Mais de 200 bibliotecas e acervos de escolas do Estado recebem doação de livros do Grupo Edson Queiroz e Instituto Myra Eliane
22 de fevereiro de 2018 - 11:53
Com o intuito de incentivar a leitura e disseminar o conhecimento sobre a história do Estado do Ceará, contribuindo para manter vivo o legado de duas grandes personalidades cearenses, o Grupo Edson Queiroz, juntamente com o Instituto Myra Eliane, celebram nesta segunda-feira (26) a doação dos livros “O Cearense”, de Parsifal Barroso, e “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, do escritor e historiador Juarez Leitão. As obras serão utilizadas em mais de 200 bibliotecas e acervos de escolas do Estado. O evento acontece na Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) a partir das 10h. Entre outras autoridades, estarão presentes o secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Fabiano Piúba, e o diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz e presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso. Ao todo serão doados 1.500 livros (1.300 de “O Cearense” e 200 de “Olga”).
O evento – Além da solenidade de entrega dos livros, a programação do evento também contará com uma apresentação cênica para um público de 40 crianças, de 9 a 10 anos, da escola Emaús Amor e Justiça Casa do Saber. “Queremos contribuir para que crianças, jovens e adultos conheçam a história do nosso Ceará e tenham referências de personalidades que foram exemplos de dedicação ao nosso povo, sobretudo neste momento em que carecemos de referências éticas, de responsabilidade cívica e de amor ao próximo.
Sobre “O Cearense”
O livro “O Cearense” é um profundo, convicto e inteligente ensaio escrito por ninguém menos que Parsifal Barroso, personalidade política que acumula cargos de peso e relevância histórica. Com sua ampla experiência, incluindo funções como governador do Ceará (1959- 1963), senador, ministro e deputado em duas ocasiões, conhecia e compreendia o povo do nosso Estado através de uma perspectiva única. Sua atuação como docente também comprova o escopo de suas ideias, amparadas por seus estudos de ciências sociais e história do Brasil e da região. A análise do que é a “cearensidade” guia esta obra através de questões como a origem e os traços culturais desse povo tão distinto, que possui, nas palavras do autor, uma “modalidade própria de ser, de falar, de agir e de afirmar-se, que não se confunde com qualquer outra”. Este volume é uma reedição publicada em parceria com o Instituto Myra Eliane.
Sobre “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”
Nascida em Sobral e filha do Coronel Chico Monte, conhecido líder político da região Norte no início do século XX e de quem herdou o espírito destemido e o temperamento forte, Raimunda Olga Monte Barroso é considerada como a mulher que inaugurou no Ceará a concepção da figura feminina atuante na política, quando seu marido, o político e intelectual Parsifal Barroso, exerceu mandatos públicos. Ao contrário de ser apenas a companheira de Parsifal em sua caminhada na política, Olga foi uma apaixonada pelo Ceará e pelo seu povo e, a exemplo de outras notáveis mulheres cearenses que marcaram história, foi protagonista e assumiu com maestria sua posição de primeira-dama, defendendo o espaço feminino na vida pública numa época em que a mulher ainda era vista como personagem coadjuvante. Prova disso são as atividades de grande relevância que desenvolveu em prol da sociedade, tendo criado a Sociedade de Amparo à Criança Cearense; estimulado a instalação de cursos de pediatria e prática obstetrícia para a formação de cuidadoras e parteiras; colaborado para a construção do Hospital Infantil Albert Sabin; e comandado a Legião Brasileira de Assistência (LBA), entre outras atuações.
SERVIÇO:
Celebração de Doação dos Livros “O Cearense” e “Olga” à Secult
Data: Segunda-feira (26/2)
Horário: Às 10h
Local: Biblioteca Pública Espaço Estação (Rua 24 de Maio, 60, Centro)