Para celebrar Gasparina, no Teatro da Praia

9 de novembro de 2018 - 09:50 # # #

 

Foto: Divulgação/Secult/Felipe Abud.

 

PARA CELEBRAR GASPARINA. Na noite desta quinta-feira, 8/11, o Teatro da Praia, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), comemorou os 100 anos da atriz Gasparino Germano, com a exposição “Gasparina, Dama do Teatro Cearense”, o show Blasfêmeas de Masor Costa, e a Aula-Espetáculo “Gasparina”, de Ricardo Guilherme.

O ator Carri Costa ressaltou que até domingo a programação em homenagem a Gasparina continua, no Teatro da Praia. Nesta sexta, às 19h30, o troféu Gasparina Germano será entregue à Neidinha Castelo Branco e à Leuda Bandeira. A exposição sobre Gasparina será itinerante passando pelo Theatro José de Alencar em breve.

Quem esteve pelo Teatro da Praia na noite desta quinta-feira, 8/11, pode conferir uma parte da exposição “Gasparina, Dama do Teatro Cearense”, que está sendo montada. O acervo de fotos, alguns figurinos da época em que Gasparina atuou e uma seção dos homenageados com o troféu Gasparina Germano transporta os espectadores para uma época de destaque do teatro cearense.

A noite foi embalada pela música de Masor Costa, que relembrou composições que marcaram. No repertório, músicas de Núbia Lafayette, Paulinho da Viola e Dalva de Oliveira emocionaram o público.

Encerrando a noite, o ator Ricardo Guilherme apresentou sua aula-espetáculo, com uma biografia poética da atriz homenageada. Trouxe recordações de quando a conheceu: “Conheci Gasparina quando tinha 20 anos e ela 60”. Contando histórias e cantando canções que Gasparina dançava, Ricardo Guilherme apresentou memórias do teatro cearense, relembrando o primeiro momento que a atriz subiu ao palco do Theatro José de Alencar, quando tinha 5 anos.