Seminário “Cultura do Acesso: Arte e Acessibilidade” acontece dia 11/12

4 de dezembro de 2018 - 14:10 # # #

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza o Seminário “Cultura do Acesso: Arte e Acessibilidade” no dia 11 de dezembro, no Teatro Carlos Câmara, no Centro de Fortaleza. Voltado para gestores culturais, produtores, criadores nas diversas linguagens, pessoas com deficiência, movimentos em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o seminário tem como objetivo sensibilizar os agentes culturais da cidade, ampliando as informações sobre como aplicar acessibilidade na prática do fazer cultural. A ação é realizada em parceria com o Grupo de Trabalho de Acessibilidade Cultural da Secult, do Ministério Público e diversas instituições e movimentos, que atuam na defesa desses direitos.

A acessibilidade é um tema que está na centralidade dos debates sobre direitos humanos, tornando-se urgente um posicionamento da cena cultural cearense sobre o direito de acesso para esses cidadãos à produção cultural local.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) vem debatendo a acessibilidade cultural, inserindo de diferentes formas o tema na pauta das políticas públicas. Equipamentos culturais acessíveis, formação de técnicos na área de acessibilidade e a programação com acessibilidade para o público com deficiência são alguns dos tópicos abordados.

A acessibilidade nos editais da Secult de fomento às artes e às manifestações culturais já são critérios exigidos, com pontuação para projetos que demonstrem algum tipo de atendimento a pessoas com deficiência.

No campo da responsabilidade legal, o Ministério Público (MP) vem, paralelamente, atentando para o Decreto 5296/2004, a LBI – Lei 13146/2015 e a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ao mesmo tempo, em que se coloca como parceiro, na implantação das bases desse debate, para uma mudança de paradigma no âmbito da cena cultural no Ceará.

Serviço:
Seminário “Cultura do Acesso: Arte e Acessibilidade”
Dia 11 de dezembro, de 8h às 18h
Local: Teatro Carlos Câmara – Rua Senador Pompeu, 454 (com entrada acessível pela Rua Dr. João Moreira) – Centro, Fortaleza.
Inscrições: Gratuitas, por meio do Mapa Cultural, através do link:
http://mapa.cultura.ce.gov.br/oportunidade/1302/
Ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/1G-4bnC-3hbJ1HYjWClcpABUEjii3l1n68SkHWz8IiXE/viewform?edit_requested=true

 

 

SEMINÁRIO “CULTURA DO ACESSO: ARTE E ACESSIBILIDADE” PROGRAMAÇÃO

8h – Recepção do público

8h30 – Abertura do evento, com representantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT CE, do Instituto Dragão do Mar e do Ministério Público – CE. Apresentação do GT Acessibilidade

9h15 – “LBI e Acessibilidade”
Dr. Hugo Frota Magalhães Porto Neto, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público/CE.

9h30 – Mesa 1: Tecnologias Acessíveis e Inclusivas para as Artes

Klístenes Bastos Braga (CE): “Produções Culturais Acessíveis: no Ceará tem disso sim!”

Andréa Chiesorim Nunes (RJ): “Baila Comigo – DefNet Rede de Intervenção e Políticas Interseccionais (Trajetória e campo de Acessibilidades Cultural 1996-2018)”.

Márcia Bitu (CE): “Projeto Acesso – práticas nos Museus da Cultura Cearense e Arte Contemporânea – Instituto Dragão do Mar”.

Thamyle Vieira Machado e Marcos Rodrigues Sousa (CE): “Práticas acessíveis na Biblioteca Pública Gov. Menezes Pimentel”.

Duarte Dias (CE): “Acessibilidade visual e auditiva nas salas de cinema: desafios e perspectivas”.

Martônio Carneiro (CE): Especialista em Comunicação em Braille e Acessibilidade Tátil – Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoa com Deficiência | CEPID.

11h – Debate com participação da plenária

14h – Mesa 2: Implantação de Práticas Acessíveis e Inclusivas nas Políticas Culturais
Ellen de Sant’Ana Meireles (PE): “Fomento à Cultura em Pernambuco, caminhos para a acessibilidade”.
Suzete Nunes (CE): “Considerações sobre os desafios da implantação da política de Acessibilidade pela SECULT CE”.

15h15 – Mesa 3: Tecnologia Social e Dimensões Artísticas
Jefferson Alves (RN) – “A acessibilidade e o exercício alteritário do encontro”. Andréa Chiesorim Nunes (RJ) – Setor de Dança/ Núcleo de Dança e Tecnologia Assistiva – Rede Nacional de Acessibilidade Cultural | 1998-2018.

16h20 – Roda de conversa

Produtores Culturais e suas práticas de acessibilidade nas artes

Cláudio Ivo (CE): Ator, diretor, circense, instrutor de teatro, circo, palhaçaria e sapateado

Almeida Júnior (CE): Ator, diretor teatral da Companhia Teatral Acontece Jéssica Teixeira (CE): Atriz, produtora e Iluminadora

Andrea Vasconcelos (CE): Produtora cultural, socióloga e diretora da Ideais Produções
Sidney Malveira (CE): Ator, diretor teatral, produtor e gestor cultural.

Consumidores de práticas acessíveis e inclusivas nas artes

Daniel Cordeiro (CE): idealizador da “Agenda Portadora de Eficiência”.

Clemilda Santos (CE): Biblioteca Universitária da UFC – Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência.

Zilsa Maria Pinto Santiago (CE): Pesquisadora e Professora Dra. do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

Gislana Vale (CE): Profa Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Gerente de Políticas Públicas. Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para Idosos e Pessoas com Deficiência- CE. Coordenação Executiva Nacional Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e Baixa Visão.

Beatriz Sousa, estudante de Psicologia, Coord. Grupo Neurodiverso, autista e membro ABRACE – Assc. Brasileira para Ação por Direitos da pessoa com Autismo.

 

Palestrantes:

Dr. Hugo Frota Magalhães Porto Neto (CE) – Atualmente é Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do MP/CE. Pós-Graduado em Direito Público e Processual e Promotor de Justiça da 18ª PJ Cível de Fortaleza com atribuição para a Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência.

Klístenes Bastos Braga (CE) – Consultor em Acessibilidade. Doutor em Educação e Mestre em Linguística Aplicada. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UECE; Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing (FIC) e formado em Artes Cênicas pelo Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas do Ceará. Possui experiência nas áreas de gestão e produção cultural acessível, atuando

principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, políticas públicas e acessibilidade cultural de pessoas com deficiência.

Andréa Chiesorim Nunes (RJ) – Bailarina formada pela Escola Angel Vianna e intérprete-criadora da Pulsar Cia de Dança. Pesquisadora na área de Acessibilidade Cultural. Participa do Núcleo de Arte Sem Barreiras | Rede Estadual “Trabalhadores de Cultura em Práticas Acessíveis”, do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia do Movimento e Fruição Estética, do Grupo de Trabalho: Marco Regulatório Dança/Gestão/Produção/Orçamento Participativo – Região sudeste | EFAV. Formuladora de Políticas Públicas em Cultura, Dança, Pessoas com Deficiência, Idoso e Crianças. Assessoria de Direção: Projetos Especiais: Arquivo e Memória EFAV. Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ.

Márcia Bitu (CE) – Gerente do Museu da Cultura Cearense, Instituto Dragão do Mar, graduada em Ciências Sociais (UFC) e Pós-graduação em Gestão Pública (UECE), curso avançado em Gestão de Museus (UNESCO) e no Ensino da Arte (UECE), máster em “Educación y Museos, Patrimônio, Identidad y Mediación Sociocultural” pela Universidad de Murcia-Espanha, atua no campo de pesquisa em museologia, acessibilidade a museus, arte e patrimônio.

Thamyle Vieira Machado (CE) – Deficiente Visual, Pedagoga com Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNI7). É membro do Conselho Fiscal da Organização de Cegos do Brasil (ONCB). Trabalha no Setor Braille da Biblioteca Pública Gov. Meneses Pimentel (BPGMP). É responsável pela adaptação, impressão e revisão de textos Braille. Atua como formadora em palestras, oficinas e cursos voltados a Inclusão de Pessoas com Deficiência, Leitura e Escrita no Sistema Braille e Tecnologias Assistivas Digitais para Pessoas com Deficiência Visual.

Marcos Rodrigues Sousa (CE) – Bacharel em serviço social pós-graduando em políticas públicas e Seguridade Social (ambas pela Faculdade cearense (FaC). Formação em deficiência visual no centro de referência em educação e atendimento

especializado CREAECE formação em Educação Especial na Perspectiva inclusiva Instituto de Educação do Ceará (IEC).

Duarte Dias (CE) – Compositor e cineasta cearense premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Diretor do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, atualmente exerce as funções de Coordenador de Política Audiovisual da Secretaria da Cultura do Ceará e de Programador e Curador do Cinema do Cineteatro São Luiz. Membro da Academia Cearense de Cinema, é um dos fundadores do Fórum Cearense do Audiovisual e da Câmara Setorial do Audiovisual. Ex-Diretor da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABDn), foi representante do Audiovisual no Conselho Estadual de Política Cultural e no Conselho Municipal da Cultura de Fortaleza.

Martônio Carneiro (CE) – Especialista em Comunicação em Braille e Acessibilidade Tátil – Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoa com Deficiência | CEPID.

Ellen de Sant’Ana Meireles (PE) – Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (2018). Trabalha na Gestão Pública de Cultura a partir de 2005 e atualmente compõe as equipes da Gerência de Política Cultural, como Assessora de Artes Visuais, e da Gerência de Planejamento da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Desde 2016, se especializa nas questões relacionadas aos direitos culturais da Pessoa com Deficiência e colabora para o desenvolvimento de políticas públicas de Cultura para a Pessoa com Deficiência no Estado de Pernambuco.

Suzete Nunes (CE) – Historiadora, produtora e gestora cultural. Na gestão pública, atuou no Ministério da Cultura (MinC) entre 2008 a 2015, onde assumiu as funções de Coordenadora de Bibliotecas do Programa Mais Cultura (2008-2010), Coordenadora-Geral de Gestão e Inovação e Diretora Substituta da Secretaria da Economia Criativa (2011/2012). Foi Coordenadora de Literatura e Economia do Livro da Fundação Biblioteca Nacional (2013/2014) e Diretora de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (2015). Atualmente, ocupa o cargo de Secretária Adjunta da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Valéria Cordeiro (CE) – Graduada em Administração, com experiência em Produção Cultural, na função de Coordenação Executiva de diversos projetos culturais do Estado, assim como no desenvolvimento, gestão e produção de ações, projetos e programas sócio-culturais no âmbito público e privado.

Jefferson Fernandes Alves (RN) – Graduado em Pedagogia (1991) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mestrado em Ciências Sociais (1997) e doutorado em Educação (2004) pela UFRN. Realizou, em 2012, pós-doutorado na área de acessibilidade com foco na audiodescrição em teatro junto ao Grupo de Pesquisa de Legendagem e Audiodescrição da Universidade Estadual do Ceará. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Artes Cênicas da UFRN. Coordena o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN. Colabora e é Professor Convidado da Especialização em Acessibilidade Cultural desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Estágio Curricular em Teatro. Diretor teatral e membro do Grupo Estandarte de Teatro – Natal/RN. Orienta e pesquisa estudos na interface Arte, Deficiência e Acessibilidade, com ênfase no Teatro relacionado à Acessibilidade.

Cláudio Ivo (CE) – Ator, autor e diretor de teatro, circense, sapateador, instrutor de clown, e atualmente é Presidente da Associação dos Circos e Artistas do Nordeste (ACAN) e integrante da diretoria da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE). Em dezembro de 2000, na audição do Cirque du Soleil/Canadá foi selecionado para integrar o elenco do mesmo. Dedica-se ao teatro desde 1987, buscando uma formação eclética como ator. Ministra cursos de clown, de teatro e de iniciação as técnicas circenses.

Almeida Júnior (CE) – Ator, diretor, produtor, arte-educador. Diretor Presidente da Cia. Teatral Acontece- CTA, , Licenciado em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú –UVA e formado na escola Pública de Teatro da Vila

das Artes/PMF/Secultfor. Técnico em produção e eventos culturais pelo CENTEC/CE. Idealizador e coordenador do Curso de Iniciação Teatral Acontece-CITA; Idealizador e coordenador geral do Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece-Fecta; gestor do Teatro Acontece-Escola Livre de Teatro.

Jéssica Teixeira (CE) – Atriz, diretora e produtora de teatro, música, cinema e eventos. Graduada em Licenciatura em Teatro e Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes pela UFC. Atualmente, pesquisa as impossibilidades do próprio corpo, estranho e disforme, como mote criador de suas obras e desenvolve trabalhos com grupos de teatro parceiros, dentre eles: Comedores de Abacaxi S/A, Trupe Motim de Teatro de Quixeré, Terceiro Corpo. Atua como produtora da banda Casa de Velho. Já produziu turnê, filme, festivais, seminários e eventos culturais, dentre eles, “Piña Colada”, onde foi uma das idealizadoras, que está em sua 8ª edição, atua como gestora e articuladora cultural do espaço “Chá de Abacaxi”,

Andrea Vasconcelos (CE) – Especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Unicamp/FPA, graduada em Socióloga pela Universidade Federal do Ceará. Articuladora da Rede de Empreendedores Culturais, diretora executiva/ sócia na empresa Ideais Produções. Membro do Fórum de Produtores Culturais do Ceará e Conselheira no Conselheiro Estadual de Políticas Culturais. Atualmente é produtora executiva do Programa Roda de Mulheres (TV Ceará) e no Projeto de Formação do Circo Cearense- APAECE. Atua na área de produtora cultural com serviços de consultoria, elaboração, articulação e gestão de projetos criativos.

Sidney Malveira (CE) – Ator, diretor teatral, músico, produtor, fotógrafo e gestor cultural. Formado pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar (1999) e Designer de Interiores pela FIC Estácio. Foi presidente do Grupo Teatro Novo de 2001 a 2016 e coordenou as áreas de artes cênicas e música do Departamento Regional do SESC Ceará e Diretor do Teatro SESC Emiliano Queiroz. Atualmente está como Secretário de Cultura e Turismo do Município de Pacajus e vem paralelamente, atua com seu espetáculo solo “Anônimos” comemorando 12 anos de trajetória.

Daniel Cordeiro (CE) – Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará e Direito pela Universidade de Fortaleza e Pós-Graduado em Direito Constitucional. Idealizador da “Agenda Portadora de Eficiência”, que publica anualmente matérias, artigos e entrevistas com especialistas que atuam na área. Atualmente trabalha como oficial de justiça no Fórum Clóvis Beviláqua, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Comdefor) e Ex-Presidente da Associação dos Deficientes Motores do Ceará (ADMCE). Integrou por 5 anos a Comissão de criação da Compedef, que posteriormente, instituiu a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (COPEDEF), Ex-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Por seu ativismo, tornou-se referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Ceará, com repercussão no Brasil.

Gislana Vale (CE) – Profa Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Gerente de Políticas Públicas. Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para Idosos e Pessoas com Deficiência- CE. Coordenação Executiva Nacional Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e Baixa Visão.

Clemilda Santos (CE) – Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Especialista em Tradução Audiovisual Acessível/audiodescrição. Bacharel em Biblioteconomia. Atualmente, é coordenadora da Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência, e da Comissão de Acessibilidade, ambas do Sistema de Bibliotecas da UFC. Anteriormente, coordenou a Divisão de Produção de Material Acessível da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.

Profa. Zilza Santiago (CE) – Arquiteta pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design/UFC. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UFC. Coordenadora do Projeto de Extensão “Acessibilidade Física em Escolas do Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas do Estado e do Município”.Membro do GT da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. Conselheira do CAU-CE.

Beatriz Sousa (CE) – estudante de Psicologia, Coordenadora do Grupo NeuroDiverso, autista e membro ABRACE – Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa com Autismo.