Dia do Bibliotecário é celebrado em encontro de debates na UFC

6 de março de 2019 - 17:33 # #

A Biblioteca Pública do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Universidade Federal do Ceará (UFC), O Conselho Regional de Biblioteconomia – Ceará e Piauí e a Associação de Bibliotecários do Ceará realizam na próxima terça-feira, 12 de março, no Auditório Rachel de Queiroz do Centro de Humanidades II da UFC, um encontro para celebrar o dia do Bibliotecário. A programação começa a partir das 13h30 com a apresentação do Grupo Cultural Verso de Boca. Em seguida, para abertura oficial do evento, representantes das instituições realizadoras dão as boas-vindas ao público.

O encontro traz para o debate assuntos de relevância para a categoria, temas da atualidade que coloca em voga a atual situação do Curso de Biblioteconomia diante do atual quadro da Educação no Brasil, como também um outro tema que faz referência diretamente ao profissional, a “Afetividade na profissão”, este último, com a intenção de trazer à tona uma reflexão humana e profissional.

Outro destaque do encontro será a instalação da Galeria de Ex-Presidentes da Associação de Bibliotecários do Ceará, no site desta Instituição. A galeria tem por objetivo principal preservar e valorizar a memória da instituição através da atuação de cada gestão. A galeria apresenta as 17 gestões, todas elas assumidas por profissionais mulheres da Biblioteconomia cearense, desde o ano de 1963 até o ano de 2017. A Galeria ficará online no site : www.abcce.org.br

O evento é aberto ao público e tem como apoio a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Grupo GEN.

Dia do Bibliotecário – Programação

13h30 – Abertura: apresentação cultural – Grupo Verso de Boca

14h – Composição da mesa de abertura

Universidade Federal do Ceará – UFC

Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-3

Associação de Bibliotecários do Ceará – ABC

Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT

Biblioteca Pública do Estado

Universidade de Fortaleza – UNIFOR

14h20 – Mesa Redonda: O bibliotecário e a universidade pública: acesso à informação em um cenário imprevisível

Jonathan Soares – Diretor da Biblioteca Universitária da UFC

Daniele Nillin – Diretora do Centro de Humanidades

Júlio Duarte – Conselheiro do CRB3

Mediação: Dr. Professor Hamilton Tabosa

15h – Debates

15h20 – Mesa Redonda: Afetividade na Profissão

1- “Afetividade na atuação do Bibliotecário: desafio para humanização dos ambientes e acolhimento das pessoas” – Rejane Maria Façanha de Albuquerque – (Bibliotecária do TRT 7ª Região, formada pela Universidade Federal do Ceará, Graduada em Ciências Sociais e Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Psicanálise)

2- “Bibliophilia: o amor no exercício da profissão de Bibliotecário” – Maria Aparecida de Paiva Montenegro (Vice-Coordenadora da Pós-graduação em Filosofia. Tutora do PET, Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC)

Mediação: Leonilha Lessa – Bibliotecária diretora da Biblioteca Universitária da Universidade de Fortaleza – Unifor

16h – Debates

16h20 – Instalação da Galeria de Ex-Presidentes no Site da ABC

17h00 – Distribuição de brindes para Associados e sorteio para todos os presentes

17h20 – Encerramento

Realização: Curso de Biblioteconomia da UFC / Conselho Regional de Biblioteconomia / Associação de Bibliotecários do Ceará / Biblioteca Pública do Estado do Ceará

Parcerias : UFC / SECULT / UNIFOR / GEN.