Intervenções de dança dialogam com o cinema e atraem espectadores na Praça do Ferreira

4 de setembro de 2015 - 14:32

A dança e o cinema dialogam para dar origem a uma nova programação do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Com o intuito de ocupar o Centro de Fortaleza com arte e cultura e de dar visibilidade às artes cênicas e à arte de rua, a Secult apresenta, em setembro, uma programação que recebe três grupos de dança – um em cada dia – de quinta-feira (3/9) a domingo (6/9), sempre às 17h, em frente ao São Luiz (na Praça do Ferreira) e no hall de entrada do equipamento. Neste mês, as intervenções de diversos estilos de dança dialogam com o filme “Cantando na Chuva”, de 1952, que está em cartaz na sessão “Nossos Clássicos”, logo após às intervenções, às 18h.

Na tarde desta quinta feira (3/9), o grupo de dança Ritmo SOUL’TO (foto) fez sua interpretação da clássica música “Singing in the rain”, trilha sonora do filme em exibição, em uma performance livre marcada pela dança de rua. Já nesta sexta-feira (4/9), a música tema do filme ganhará outros ares com o sapateado da bailarina Valéria Cordeiro da Cia. Vatá de Dança, que também fará sua performance convidando o público da Praça do Ferreira a participar de uma experiência única. No sábado e domingo (dias 5 e 6/9), é a vez dos dançarinos do Centro Coreografo Leandro Netto ocuparem o hall do teatro antes da exibição do filme.

“Essa é uma maneira de atender a uma demanda da sociedade e dos próprios artistas. Ao fazermos uma programação que é capaz de envolver a Praça do Ferreira, o São Luiz, e de interagir com as pessoas e com os filmes exibidos, estamos reafirmando o espaço do Centro da cidade como ambiente cultural que deve ser visto, cuidado e ocupado”, destaca sobre a programação de intervenções a diretora do Cineteatro São Luiz, Rachel Gadelha.

Sobre o grupo Ritmo Soul’to

O grupo Ritmo Soul’to foi fundado com a proposta de unir os dançarinos que tinham uma vivência na cena das Danças Urbanas de Fortaleza e regiões metropolitanas. Ganhou visibilidade nacional ao começar circular e a conquistar importantes premiações nos principais eventos de dança do Brasil, dentre eles o Festival de Joinville,  o Passo de Arte de Indaiatuba e o Festival de Teresina. O Ritmo Soul’to tem a direção de Lucian Charada e é formado pelos dançarinos: Fernando Teixeira, Luiz Paulo (Coreano), Jonath Hedert, Adyel Queiroz e, fazendo o intercâmbio, pelo designer gráfico e dançarino de Santa Catarina, Elton Pedroso.