#5aMostraItinerantedeCinemaDoCeará: Confira a abertura da 5a Mostra Itinerante, neste 1/12, em Aracati-Canoa Quebrada

1 de dezembro de 2018 - 21:19

A atividade que inicia neste sábado (1/12) segue até 28 de fevereiro de 2019, passando por 30 cidades no interior do estado. Realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a 5a Mostra Itinerante de Cinema do Ceará conta nesta noite com a exibição de seis curtas: Esaú – Contador de Histórias, Bum (criado pelos alunos das oficinas do último Curta Canoa), Beco do Cotovelo, Céu Limpo, Couro Tecido, além dos dois clipes das Bandas Danchá “Acordar com você” e da Cantora Teti “Reinvenção”. A atividade é gratuita e integra ações do Programa de Audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado.

Para a abertura estiveram presentes o Curador do Cineteatro São Luiz, Duarte Dias, o técnico de projetos da secretaria da Cultura de São João do Jaguaribe, Narcélio Francelino (que representou a secretária Sueli Oliveira), os professores Natali Pinho e Jefferson Rodrigues, representando o IFCE-Aracati, que acaba de ganhar um estúdio de produção de Audiovisual e Animação, e o produtor cultural da Mostra Adriano Lima.

Conforme explicou Duarte Dias, o Ceará hoje se posiciona como um dos principais produtores de Audiovisual do País. “Mais do que nunca se faz importante que esta política, que visa estimular as ações e produções entre os realizadores cearenses, chegue ao público cearense”, destacou Duarte Dias.

O curador ressaltou ainda que dos 184 municípios do Ceará, apenas 7 possuem salas de cinema comercial. Uma vez que esta atividade requer interesse majoritário de empresas. “É neste sentido que a Secretária da Cultura está criando 20 salários de cinema, para lugares que não dispõem de salas. Numa iniciativa única e uma das primeiras que contam com recursos da Agência Nacional de Cinema e que, juntamente com as 3 salas que existem em Fortaleza (Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão), irão constituir a maior Rede de Salas de Exibição Pública de Cinema da América Latina.

Estes serão os espaços por onde as produções cearenses e brasileiras poderão circular e chegar mais facilmente à população do Estado. “Esta iniciativa irá também compor uma série de ações que, além de exibir filmes, irão propor formações e a atividade dos cineclubes, para os quais será lançado até o final do Ano o Projeto Produtor do Ceará, que registrará os cineclubes hoje existentes no Estado”, finalizou Duarte.