Curso Princípios Básicos de Teatro dá boas-vindas aos novos alunos

11 de fevereiro de 2019 - 14:33

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) recebe dia 18 de fevereiro, às 18h, os novos alunos do CPBT – Turmas 2019.

Criado em 1991, o Curso Princípios Básicos de Teatro é considerado um dos mais importante curso de iniciação teatral do Ceará. Em 2019, o CPBT (como é carinhosamente conhecido) completa 28 anos ininterruptos de atividades. E, no dia 18 de fevereiro, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realiza a “Abertura do CPBT – Turmas 2019”.

Com início às 18h, a atividade tem como finalidade apresentar aos 312 ingressos as informações e a importância do curso. Para a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, o momento é de “integração das turmas e um melhor acompanhamento do calendário das atividades anuais. Consolidando o CPBT como o curso mais importante de iniciação teatral do Estado do Ceará”.

Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Theatro José de Alencar, em parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Curso Princípios Básicos de Teatro montou 62 espetáculos de conclusão de curso e formou 1.200 estudantes. Ao longo desses anos acolheu mais de 9.000 alunos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais e revelou talentos de renome nacional e local. “Recebendo, inclusive alunos de outros estados e fora da capital”, ressalta Selma.

Circula CPBT

Além da abertura no dia 18, o TJA, através do Sistema Estadual de Teatros (SET-CE) e o próprio CPBT, está realizando atualmente o projeto “Circula CPBT”. Segundo Selma Santiago, o projeto tem como finalidade “promover a circulação, tanto para a experiência dos alunos como para a vitalização dos equipamentos que integram o SET-CE. Esta é uma parceria entre o CPBT e o SET-CE, todos de responsabilidade do TJA”. A diretora também destaca “a necessidade de interiorização das atividades do CPBT”.

Nos meses de fevereiro e março o “Circula CPBT” vai passar pelas cidades de Guaiúba, Maracanaú e Paracuru com os espetáculos “Tempo Zero” e Farpas”. Em de novembro de 2018, as montagens “Re-talho” e “Tempo Zero” passaram pelas cidades de Russas e Crateús. “Faz parte também das funções do CPBT alcançar o interior, quem sabe um dia poderemos ter turmas do CPBT no interior também”, destaca Selma.

O Theatro José de Alencar, também realiza desde 2018 a  “Mostra Curso Princípios Básicos de Teatros”, as apresentações das montagens de cada turma do ano anterior são feitas no palco principal.

As aulas são ministradas pelos professores Joca Andrade – fundador do curso -, Juliana Veras – ex aluna – e Neidinha Castelo Branco. O Curso tem duração de um ano e é ministrado em módulos, ao final é apresentado um espetáculo construído através das experiências coletivas do grupo sob orientação dos professores.