Programação – Maio 2015 – Teatro Carlos Câmara

5 de maio de 2015 - 00:00

PROGRAMAÇÃO – MAIO- TEATRO CARLOS CÂMARA

CENTRO EM CARTAZ





PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

*Todos os espetáculos têm entrada franca e começam às 18h30


Dia 06/05 – Dança para meninos crus /É carona – Em 2 Cia de Dança

Dia 08/05 – Bravíssimo – Ricardo Guilherme


Dia 13/05 – Mistura – a dança das coisas – N?

Dia 14/05 – Me perder me faz andar – Juruviara e os cabra

Dia 15/05 – Pratativando – Cia Mais Caras


Dia 20/05 – O mais profundo é a pele – Cia OMÍ

Dia 21/05 – HerLuNo Trio

Dia 22/05 – Burtonescos – Grupo 2 de Teatro

Dia 23/05 às 18h30 – ESPECIAL PROJETO VIVA O CENTRO – Verônica Decide Morrer –
Testemunho de Trava


Dia 27/05 – Water Drop/Um ponto de vista do concreto – Rudá Cia de Dança

Dia 28/05 – Orquestra de Sopros da Uece

Dia 29/05 – As aventuras de Dom Quixote – Grupo Formosura

 

+ Sala de ensaio:

Segundas e terças, 8h às 17h
Quartas, quintas e sextas, das 8h às 12h

Solicitações através do e-mail: tcc@pavilhaodamagnolia.com.br

 


PROGRAMAÇÃO DETALHADA

TEMPORADA DE DANÇA (quartas)


? Dia 6: Dança para meninos crus /É carona – Em 2 Cia de Dança

Um projeto de apresentação de parte do repertório da Em 2 Cia De Dança, coletivo de artistas que tem como perspectiva a estruturação de trabalhos em dança nos formatos solo e duo.


Ficha técnica: “Dança para os meninos crus”: Interprete/criador: Felipe Araújo / Direção, trilha sonora, iluminação e cenário: John Gerenna (Canadá) / Figurino: Francisco Matias / Fotografias: Tiago Fontoura / Apoio: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes.

“É Carona”: Coreografia: Felipe Araújo e Henrique Castro / Bailarinos: Emanuel Santos e Felipe Araújo / Fotografia: Ana Carla Calvet/Adianto.



? Dia 13: Mistura – a dança das coisas – N8



“Mistura – a dança das coisas” nasce do desejo de construção da partitura de gestos, ações e movimentos do dançarino/manipulador a sós e com as coisas/objetos, pois é nesse encontro que se define a dramaturgia do trabalho. O espetáculo pesquisa a possibilidade de sentidos filosóficos, estéticos e exercício criativo do fazer arte/dança e animação.


Direção geral: Carlos Antônio dos Santos / Interpretes criadores: Carlos Antônio Ricardo Freire Felipe Gadelha/ Trilha sonora: Dos Santos/ Preparação Corporal: Ricardo Freire / Iluminação cênica e operação de som: Mônica Maciel / Objetos/coisas: Mônica Maciel.



? Dia 20: O mais profundo é a pele – Cia OMÍ

O espetáculo se inspira nos dilúvios sensoriais provocados pelo toque na pele do outro, transcendendo o físico e chegando às questões nada puras. O trabalho cênico surgiu impulsionado pelos questionamentos do próprio diretor sobre um distúrbio na pele, chamado Dermografismo, e de como a arte se alimenta deste universo de questões e sensações chamado de Contato Físico.


Diretor: Éder Soares / Intérpretes Criadores: Clarissa Costa, Jhon Morais e Éder Soares / Luz: Walter Façanha / Técnica: Ivna Ferreira e Jéssica Oliveira.



? Dia 27: Water drop/Um ponto de vista do concreto – Rudá Cia de Dança

Limite corporal, até o cansaço. Como nos estabelecemos quando chegamos ao limite com nossas loucuras imaginárias. Corremos, fugimos, esperamos, disputamos o mesmo espaço, queremos as mesmas coisas, suamos nadamos e bebemos. Tudo é água, somos água. A Rudá Cia. de Dança foi criada em 2010, a partir do encontro entre Fabiana Lima e Loly Pop. Pesquisas e criações envolvem o diálogo entre as técnicas do balé e da dança de rua, dialogando com a dança contemporânea. Atualmente pesquisa a dissolução de técnicas de dança e artes plásticas para a pesquisa.


Composição coreográfica: Marcelo Pereira / Bailarinos: Fabiana Lima, Jamille Morais e Jorge Luiz Alves (Loly Pop) / Ensaiadora: Fabiana Lima / Figurino: Rudá Cia. de Dança.



CEARÁ SONORO (quintas)


? Dia 14:  Me perder me faz andar – Juruviara e os cabra

O grupo fez sua estreia há alguns anos com canções autorais, recentemente gravadas. Apresentam agora o álbum “Me perder me faz andar”, cujas faixas “têm uma forma peculiar de ser… Que dá asas à influência da musica Nordestina, baião e um chamego especial com a canção cearense… Mas também abraça uns toques do rock e da música brasileira de maneira geral…”, destaca Juruviara, cantor e precursor do projeto.



? Dia 21: HerLuNo Trio

Três dos mais renomados e reconhecidos músicos da capital cearense se juntaram para criar uma sonoridade inovadora, numa deliciosa formação incomum de baixo acústico, sanfona e bateria. Formando não apenas o conjunto, mas também o seu nome, fazem parte do HerLuNo Hermano Bezerra (baixo acústico) Luiz Duarte (compositor e baterista) e o jovem talento Nonato Lima (sanfona), que pretendem mostrar o fruto de proveitosos ensaios pela primeira vez ao público cearense.



? Dia 28: Orquestra de Sopros da Uece

Flautas: Francisco Bruno Almeida Silva, Sara Rebeca Pereira de Morais, Samuel Pereira. / Oboé: Joilson Arcanjo Dos Santos, Diógenes Rocha, Bergson Clay Alves de Oliveira / Clarinetes: Philipe  Mcqueid de Oliveira Comes, Jonatas Gaudêncio, Anderson Jacinto da Silva, Eduarda Lino, Josafá / Saxofones: Christian Emanoel  Aires Pinheiro, Francisco Ferreira do Nascimento Júnior, Fernando Mário Paula de Aguair Lélis / Trompetes: José Carlos Barbosa, Jean Carlos Rodrigues, Danilo Cesar Fernandes Costa, Manoel Mateus Alencar Santos / Trombones: Samuel de Freitas Barros Neto, Carlos Henrique Oliveira de Almeida, João Paulo Lopes Fernandes, Felipe Moreira de Oliveira, Antônio Augusto da Cruz Macedo / Tubas: Caio Anderson Ramires Cepp, Marcos Vinícius Gomes Gabriel / Barítono: Wuilderlanio Holanda Meneses / Percussão: Andesson Cavalcante.


CENA CONTEMPORÂNEA (sextas)


? Dia 8: Bravíssimo – Ricardo Guilherme

O texto, inspirado em crônicas de Nelson Rodrigues, aborda antropologicamente o Brasil, mas não circunscreve esta abordagem à visão de uma época específica, pois seu enfoque transcende reconstituições históricas, análises políticas conjunturais, de alcance imediatista, para fazer uma espécie de psicanálise da alma brasileira, circunscrita à ideia de que a superação do nosso complexo de inferioridade é a pedra angular, o alicerce de uma nova experiência humana.

Texto de Ricardo Guilherme, transcriação a partir de textos de Nelson Rodrigues / Direção, atuação e dramaturgia: Ricardo Guilherme / Produção: Elisa Alencar / Realização: Teatro Radical.


? Dia 15: Pratativando – Cia Mais Caras

Uma homenagem a Patativa do Assaré em forma de teatro, que propõe revelar o universo do poeta por meio da cultura popular. A Cia. Mais Caras de Teatro integra vários segmentos da arte e assim se utiliza de linguagens múltiplas, como o reisado, o sapateado, a música popular nordestina e a poesia, para compor o espetáculo. O enredo prima por uma pesquisa focada nas possibilidades de representação e na valorização das manifestações populares de raiz, além de proporcionar uma grande viagem pela obra do poeta, com “Vaca estrela e boi fubá”, “A triste partida”, “Proquê deixei Zabé”, entre outros poemas do mestre. A peça desvenda um nordeste de poesia e encantos, conduzidos pela obra de Patativa para além da proximidade geográfica, e possibilita uma experiência única para o espectador com as relações do homem com a natureza, as desigualdades sociais, a paixão e as artimanhas do homem sertanejo, temáticas recorrentes na poesia de Patativa.


? Dia 22: Burtonescos – Grupo 2 de Teatro

Enquanto lá fora, em meio à entediante rotina dos ‘normais’, as pessoas têm visões, aqui, mesmo sozinhos e incompreendidos, nós temos sonhos. Melancólicos e heroicos. Medonhos e inofensivos. Seres que, com certa sensibilidade infantil, vivem e acreditam em um mundo alienígena, vencendo diferenças e mantendo o equilíbrio. A estranha comicidade do universo onde as personagens são inseridas estabelece um confronto com a realidade comum, que, por sua vez, é oposta à fantasia do mundo burtonesco.


Elenco: Maria Daguia, Angra Sílvia e Rodrigo Tomaz / Texto Original: Rodrigo Tomaz, Luíza Amaro e Maria Daguia. / Texto Adaptado: Rodrigo Tomaz, Angra Sílvia e Maria Daguia/ Direção e execução musical: Emanoel Siebra / Iluminação: Orismídio Duarte / Técnica de Montagem e Operação de Luz: Nadja Naiana / Cenografia: Rodrigo Tomaz / Figurino: Maria Daguia, Angra Sílvia, Rodrigo Tomaz / Fotografia: Veronica Leite, Lino Fly e Jorge Ney Batista / Direção: Rodrigo Tomaz / Produção: Grupo Dois de Teatro.


? Dia 29: As aventuras de Dom Quixote – Grupo Formosura

A montagem, do grupo Formosura de Teatro, conta a história do cavaleiro triste, que se nomeou Dom Quixote e fez dos contos de cavalaria o alento pra sua alma e para dar um sentido heroico à vida. Os romances medievais povoaram-lhe a fantasia: batalhas, tormentas, pelejas, feridas, requebros e amores alçavam sua imaginação ao divino, a quem rendia graças, inebriado.


Dom Quixote é o aprofundamento de um processo de investigação que os integrantes chamam de “estética popular”. Para isso, eles tomam como base o cordel e mergulham nas possibilidades dramatúrgicas e cênicas que ele oferece.


Texto: Miguel de Cervantes (texto original), Klévisson Viana (cordel) e Ângela Linhares (adaptação para teatro) / Direção: Graça Freitas / Elenco: Maria Marina, Maria Vitória e Leonardo Costa / Músicos: Rami Freitas, Caio Dias e Alysson Araújo / Figurino: Lena Laurianoe e Cleidsson Catarina / Bonecos e Adereços: Maria Vitória, Graça Freitas e Paulo César Santos / Cenário: Mauricio Catarina Climauro Catrina Stênio Freitas.


ESPECIAL – PROJETO VIVA O CENTRO


? Verônica Decide Morrer – Testemunho de Trava

Dia 23, sábado, às 18h30



Formada em 2010, na cidade de Fortaleza, pelos vocalistas Verónica Valenttino (cantora e atriz) e Jonas Sampaio (cantor, produtor e performer) e pelo guitarrista Léo BreedLove, a banda Verónica Decide Morrer é um dos grandes destaques do rock nacional atualmente. Influenciada pela cena Punk’Rock and New Wave de New York City e por filmes de temática homoeróticos cultuados na cena underground mundial como Velvet Goldmine, Hedwig and the Angry Inch e Rock Horror Pictures Show. O som da banda tem como base o baixo e baterias pulsantes, como a Soul Music americana, e também guitarras sujas e letras que expressam suas inquietações, desejos e protestos, sob o ponto de vista da diversidade sexual e cultural da sua cidade e país.


Produção Executiva: Jonas Sampaio / Arranjos: Léo BreedLove, Verónica Decide Morrer. / Músicos: Verónica Valenttino (voz), Jonaz Sampaio (voz), Léo BreedLove (guitarra), Eric Lennon (baixo) e Vladya Mendes (bateria).



SERVIÇO:

Sala de ensaio:
Segundas e terças, 8h às 17h
Quartas, quintas e sextas, das 8h às 12h

Centro em Cartaz:
Temporada de Dança – DANÇA -Quartas – 18h30
Ceará Sonoro – MÚSICA – Quintas as 18h30
Cena Contemporânea – TEATRO – Sextas- 18h30

Informações gerais:
http:/www.secult.ce.gov.br
http://www.facebook.com.br/secult.ce
http://www.pavilhaodamagnolia.com.br/
http://www.facebook.com.br/centroemcartaz/






Teatro Carlos Câmara

Rua Senador Pompeu, 454 – Centro

Contatos: (85) 3254.5552 – 3254.5980

facebook: /centroemcartaz