Livro “A Lei Rouanet, Muito Além dos Fatos”, de Henilton Menezes, será lançado nesta quinta, 15/12, no auditório do Dragão do Mar

13 de dezembro de 2016 - 14:32

O livro “A Lei Rouanet, Muito Além dos Fatos”, do jornalista e gestor cultural Henilton Menezes, será lançado nesta quinta-feira, 15/12, às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Com entrada franca, o lançamento será seguido de debate com Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos, e do presidente do  Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), Paulo Linhares.
O livro, que trata-se de um dos mais completos estudos brasileiros sobre a Lei Rouanet, reúne um cabedal de informações acerca dos procedimentos relativos ao incentivo fiscal federal no âmbito da Cultura.
Através de uma linguagem acessível a todos os públicos, o autor propõe colaborar com o debate que se desenrola acerca da Lei, de forma positiva, reforçando o entendimento de que se deve manter as boas conquistas do instrumento de incentivo, possibilitar correção de distorções e proporcionar formas de distribuição de recursos mais justa.

O debate que se segue ao lançamento traz a proposta de discutir sobre a Lei Rouanet e demais mecanismos de incentivos culturais, desde seu funcionamento hoje às propostas de mudanças e a CPI que investiga irregularidades no uso da Lei.


Sobre o autor

Henilton Menezes é jornalista, gestor cultural, produtor musical e produtor cinematográfico. Gestor de cultura do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) entre 2003 a 2009, foi responsável pela concepção e gestão de editais de cultura e pela instalação e gestão dos centros culturais do BNB em Souza (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza (CE). Entre os anos 2010 e 2013, exerceu a função de Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, sendo atualmente sócio-diretor da Grimpa Consultoria e Gestão Cultural.