Vila da Música Solibel abre inscrições para Cursos de Verão 

18 de janeiro de 2019 - 12:32

10 cursos e oficinas serão ofertados, gratuitamente, de 21 de janeiro a 22 de fevereiro

A Vila da Música Solibel, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, localizado em Belmonte – Crato, abre nesta sexta-feira (18/1) as inscrições para os cursos livres e oficinas de música, prática percussiva, cordas Friccionadas, editoração de partituras, Flauta Doce para Crianças, Prática Coletiva de Sopro, gravação e prática, viola clássica, corpo brincante e Flauta Doce.

As atividades são gratuitas e integram a programação do espaço de formação em música que, há dois anos, são ofertados à população da grande Cariri. As 10 Oficinas ou Cursos de verão ocorrerão, no período de 21 de janeiro a 22 de fevereiro de 2019, trazendo aulas diárias e contínuas durante 20 encontros ininterruptos. Uma forma inédita de aprendizado e diversão nas férias.

(*) Programação sujeita a alteração.

: SERVIÇO:

Inscrições Presenciais: de 2ª a 6ª de 8 às 17h

Local – Vila da Música (Av. Horácio Pequeno 1366, Belmonte Crato-Ce)

Ou inscrições Online: cursodeveraovm@gmail.com

Traga ou envie foto 3×4, xerox de RG e CPF, minicurrículo e comprovante de endereço.

:. CONFIRA AS OFICINAS E CURSOS

1) Prática Percussiva (15 vagas)
2) Cordas Friccionadas Populares (20 vagas)
3) Editoração de Partituras (10 vagas)
4) Flauta doce para crianças de 6 a 10 anos (40 vagas)
5) Prática Coletiva de Sopro (10 alunos)
6) Viola Clássica (10 alunos)
7) Curso de Gravação e prática utilizando (Protools) (5 vagas)
8) Rabeca Caririense (10 vagas)
9) Grupo de Câmara de Flauta Doce (10 vagas)
10) Corpo Brincante (Dança – 20 vagas)

01) Prática Percussiva com o Prof. Eliarley Oliveira segunda a sexta 16 as 18h

Pré-requisitos: Interesse na prática de instrumentos de percussão e noções de leitura rítmica básica. O aluno pode trazer seu instrumento. Público alvo: Percussionistas
15 vagas

O grupo de estudo de percussão foi especialmente criado para alunos de diferentes níveis técnicos, mas com o interesse comum na prática percussiva, de tal maneira que possa desenvolver um ambiente de pratica musical coletiva e colaborativa onde os estudantes que possuem algum conhecimento técnico possam desenvolver sua experiência musical e auxiliar os iniciantes, que através da experiência terão mais intimidade com os instrumentos. As aulas serão orientadas através de aulas práticas coletivas com o entendimento de alguns fundamentos teóricos (Ex: Células rítmicas) por meio de oralidade e/ou com o auxílio de partituras. Prática da técnica de execução de alguns instrumentos de percussão. Estudo da leitura rítmica.

02) Cordas Friccionadas Populares com os Profs. Wesley Santana e Leone Frazão segunda a sexta 14 as 18h

Pré-requisitos: Domínio técnico do seu instrumento, leitura de partitura, cifras. Mínimo de 02 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento.

Para até 20 alunos com conhecimento mínimo do instrumento (o aluno deverá levar seu instrumento de corda friccionada – violino, violoncelo ou viola clássica)

O foco da prática de cordas friccionadas populares é a prática de conjunto, com estudos de interpretação, aplicação da música popular nos instrumentos vindos da música erudita, desenvolvendo a escuta e interação entre os músicos. Os arranjos serão focados na música regional, privilegiando o sotaque da música popular Brasileira. Público alvo: Instrumentos – Violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico.

03) Editoração de Partitura com o Prof. Fabio Eugênio segunda a sexta 14 as 17h

Pré-requisitos: Conhecimento básico de Teoria musical e possuir o próprio Notebook.
Para até 10 alunos com conhecimento básico de teoria musical (o aluno deverá levar seu computador)

A oficina de Editoração de Partitura tem como objetivo oferecer ao aluno, informações de como conseguir utilizar o programa Encore – versão 5, para editar partituras simples, ou mais complexas como a das Orquestras sinfônicas, e também ser uma ferramenta de estudo prático.

04) Oficina de Flauta Doce com os Professores: Marisa Galdino/ Nielson Medeiros/ Francisco Sousa/ Eliarley Oliveira/ Marcelo Bugi – De segunda a sexta 10 as 12h

Público-alvo: Crianças com conhecimento básico em flauta doce (o aluno deverá trazer o seu instrumento)

Faixa etária: 06 a 10 anos

40 vagas

Consiste em uma ação musical, onde a criança é o sujeito da experiência, e o fazer musical concentra-se na produção e na vivência com o universo sonoro, através da prática da flauta doce. Nesta atividade a criança passará por um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. Todo este percurso musical será vivenciado por meio de atividades lúdicas comprometidos com o espírito criativo e buscando desenvolver e ampliar os instrumentos de percepção necessários para que a criança possa ser sensível a música, apreendê-la, recebendo o material sonoro /musical como significativo.

05) Prática Coletiva de Sopro com os Professores: Nacélio Batista/ Elidom Silva/ Marcelo Bugi

De segunda a sexta 14 as 16h

Pré-requisitos: Conhecimento prévio do instrumento, leitura de partitura e possua o instrumento.

Para até 10 alunos com alguma experiência no instrumento, o aluno deverá levar seu instrumento.

A Prática coletiva de sopro pretende proporcionar aos alunos, informações sobre a técnica da execução dos instrumentos de metais e madeira, onde abordará estudos progressivos, intervalos, escalas, postura, embocadura, onde o discente executará duetos as peças de repertório de Banda e Orquestra Sinfônica.

06) Viola Clássica com os Professores: Juarez Monteiro/ Marcelo Buggi – De segunda a sexta 10 as 12h

Para até 10 alunos iniciantes em viola clássica, o aluno devera, se possível, levar seu instrumento

A oficina de Viola Clássica pretende ofertar informações sobre a técnica da execução da Viola clássica, abordagem em estudos de arcadas, mão esquerda e escalas, onde o discente executará duetos às peças de repertório de orquestra sinfônica. Pré-requisitos: A partir dos 12 anos, conhecimento prévio do instrumento e leitura de partitura.

07) Curso de Gravação e prática utilizando (Protools) com o Prof. Evânio Soares – De segunda a sexta 14h as 16h

Para até 5 alunos com experiência musical intermediária)

Estúdio de Gravação da Vila da Música Solibel

No curso serão apresentados os primeiros passos para começar a gravar, além de noções técnicas para se obter bons resultados, de forma prática, utilizando a DAW mais utilizada nos estúdios profissionais de gravação do mundo (Protools).

08) Rabeca Caririense como o Prof. Evânio Soares – De segunda a sexta 10 as 12h

Para até 10 alunos com interesse na sonoridade da rabeca, com ou sem experiência no instrumento, o aluno deverá levar sua Rabeca.

No curso serão apresentadas técnicas utilizadas pelos mestres da região e Grupos da tradição como: reisados, são Gonçalo, festejos e o forro de rabeca, esse curso foi fundamentado a partir das observações e vivência do músico rabequeiro Evânio Soares.

09) Grupo de Câmara de Flauta Doce com os Professores Marisa Galdino/ Marcelo Buggi/ Nielson Medeiros/ Harley Oliveira/Francisco Sousa – De 2a a 6a de 16 as 18h

Público-alvo: Alunos com conhecimento em flauta doce (o aluno deverá trazer o seu instrumento) – 10 Vagas

Este grupo buscar-se-á desenvolver um estudo, a execução de repertório camerístico barroco, clássico, bem como a música brasileira. Além da abordagem técnica e teórica sobre o instrumento.

10) Corpo Brincante com a Profa. Valéria Pinheiro – De Segunda a sexta de 18 as 20h

Público alvo: Alunos que queiram experimentar o corpo e brincar, numa experiência estética dentro de vetores da dança contemporânea e danças da cultura popular. Com ou sem experiência em dança – 20 vagas

Essa oficina levará o aluno a uma experiência estética com o corpo, dentro dos ritmos e danças populares do Nordeste, mas através da técnica da dança contemporânea, levando-se em conta que o convite é para brincar e se divertir.