VI Gincana Ceará Cultural anima férias de São Gonçalo do Amarante, com apoio da Secult

21 de janeiro de 2019 - 16:24 # #

Em sua sexta edição, a Gincana promete reunir a juventude de São Gonçalo e municípios vizinhos num grande evento entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2019. A programação conta com shows, performances, além de provas de competição, que premiará os vencedores com 5 mil reais.

O município de São Gonçalo do Amarante, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, recebe mais uma vez a Gincana Ceará Cultural, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2019, será realizado no Ginásio Municipal Waldemar de Alcântara, na praça da matriz, na unidade do Sesc e nos distritos da cidade. Em sua sexta edição, a iniciativa consiste numa competição que reúne cultura, lazer e cidadania, bem como apresentações artísticas (dança, teatro e performances) para animar o final das férias no município. As inscrições para a Gincana são gratuitas e livres para todos os públicos.

Com uma programação diversificada, este ano a Gincana conta com algumas novidades. A tarefa do tradicional Baile Cultural, que mescla dança, música e teatro, traz o tema “Samba – 102 anos de história”. Para este desafio, as equipes deverão apresentar um musical contando a história do samba com no máximo de 25 minutos, incluindo montagem e desmontagem de cenário, ter no mínimo 12 integrantes, incluindo a rainha da equipe. Cada equipe deverá apresentar no mínimo três subgêneros do samba. Para a escolha do melhor musical serão avaliados: criatividade, figurino, fidelidade ao tema, harmonia e organização.

No sábado pela manhã a cidade amanhece em festa com o tão esperado Cortejo Animado, que este ano traz como tema “Desenhos Animados e Animações”. Para o cumprimento desta tarefa, as equipes precisam elaborar um desfile temático, trazendo para a avenida alegorias com enredos diversificados. Cada equipe deve ter no mínimo 43 integrantes e terá o tempo máximo de 30 minutos para realizar seu percurso. O trajeto do desfile se dará na Rua Coronel Neco Martins.

A outra novidade é a tarefa do Programa Ecoenel. Esta prova está dividida em dois momentos: no primeiro deve ser feito um trabalho de conscientização sobre sustentabilidade e reciclagem, além de apresentação do Programa Ecoenel em São Gonçalo do Amarante – CE e/ou seus distritos. A prova deve ser comprovada por vídeo e fotos em 20 residências diferentes em que as equipes estarão conscientizando à população e recolhendo os resíduos recicláveis; no segundo momento, as equipes devem coletar, no mínimo, 150 kg de resíduos recicláveis e entregá-los separados por tipo (papel, plástico, metal e vidro).

Além das tarefas mencionadas, será realizada uma maratona de 24 horas de tarefas/provas envolvendo arte, cultura, patrimônio, história local e geral, música, literatura, artesanato e audiovisual. A ideia é gerar conhecimento de forma lúdica e movimentar a cidade estimulando também valores de cooperação, solidariedade, consciência social e ambiental, trabalho em equipe e responsabilidade cultural. O encerramento do evento ocorre no domingo e conta com a apresentação da Cia Cordapes, show de bandas locais e com o resultado da campeã da VI Gincana.

Repetindo o sucesso do ano passado, o evento deve reunir diretamente cerca de 700 participantes (crianças e jovens de escolas públicas), além de educadores, grupos artísticos locais e organizações não governamentais (ONGs) e um público espectador de 4.000 pessoas.

A Gincana oferece R$ 5.000,00 como premiação total aos vencedores, sendo R$ 3.000,00 (primeiro colocado); R$ 1.000,00(segundo colocado); R$ 500,00 (terceiro colocado); R$ 300,00 (quarto colocado) e R$ 200,00 (quinto colocado).

A VI Gincana Ceará Cultural é uma realização da Associação CORDAPES, MABQ Entretenimento e WM Cultural. O projeto conta com a parceria da ENEL Geração Fortaleza, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura (Secult) e com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Serviço:

VI Gincana Ceará Cultural
Local: São Gonçalo do Amarante-CE
Endereço: Praça da Matriz.
Datas e horários: 25 a 27 de janeiro de 2019; sexta-feira, às 19h, sábado a partir das 08h30min e domingo, às 19h Show Artístico e resultado da Gincana.
Classificação indicativa: Livre.

Mais informações: http://gincanace.com.br
Facebook: Gincana Ceará Cultural
Outras informações: 85- 99618-6417/ 987150152.