Arquivo Público do Estado do Ceará abre nesta terça-feira (23), às 18h, no Museu do Ceará, a Exposição Memórias Reveladas: As Lutas Políticas no Ceará (1964-1985)

22 de agosto de 2016 - 13:29

O Arquivo Público do Estado do Ceará abre nesta terça-feira (23), às 18h, no Museu do Ceará, a Exposição Memórias Reveladas: As Lutas Políticas no Ceará (1964-1985). A atividade integra a programação do Governo do Ceará, durante o mês de agosto, com ações voltadas ao tema Memória e Verdade, que têm por objetivo de resgatar a memória política brasileira, preservando conhecimento para as futuras gerações.

Desenvolvidas pela Célula de Educação em Direitos Humanos, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas em Direitos Humanos, do Gabinete do Governador (COPDH), as atividades contam com a parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais, tais como a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), através da Comissão Estadual de Anistia Wanda Sindou; a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Museu do Ceará; Arquivo Público do Estado do Ceará; Museu da Imagem e do Som; da TV Ceará; Secretaria Estadual da Educação (Seduc); Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor); Instituto Frei Tito de Alencar; Comitê Memória, Verdade e Justiça; Aparecidos Políticos; Associação dos Juízes pela Democracia; Coletivo Concreto; Comissão de Anistia do Ministério da Justiça; Movimento de Justiça e Direitos Humanos; e Associação 64/68.

A Exposição

Tendo como curadores o Arquivo Público do Estado do Ceará e o Museu do Ceará, equipamentos ligados à Secretaria da Cultura do Estado, a Exposição Memórias Reveladas: As Lutas Políticas no Ceará (1964-1985) apresenta várias fotos e documentos deste período em um verdadeiro resgate da história local. Após a abertura, realizada nesta terça-feira (23), a Exposição segue em cartaz até o final do mês de agosto, tendo o apoio da Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Ceará. A atividade é gratuita e pode ser conferida das 9h às 16h30, no Museu do Ceará.

 

 

Confira a programação das entidades parceiras:

 

22/8 – Segunda-feira

Palestra sobre Ditadura Civil Militar

Local: DeVry Fanor – Av. Santos Dumont, 7800
Hora: 19:00

23/8 – Terça-feira

Palestra Operação Condor

Local: Museu do Ceará – Rua São Paulo, 51 – Centro,
Hora: 16:30
Palestrante convidado – Jair Krischke

23/8 – Terça-feira

Abertura da Exposição Memórias Reveladas

Local: Museu do Ceará
Rua São Paulo, 51 – Centro,
Hora: 18:30

24/8 – Quarta-feira

Programa de rádio dedicado ao tema da Memória, Verdade e Justiça – com participação de Jair Krischke

Hora: 11:00
Transmissão Rádio Universitária – 107,9 FM

Exibição do filme “Imagens do Estado Novo”

Hora: 14:00
Local: Cine Teatro São Luís – Rua Major Facundo, 500

Lançamento do Livro Resistência ao golpe 2016

Horário: 18:30
Local: Cine Teatro São Luís – Rua Major Facundo, 500

25/8 – quinta-feira

Percurso Memória e Verdade

Local de saída: EEFM Iracema
Horário de saída: 08:00 – Horário de retorno : 12:00
* Participarão desse percurso um grupo, formado por quatro alunos e um professor, que concorre na Olímpiada Nacional em História do Brasil.

Dia 26/8 – sexta-feira

Diálogos no Liceu

Local: Colégio Liceu do Ceará – R. Liberato Barroso, S/n – Jacarecanga
09:00: Palestra sobre Ditadura Civil Militar no Ceará
10:00: Sessão da Comissão de Anistia Wanda Sidou – Julgamento Vera Rocha.

Foto: José Wagner / Governo do Ceará