Com apoio da Secult, For Rainbow teve abertura no Dragão do Mar, nesta quinta, 10/11
Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a 10ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual teve início na noite desta quinta-feira, 10/11, no cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O secretário e a secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos e Suzete Nunes, estivera presentes na cerimônia de abertura do evento, que segue até o dia 17/11, com uma extensa programação gratuita de cinema, música, teatro, dança, exposição, entre outra atividades, neste ano homenageando Elke Maravilha – madrinha do festival – e com o tema “Amo quem eu quero, faço uma revolução”.
“Para nós da Secretaria da Cultura do Ceará é uma alegria estar aqui. A história desse festival começou com a volta da Verônica Guedes à Fortaleza, depois de uma temporada no sudeste do País. Ela percebeu que havia uma homofobia na cidade, um preconceito muito forte. Era preciso mobilizar a cidade, os pensamentos e sentimentos das pessoas. Conto essa história porque o que vocês dos festival fazem aqui hoje é uma ação de direito humano”, destacou o secretário Fabiano dos Santos.
“Estamos passando por um momento reacionário e conservador no mundo que passa a questionar – vejam que a absurdo – a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não é à toa que alunos da UFC estão ocupando a universidade. O festival defende um direito à cidadania, à cidadania cultural, educativa, social para podermos pensar a partir da arte e da cultura”, completou.
O secretário também citou a criação do Plano Estadual de Cultura, que teve aprovação em junho de 2016. Nesse sentido, com metas voltadas para ações da diversidade e para a cultura LGBT, a Secult e o Governo do Estado do Ceará, criaram o primeiro edital de Cultura LGBT do Estado, elaborado em construção com a sociedade civil e que está com inscrições abertas até dia 21/11.
A diretora do For Rainbow, Verônica Guedes, elogiou a iniciativa da Secult e a atual gestão pelas realizações. Chamando toda a equipe do festival no palco, agradeceu a todos os colaboradores e declarou ao público: “Amo muito fazer isso, amo muito vocês”.
Lembrando da homenageada Elke Maravilha, que faleceu em 2016, e está sendo homenageada nesta edição do For Rainbow, Verônica pediu uma salva de palmas para Fred e Natasha, respectivamente irmão e sobrinha de Elke, que estavam presentes e doaram parte do acervo que compõem a exposição em cartaz durante o evento no Dragão do Mar. “Vamos fortalecer sempre a memória de Elke”, comentou.
O For Rainbow também abriu espaço para a fala de estudantes que ocupam a Universidade Federal do Ceará.
Momentos marcantes na Abertura
A cerimônia de abertura contou com momentos especiais. Já no momento da entrada, o artista Zé Tarcísio distribuía máscaras de Elke Maravilha ao público. A performance emocionante da cantora e atriz Marta Aurélia foi muito aplaudida. Lembrando a madrinha do For Rainbon, à capela, ela cantou a música “Dentro de Mim Mora Um Anjo”, de Sueli Costa. Um vídeo em homenagem à Elke também foi exibido.
O tom humorístico cearense teve sua vez com a presença da cerimonialista Deydianne Piaf, do coletivo cearense As Travestidas. Também foi exibido o documentário “Real Boy” (2016) de Shaleece Haas, seguido de show da banda Verônica Decide Morrer.