Com o apoio do CCBJ, V Cine Invazão traz Lançamento de Filme e Ensaio Fotográfico
30 de janeiro de 2019 - 12:04 #audiovisual #fotografia #Patrimônio #Programação
Emília Teixeira, fotógrafa, gestora do Coletivo Pode Crer e moradora das Goiabeiras, lança dia 31 de janeiro mais uma exposição fotográfica, fruto de sua pesquisa com os pescadores de sua comunidade.
Emília é idealizadora do projeto História de Pescador que a partir do registro fotográfico do cotidiano dos jangadeiros de sua comunidade lança produtos artísticos. O projeto existe desde 2013 e é realizado em conjunto com outros jovens do Coletivo Pode Crer, um grupo que promove ações culturais na Comunidade das Goiabeiras com o objetivo de valorizar e problematizar aspectos do território onde vivem. Dia 31 de janeiro, o projeto lançará na praia das Goiabeiras mais uma exposição fotográfica de caráter efêmero, pois no final do evento os personagens retratados levam suas fotos consigo.
Em 2018, o projeto História de Pescador foi contemplado com o apoio do Centro Cultural Bom Jardim através do Laboratório de Criação Fotográfica que aconteceu nos meses de outubro a dezembro deste ano e teve como objetivo criar um banco de registro do cotidiano dos jangadeiros que será utilizado em 2019 para a criação e difusão de produtos na comunidade das Goiabeiras. Nesse processo os jovens do coletivo contaram com a orientação de um importante documentarista e pesquisador dos povos do mar no Ceará, Henrique Dídimo, que acompanhou o processo e ministrou oficinas específicas às demandas do projeto acerca de conceitos e práticas da antropologia, fotografia, cinema, produção textual etnográfica e curadoria.
O material produzido pelo Laboratório será difundido através de um Cine Clube. O Cine Invazão é outro projeto do Coletivo Pode Crer que exibe na Goiabeiras filmes e imagens feitas nessa comunidade por moradores dela. Na ocasião, além das fotografias, serão apresentados curtas metragens que abordam aspectos do litoral cearense. O local da exibição, a Barra Tropical, também conhecida como barraca da Valda, é um ponto de encontro dos jangadeiros localizado em uma das orlas mais bonitas da cidade, a avenida Vila do Mar.
SERVIÇO
V CINE INVAZÃO – No Rastro dos Personagens
1ª Exibição – Barraca Tropical, da Valda:
Av. José Roberto Sales, Barra do Ceará, 4438.
31 de janeiro, Quinta às 21h.
– Lançamento da Exposição efêmera ‘É história de Pescador’, Emília Teixeira, 2018.
– Lançamento do filme ‘A regata das Goiabeiras’, Pode Crer filmes, 2019, (10 min)
– ‘Canoa Veloz’, Joe Pimentel e Tibico Brasil, 2005, (14 min)
– ‘A velha e o mar’, Petrus Cariry, 2015, (13 min)
– Camurupim – O Peixe que eu queria, Tibico Brasil, 2011, (9 min)
Para mais informações: (85) 98617-3561
http://podecrercoletivo.wixsite.com/podecrercoletivo