I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura começa nesta terça, 27/11

27 de novembro de 2018 - 15:32 # # #

Obra e os 70 anos do artista caririense Abidoral Jamacaru pautam a I Semana de Cultura em sua homenagem. Serão 3 dias de debate sobre as influências de Abidoral na efervescência das artes visuais, da música, do teatro e do cinema no Ceará

 

A I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura surge da necessidade de comemorar os 70 anos de vida do artista caririense Abidoral Jamacaru e lançar o seu 4º CD (antecedido por Avalom, Peixe e Bárbara). A atividade que ocorre de 27 a 30/11, na Vila da Música, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), na Universidade Regional do Cariri, em praças, bares e restaurantes da cidade do Crato, foi pensada para além da obra do artista, e reflete um momento de desenvolvimento de constituição artística do país e da região do Cariri.

“Abidoral Jamacaru aparece no Cariri, em um contexto de grande intensidade nos festivais da década de 70, trazendo um trabalho que vai ao encontro de tudo que estava no bojo das artes visuais, da música, do teatro e do cinema em uma grande efervescência. É seguindo esta história de vida, que foi pensada a criação de uma Semana de Cultura que homenageie esta importante figura do Ceará. Nela serão debatidas as artes visuais, o Cinema e a Música do Abidoral e de outros artistas da região”, destaca a Diretora da Vila da Música, Dane de Jade.

Na abertura do evento, dia 27/11, às 19h, o público poderá prestigiar a Orquestra da Vila da Música que apresentará músicas de autoria de Abidoral. Além disso, será realizada a Conferência “Destino: Margem Virgem – O voo solo e luminoso de Abidoral Jamacaru”, com o Dr José Flávio Vieira. Durante o primeiro dia ocorrerá ainda a Mesa: “Cadê o CD?” As agruras de uma Produção em tempos de Demolição, mediada por João do Crato e com participantes da produção do novo CD “Abidoral Jamacaru”, em que será apresentado o processo de criação e produção do 4° álbum da carreira de Abidoral Jamacaru.

A Contra-Cultura ganha destaque nas apresentações do primeiro dia de atividade, trazendo relatos da década de 70 na Região do Cariri e o modo como Abidoral se insere naquele momento histórico. “Destacaremos a potência da obra e como reverbera até hoje. Esta abordagem é muito importante para a Região do Cariri”, ressaltou Dane de Jane.

No segundo dia de atividade, 28/11, às 7h, será realizado um Café da Manhã na Rua José Carvalho, local em que está situada a Casa de Abidoral. Na ocasião, bandas e artistas locais saudarão o artista caririense, em frente a casa que passará a ser identificada por uma placa de sinalização, ressaltando a importância de sua obra.

Na quinta-feira, 29/11, às 19h, ocorre a abertura da Exposição “Incomensurável – Os caminhos poéticos de Abidoral Jamacaru”, que trata da trajetória do artista desde a sua origem, as voltas que ele deu no mundo, os festivais que participou, o modo como dialoga com o Brasil hoje. A atividade será seguida por um Recital Poético para Abidoral e pelo Relançamento do Cordel: “Abidoral Jamacaru, sua obra, sua arte (do poeta Regiopídio Lacerda)”.

Durante os últimos dias da atividade, o público poderá participar ainda de Rodas de Conversa sobre os Festivais dos anos 70 e como a Cultura era, fazendo um paralelo com a Contemporaneidade. O último dia da I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura, 30/11, a partir das 18h, na Praça Siqueira Campos – Crato/CE, será exibido o Teaser do documentário: “Menestrel de Avallon”, produzido pela O Berro Filmes. Na ocasião, ocorre o Lançamento oficial do álbum “Abidoral Jamacaru”

 

:: CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Programação da I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura

:: SERVIÇO:

I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura

De 27 a 30/11

Vila da Música, URCA e Ruas e Praça do Crato