanda, outro nome de destaque em várias formações na capital cearense, trafegando por blues, rock, pop e jazz.

O grupo foi arregimentado para homenagear o ex-Beatle George Harrison, um dos maiores guitarristas da história, compositor de canções eternas como “Something”, “Here comes the sun” e “While my guitar gently weeps”, mas também autor de muitas composições de influência blueseira, como “Taxman”, “Old brown shoe”, “I me mine” e “For you blue”. O show é uma celebração da obra multifacetada de Harrison e seu forte diálogo com o blues, com a interpretação de grandes clássicos do quarteto de Liverpool, sucessos de sua carreira solo e lados B inspirados que deixam claros a influência e o amor de George Harrison pelo blues.

Assim como o público de Guaramiranga, a plateia do Festival em Fortaleza vai poder curtir novos arranjos, tecidos coletivamente pelo grupo, para clássicos como os já citados, mas também para músicas como “I want to tell you” (do disco “Revolver”, de 1966), “Give me love”, “My sweet Lord”, “Beware of darkness”, “Bangla Desh”, “Wah Wah”, sucessos dos primeiros álbuns e compactos lançados por Harrison em carreira solo, no começo dos anos 70. Os seis cantores do grupo – Eduardo Neves, Felipe Cazaux, Kildare Rios, Marcio Holanda, Rafael Balboa e Roberto Lessa – se revezam no vocal principal a cada faixa.

Outros destaques do show são “All those years ago” (de 1981, homenagem de Harrison a John Lennon), “Love comes to everyone” (de 1979, conhecida no Brasil através de versão gravada por Zizi Possi), “Cheer down” (parceria com Tom Petty, presente na trilha do filme “Máquina Mortífera”, de 1989) e “Cockamamie Business”, gravada para a coletânea The Best of Dark Horse, de 1989. O público pode esperar (muitas) guitarras e surpresas, em uma homenagem feita por e para os fãs de Harrison e do blues.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, o 20º Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores Cagece e Cegás, com agradecimentos a Enel e Cimento Apodi. Conta com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Theatro José de Alencar, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Aquiraz e apoio cultural da Casa Pio, Mercadinho São Luiz, TVC, Restaurante Coco Bambu e Instituto Goethe. Realização: Ministério da Cidadania e Via de Comunicação e Cultura.

SERVIÇO

Show “George Harrison em Blues” – Encerramento do 20º Festival Jazz & Blues, dia 9 de março (sábado), às 20h, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro). Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia), à venda na bilheteria. Informações: Site: www.jazzeblues.com.br Instagram: @festivaljazzeblues. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). Spotify com duas playlists. 20 Anos de Jazz & Blues e Festival Jazz & Blues 2019.  Tel: (85)3262-7230.