Edital dos Tesouros Vivos 2018: Secult divulga resultado preliminar

11 de dezembro de 2018 - 16:34 # # # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga, ainda em caráter preliminar, nesta terça-feira, 11/12, o resultado do Edital do Tesouros Vivos do Estado do Ceará para reconhecimento dos novos Mestres e Mestras da Cultura, novos grupos e coletividades. Confira aqui o resultado: https://bit.ly/2EfSYmo

Conforme o item 8.3. do Edital “das decisões denegatórias da Comissão caberá recurso, por escrito e devidamente fundamentado, no prazo de 10 (dez) dias contados da data de ciência das decisões”. O pedido de recurso deverá ser encaminhado para o e-mail editaltesourosvivos@secult.ce.gov.br ou entregue em envelope lacrado ao Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Com esse resultado, a meta do Plano Estadual de Cultura do Ceará foi atingida. Com a alteração da lei, sancionada pelo Governador Camilo Santana, tivemos no Ceará a ampliação de 60 para 80 mestres(as) reconhecidos(as). Foram contemplados, nesse novo edital, 11 novos Mestres e Mestras da Cultura. Além deles, dois grupos e uma coletividade estão na lista. No processo seletivo, 119 inscrições foram validadas, sendo 105 inscritos para a categoria mestres, 11 para categoria grupos e três para coletividade.

Saiba mais

Os mestres da cultura do Ceará são reconhecidos pelas leis 13.351/2003 e 13.842/2006 que instituem o registro dos Tesouros Vivos da cultura tradicional popular. Por meio de seleção pública, os mestres agraciados passam a receber um auxílio financeiro vitalício e os grupos tradicionais recebem apoios para suas atividades.