Angela Gutiérrez assume presidência da Academia Cearense de Letras

31 de janeiro de 2019 - 11:26 # #

Secult Ceará participa da posse da nova presidência e diretoria da Academia Cearense de Letras. Com alegria, a secretaria celebra a posse de Angela Gutiérrez na presidência, ela é a primeira mulher a presidir a entidade literária, considerada a mais antiga do Brasil, com 124 anos.

Fabiano Piúba, secretário da cultura, representou o Governador Camilo Santana, em solenidade, na noite de quarta-feira, dia 31 de janeiro, na Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz. Um momento importante, um evento para exaltar a cultura, as letras, as artes literárias.

“Ontem foi um dia histórico para a cultura e as letras no Ceará. Tomou posse a primeira mulher presidente da Academia Cearense de Letras. Demorou um século para se efetivar esse fato. Tinha ser mesmo a Professora Doutora Angela Gutierrez, uma pessoa querida em nossa cidade e estado. Uma escritora formidável e intelectual sempre atuante com os seus princípios libertários, autônomos, humanitários e pensamento crítico e inventivo. Nós celebramos sua posse e a SECULT será uma parceira importante de sua gestão à frente da ACL”, afirma Fabiano Piúba.

Fabiano Piúba celebra, em especial, a posse de Angela Gutiérrez e do seu vice-presidente, o poeta e professor Juarez Leitão. A escritora é autora de livros como “O Mundo de Flora” e “Canção da Menina“, assume o lugar de Ubiratan Aguiar na gestão da ACL.

A Secult reconhece a importância da ACL, apoia essa importante agremiação, festeja esse novo momento e os projetos que devem nascer dessa gestão. A ACL tem relevância para a vida e para a agenda cultural do Ceará. Uma academia cada vez mais aberta, mais democrática em contato com os diversos segmentos da sociedade.

A Secult Celebra a nova diretoria, a nova presidente e os novos momentos. Viva!

Fotos: Divulgação / Secult / Felipe Abud