Secult divulga nota de pesar sobre o falecimento do mestre Assis Firmino, do Grupo de Caretas Reisado Boi Coração
16 de março de 2017 - 11:31
É com grande pesar que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) recebe a notícia do falecimento do mestre Assis Firmino, um dos fundadores Grupo de Caretas Reisado Boi Coração, de Quixadá.
Deixando uma grande contribuição para a cultura popular e para a formação de jovens, o mestre Assis Firmino se dedicou com afinco ao Grupo de Caretas Reisado Boi Coração, que foi diplomado no X Encontro Mestres do Mundo, realizado pela Secult, em Limoeiro do Norte, em 2016, com o título de Tesouro Vivo da Cultura, pelo Governo do Estado, através da Lei 13.842, de 27 de novembro de 2006.
Dessa forma, com o seu grupo, o mestre Assis Firmino foi reconhecido pelos seus valiosos serviços prestados à arte e cultura do Estado.
O Grupo de Caretas Reisado Boi Coração é um grupo folclórico, localizado no distrito de Cipó dos Anjos, em Quixadá, em lugarejo conhecido como Boa Água. Este grupo é uma herança dos migrantes da região do Maciço de Baturité, que se estabeleceram no distrito desde o início da década de 1930. Os mestres Assis e Sitônio são os fundadores do grupo. Ambos chegaram ao distrito ainda crianças, passando a brincar no reisado de seus familiares e a ensinar outras pessoas sobre a magia da cultura popular.
A Secult expressa sua solidariedade aos familiares, amigos, colegas, integrantes do Grupo de Caretas Reisado Boi Coração, bem como com todos aqueles que se emocionam com a arte desse mestre da cultura cearense.
Foto: Antonio Castelo