Espaços Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

31 de julho de 2014 - 13:00

Cinema do Dragão

As duas salas do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco estão localizadas no térreo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As salas são acessíveis a pessoas com deficiência e dispõem de equipamentos de alta qualidade em som e projeção digital, que oferece resolução de imagem até quatro vezes superior aos televisores tradicionais.

A programação, que contempla filmes de produção nacional e estrangeira, é definida semanalmente e pode ser consultada pelos seguintes canais:
www.cinemadodragao.com.br
programacaocinema@dragaodomar.org.br
Twitter: @cinemadodragao
Facebook: Cinema do Dragão-Fundação

Funcionamento
Dias: terça-feira a domingo
Horário: 14 às 22 horas
Ingressos: R$ 12, 6 (meia) e 3 (meia da meia)
Meia-entrada para todos às terças-feiras
Meia-entrada da meia, em qualquer dia, para estudantes da Escola Porto Iracema das Artes e da Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho e alunos de audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim, da Universidade Federal do Ceará, da Universidade de Fortaleza e da Vila das Artes, mediante apresentação de comprovante de matrícula.
Informações: (85) 3219.5899

Anfiteatro

O Anfiteatro Sérgio Motta está localizado no piso superior do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e tem uma área total de 860 metros quadrados, sendo 320m² de plateia, com capacidade para 650 pessoas sentadas. O espaço promove apresentações de artistas locais e nacionais, já tendo recebido nomes do porte de Alcione, Ângela Maria, Belchior, Beth Carvalho, Chico César, Cida Moreira, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Fagner, Francis Hime, Ivan Lins, João Bosco, Johnny Alf, Leila Pinheiro, Lenine, Luiz Melodia, Rick Estrin, Stanley Jordan, Zeca Baleiro e Zezé Motta.

O Anfiteatro também recebe grandes festivais e projetos de circulação local, regional e nacional. O nome do espaço é uma homenagem ao engenheiro e político brasileiro Sérgio Roberto Vieira da Motta, falecido em 1998.

Auditório

O Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um espaço para conferências, palestras, congressos, apresentações, aulas e seminários, servindo também para shows e outros eventos artísticos de pequeno porte. Com 124,12m² de área e 108 lugares, o Auditório está localizado no piso superior do equipamento, no Espaço Mix.

O local é climatizado e dotado de sistemas de multimídia com equipamentos e suportes que possibilitam transmissões via internet, de imagens e sons em alta definição, além de recursos audiovisuais.


Praça Verde

A Praça Verde Historiador Raimundo Girão é um dos espaços mais amplos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com acesso pelas ruas José Avelino e Dragão do Mar e pela rampa localizada próxima ao Memorial da Cultura Cearense. Com capacidade para acomodar 4,5 mil pessoas, o local recebe shows de grande porte e eventos infantis.

Nas tardes de domingo, a programação permanente “Brincando e pintando no Dragão do Mar” transforma a Praça Verde em espaço de lazer para as crianças. Sob o acompanhamento de recreadores e com acesso gratuito, a partir das 17 horas, os pequenos participam de brincadeiras, como amarelinha e pega-pega, e aprendem a confeccionar brinquedos tradicionais, como pião, carrinho, pipa e bambolê, entre outras atividades.

Também com acesso gratuito, o local recebe pessoas interessadas na prática de ioga, todas as sextas-feiras, a partir das 16 horas, e admiradores do escoteirismo, a cada sábado, a partir das 14 horas.

A Praça Verde recebe o nome de Raimundo Girão (1900-1988), historiador que deixou uma obra com 54 títulos e foi prefeito de Fortaleza (1933-1934) e primeiro secretário da Cultura do Ceará (1966-1971).


Ateliê de Artes

O Ateliê de Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura fica localizado anexo à Praça Verde e é um espaço para a realização de cursos, oficinas, debates e outras atividades.


Multigaleria

A Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está localizada no térreo, em frente ao Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. O espaço recebe exposições com diferentes técnicas: pintura, escultura, fotografia.

Teatro Dragão do Mar

O Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o principal espaço do equipamento para as artes cênicas. Ele tem capacidade para receber 246 pessoas e está localizado na parte inferior do prédio, ao lado das salas de cinema.

Aos eventos de dança, música e cinema juntam-se debates e conferências que fazem do Teatro um local de promoção da pluralidade artística e também de discussão de ideias relacionadas às políticas sociais e culturais do Estado.

Além da programação fixa assegurada por meio de editais, Quinta com Dança e Teatro da Terça, o espaço recebe espetáculos locais, nacionais e internacionais.

Espaço Rogaciano Leite Filho

O Espaço Rogaciano Leite Filho é uma área aberta abaixo da passarela vermelha do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde são realizados shows de música, recitais de poesias, desfiles de maracatus, espetáculos de teatro e manifestações artísticas diversas. Tudo com acesso livre.

O nome é uma homenagem ao poeta, escritor, jornalista e boêmio Rogaciano Leite Filho, que nas décadas de 70 e 80 era um assíduo frequentador das noites da Praia de Iracema e movimentava o meio cultural cearense debatendo, polemizando e incentivando novos talentos. Desde o poema mais lírico até a crônica mais bem humorada, Rogaciano Filho, que morreu em 1992, deixou sua marca fazendo um jornalismo opinativo e firme na cidade de Fortaleza.

Memorial da Cultura Cearense

O Memorial da Cultura Cearense está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 18h30min; e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 20h30min. O acesso é gratuito, pela entrada próxima à Avenida Castelo Branco.

O agendamento de grupos para visitas é de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, pelo telefone (85) 3488.8604 ou pelo e-mail agendamento@dragaodomar.org.br

O Memorial da Cultura Cearense é um museu etnográfico, que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do patrimônio cultural do Estado do Ceará, aplicando ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, visando à inclusão e ao desenvolvimento sociocultural.

A exposição permanente Vaqueiros percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Exposição lúdica, de caráter didático, utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.


Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea está aberto a visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 18h30min; e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 20h30min.

O acesso é gratuito, pela entrada próxima à Rua José Avelino. O agendamento de grupos para visitas pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, pelo telefone (85) 3488.8604 ou pelo e-mail agendamento@dragaodomar.org.br


Biblioteca de Artes Visuais Leonilson

Espaço único no Ceará especializado em artes visuais, a Biblioteca de Artes Visuais Leonilson está localizada no piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ela possui cerca de duas mil publicações, entre livros, catálogos e periódicos, nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea e outras linguagens.

A biblioteca funciona de terça a quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h15min às 18 horas, e às sextas-feiras, das 14 às 18 horas. O acesso é livre e permite consulta local aos materiais impressos e multimídia, levantamento bibliográfico e pesquisa na internet.

O nome da biblioteca é uma homenagem ao pintor, desenhista e escultor Leonilson, que nasceu em Fortaleza em 1953 e partiu aos quatro anos para São Paulo, onde morreu em 1993 como expoente da chamada “Geração 80” nas artes plásticas brasileiras.

 

Planetário Rubens de Azevedo

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia e que funciona de quinta-feira a domingo.

Sessões

O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem, elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
Tempo: 30 minutos
Dias: sábados e domingos
Horário: 17 horas

Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.
Dias: Quinta-feira a domingo
Horário: 19 horas

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
Tempo: 40 minutos
Dias: quinta-feira a domingo
Horário: 18 horas

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
Tempo: 30 minutos
Dias: quinta-feira a domingo
Horário: 20 horas

Noite das Estrelas
Quando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes.
Dias: sábado (5) e domingo (6)
Horário: 19 horas
Grátis

 

 

 

 

 

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema

Aberto ao público de terça-feira a domingo
Terça a sexta-feira: 8h30min às 21h30min
Sábado e domingo: 14h30min às 21h30min

Contatos
(85) 3488.8600 – 3488.8608
http://www.dragaodomar.org.br
ouvidoria@dragaodomar.org.br
facebook: /dragaodomar