Governador Camilo destaca as conquistas para a cultura

6 de fevereiro de 2019 - 11:51 #

 

O governador Camilo Santana durante o seu discurso na abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta terça-feira, destacou as conquistas do Governo do Ceará na área da Cultura. Para este novo mandato, Camilo projetou que o Governo do Ceará tem o compromisso de seguir focado na manutenção do nível de investimento e avançando em todas as áreas. Confira na íntegra o discurso do governador voltado à cultura e veja o vídeo aqui.

“Abordando os destaques do Ceará do Conhecimento, ampliamos nosso olhar para a Cultura do nosso Estado, começando pela realização do primeiro concurso público da história da Secretaria da Cultura, aprovado por esta casa, ofertando 103 vagas de nível superior em vária áreas de atuação profissional no campo das artes, do patrimônio e da gestão gestão cultural, na perspectiva da ampliação e qualificação das políticas implementadas e sua expansão.

No fomento às artes, apoiamos, através de editais e premiações, centenas de projetos ligados à música, à dança, às artes visuais, circo, fotografia, humor, teatro e literatura. O Governo do Ceará apoiou ainda o Programa de Preservação e Promoção da Memória e do Patrimônio Cultural Cearense, um Programa de Conhecimento e Formação e projetos estruturantes de cultura.

Destaco aqui também a abertura em 2018 da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco em Fortaleza, capacitando já nesse ano 1473 pessoas, com a realização de 41 ações culturais, qualificando o polo gastronômico do estado. E aqui até convido os senhores deputados para conhecerem a Escola que fica no Vicente Pinzon, no Morro de Santa Terezinha, que foi todo requalificado pelo Estado e pela Prefeitura. E não tenho medo de errar: é a mais moderna e a primeira escola pública de gastronomia do Brasil. A escola é para que a gente possa qualificar e dar oportunidades nessa área de gastronomia para jovens cearenses. É uma escola belíssima que foi fruto de uma parceria com a iniciativa privada, com o Grupo M. Dias Branco, que construiu a escola e nós a estamos colocando para funcionar.

Como forma de valorizar ainda mais nossa história e nossas raízes, a cultura continuará recebendo atenção especial em nosso governo”.